quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

RACHÃO DE FINAL DE ANO NA AFAP

 
 Amizade de Cherry e Zero Zero, duas figuras

 Fazendo posse e mostrando o novo visual

 Hora do sorteio

 Euclides se aprontando para o futebol

 Figuras ilustres do racha

 Aquecimento do goleiro

 Zero Zero na concentração

 Distribuição dos coletes

 Dupla dinâmica:  Jorge Luis e Zero Zero

 Time nº 1 Cubiba, Bernardo, Mariano, César, Torres, Mano Gato e Edilson

 Time nº 2 Petó, Ivanildo, Selin, Euclides, Cherru, Enevaldo e esquerda

Pessoal aquecendo

 Pessoal se preparndo para as partidas

Como de costume, todos os finais de anos tem os jogos comemorativos, ou seja, mais um motivo para esses atletas tomarem suas cervejinhas. No clube da AFAP (Asssociação dos Funcionários da Agespisa/Parnaíba), não é diferente, nesse última quarta-feira do ano foi realizado o jogo final de 2010, onde podemos observar mais uma vez o visual estravagante do grande Deusidério (Zero Zero), figura impar para todos nós. Mostrou novamente seu alto astral constante, coisa que não deixa de lado de forma alguma, sempre se mostrando uma pessoa maravilhosa, Zero Zero não deixa de mexer com seus amigos, aos quais ele demonstra uma grande admiração, entre eles estão: Euclides, Chico da Pirrita ,Cherry, Jorge Luís e todos que ali atuam. Sendo um dos maiores artilheiro do racha (segundo ele, o maior).

Trazendo para nosos dias, esse racha já tem um bom tempo de existência, pois lá sempre predominou a regra da boa camaradagem, amizade, e acima de tudo respeito pelo colega. Diante de tantos pontos positivos, a coordenação desse blog, apresenta aqui todos os votos de UM FELIZ ANO NOVO a tidos que fazem o racha da AFAP e que essa harmônia saudável seja sempre mantida.

Fotos: Marivaldo Lima
Marivaldo Lima

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Souza anuncia que acordo com o Flu está muito próximo

souza no torneio de futevolei na praia 
Souza aguarda o acordo para defender o Flu em
2011
 
A diretoria do Fluminense e a patrocinadora do clube vêm trabalhando a todo vapor nos últimos dias. Depois de praticamente sacramentar as contratações do goleiro Diego Cavalieri e do atacante Araújo, dependendo apenas da liberação do Cesena (Itália) e do Al Gharafa (Qatar), respectivamente, o clube pode chegar a um acordo com o meia Souza, do Grêmio, nos próximos dias.

De férias em Maceió (Alagoas), o jogador atendeu à reportagem do GLOBOESPORTE.COM por telefone e disse que a situação está bem encaminhada.

- Se tudo der certo e correr bem, pode acontecer. Só estou negociando com o Fluminense, e por mim está tudo certo. Só não fechou porque não assinei, mas se tudo der certo pode acontecer (rapidamente).
Os representantes do Flu negociam com os representantes do atleta. Mas, para que tudo seja sacramentado, há necessidade de um acordo com o Grêmio, clube com o qual o jogador tem contrato até 2012.

Feliz com a possibilidade de atuar nas Laranjeiras, Souza explicou os motivos pelo qual optou pelo Flu.
- Voltar a trabalhar com o Muricy Ramalho, disputar Libertadores, defender o atual campeão brasileiro. Não preciso falar mais nada. Isso já é o suficiente - disse o atleta, que foi bicampeão nacional (2006/07) sob o comando de Muricy no São Paulo.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

São Paulo não desiste de Ricardo Oliveira, mas já pensa em opções

Carlos Augusto de Barros e Silva São Paulo 
Carlos Augusto de Barros e Silva desconversou
sobre o interesse por Beckham 
 
A permanência de Ricardo Oliveira no São Paulo é quase impossível, mas o vice-presidente de futebol do clube, Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, ainda não jogou a toalha. Ele, porém, admite ser muito difícil a situação e afirma que o clube já trata de outras opções para o ataque tricolor.

- Ainda não desistimos, mas a situação de certa forma se acentuou em dificuldades, porque o Al Jazira vem manifestando exigências que deixaram as coisas bastante complicadas para nós. Desistência absoluta ainda não, porque esperamos continuar a tratar do assunto, mas realmente ficou difícil. É um jogador de muita qualidade, bom profissional, mas se não der para ele continuar teremos de admitir que não dá pra seguir e buscar outra alternativa, mas será uma grande perda sem dúvida - disse o dirigente, em entrevista à Rádio Globo de São Paulo.

As possibilidades, segundo Leco, a princípio são jogadores do próprio São Paulo:

- Estamos estudando, observando, temos algumas ideias e num primeiro momento vamos contar com nossos próprios jogadores. O Fernandão, o Henrique, que está voltando do Vitória, e o Mazola, que está voltando do Guarani, são possibilidades que nos permitem sentir um alívio pela perda do Ricardo Oliveira.

Sobre Mazola, o Atlético-PR já manifestou o interesse em ter o jogador, mas Leco disse apenas que dará preferência ao clube paranaense se o Tricolor do Morumbi não aproveitar o atacante. Para outras posições, ele negou interesse em Mancini, do Inter de Milão, mas confirmou o interesse em Guiñazu, volante do Inter argentino de Porto Alegre:

- Se eu disser que ele pode chegar para o ano que vem vou estabelecer uma expectativa maior que a realidade para o torcedor, mas se for possível é um jogador de quem temos uma impressão muito boa e se as condições puderem se conciliar, gostaríamos muito.Em relação ao interesse pelo meia inglês Beckham, Leco desconversou:

- Isso nasceu do fato de que Milton Cruz foi para Los Angeles para o casamento do filho de um amigo e isso pode ter ensejado algum tipo de interpretação. Não ouvi a entrevista que ele deu, mas se ele falou alguma coisa em termos de interesse, é porque o Beckham é um grande jogador e qualquer grande jogador sempre interessa, mas não que tenha havido qualquer coisa concreta.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

CBF oficializa títulos nacionais de 1959 a 70 com homenagem a Pelé

pele ricardo teixeira cbf medalhas troféu unificação dos títulos brasileiros 
Pelé com as medalhas de campeão brasileiro

Com a ilustre presença de Pelé, a CBF oficializou nesta quarta-feira, em uma cerimônia no Rio de Janeiro, os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como conquistas nacionais, os equiparando ao Campeonato Brasileiro. Com essa decisão, Santos e Palmeiras passam a ser os detentores do maior número de títulos brasileiros - oito cada -, superando São Paulo e Flamengo, que têm seis (considerado o título da Copa União de 1987 para o clube carioca). Bahia, Botafogo, Cruzeiro e Fluminense passam a ter mais um título a mais no currículo. Também na cerimônia,


O grande homenageado do evento foi Pelé. O Rei do Futebol virou hexacampeão brasileiro, superando Andrade e Zinho, que possuem cinco nacionais, e se tornou o principal recordista de títulos. Além de Pelé, o atacante Pepe e o volante Lima também participaram das seis campanhas do Santos.

- Fico feliz de estar aqui em nome de todos aqueles que passaram naquela época. Dos presidentes aos roupeiros, que limpavam as nossas chuteiras, é uma honra, uma alegria muito grande eu estar aqui representante a todos que fizeram isso ser possível. E espero que a garotada de agora, os jovens de agora, reconheçam esses títulos. A gente tratava aquelas competições como títulos nacionais - disse Pelé.

Pelé recebeu as seis medalhas de campeão pelos títulos do Santos nos anos de 1961, 1962, 1963, 1964, 1965 e 1968. Emocionado, o Rei criou uma nova versão para o hino do Peixe.

- Oficialmente não, verdadeiramente (octacampeões brasileiros), vamos falar assim. Para todos os santistas (cantando): "Agora quem dá bola é o Santos, o Santos é oficialmente campeão". Acho que era merecido esse reconhecimento. Agradeço a Deus por estar aqui, representando não só aqueles jogadores, mas os que já se foram. O Santos viajou o mundo, peregrinamos o mundo levando o nome do Santos. Todos (os títulos) foram muito difíceis. O Santos teve uma fase muito boa. Depois teve os campeonatos mundiais também, calamos a torcida do Boca (Juniors), na Argentina. Podemos pegar todas essas épocas e dizer que fomos heróis. Não tinha a mídia de hoje. Hoje, um jogador faz um gol e logo aparece. Que isso venha servir de exemplo para os jovens de hoje - disse Pelé.

Representantes dos seis clubes que passaram a ter mais títulos nacionais com a decisão da CBF também participaram da cerimônia, assim como o presidente de honra da Fifa, João Havelange.

- Reconhecer o passado é respeitar aqueles que fizeram a nossa história - disse João Havelange.A decisão da CBF de unificar os títulos brasileiros se baseou em um dossiê produzido pelo jornalista e pesquisador Odir Cunha, que há dois anos, a pedido dos seis clubes interessados, aceitou o desafio de iniciar um estudo para buscar o reconhecimento dos vencedores da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como campeões nacionais.

- Fui procurado com uma vasta documentação em que os clubes pediam o reconhecimento dos campeonatos de 1959 a 1970. A CBF está tomando uma decisão história na medida que reconhece um passado de ouro do futebol brasileiro. Por isso como presidente da CBF tenho o orgulho de parabenizar os jogadores e torcedores de Santos, Palmeiras, Botafogo, Fluminense, Bahia e Cruzeiro pelas conquistas - disse Ricardo Teixeira.

A CBF vai entregar 20 medalhas para cada clube vencedor distribuir para os jogadores que participaram das campanhas do título nacional.O Santos é o maior beneficiado com a posição da CBF e passa a ter reconhecidos como títulos nacionais cinco triunfos na Taça Brasil, disputada de 1959 a 1968, e um no Robertão, também chamado de Taça de Prata (realizado de 1967 a 70). O Palmeiras, com mais quatro títulos incorporados (dois de cada competição), também se torna octacampeão. Em 1967, o Alviverde venceu as duas competições. Com a decisão, o Bahia passar a ser considerado oficialmente o primeiro campeão brasileiro, mérito que pertencia até então ao Atlético-MG, vencedor do Campeonato Brasileiro de 1971.

Clubes que tiveram o título brasileiro reconhecido: 
Taça Brasil
1959 – Bahia
1960 – Palmeiras
1961 – Santos
1962 – Santos
1963 – Santos
1964 – Santos
1965 – Santos
1966 – Cruzeiro
1967 – Palmeiras
1968 – Botafogo
Torneio Roberto Gomes Pedrosa / Taça de Prata
1967 – Palmeiras
1968 – Santos
1969 – Palmeiras
1970 – Fluminense

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Fla diz que vai até onde for preciso para reconhecer título de 87

patricia amorim em coletiva, flamengo 
Patrícia: 'Todos os encaminhamentos jurídicos serão
feitos'
 
Nesta quarta-feira, a CBF reconheceu os títulos nacionais de 1959 a 1970, mas não homologou a conquista do Flamengo no Brasileiro de 1987. A decisão causou uma grande revolta na Gávea. A presidente Patrícia Amorim não mediu as palavras para repudiar a atitude da entidade máxima do futebol brasileiro. A mandatária rubro-negra avisou que não vai poupar esforços para conseguir que o clube seja oficialmente considerado hexacampeão.

Patrícia Amorim classificou de "brincadeira de mau gosto" o que foi feito com o Flamengo. Ela acredita que a intenção é fazer o Rubro-Negro perder a hegemonia em Brasileiros (seis títulos ao lado do São Paulo).
- O Flamengo repudia o não reconhecimento do título de 87. Todos os encaminhamentos jurídicos serão feitos. Vamos a todas as instâncias: política, jurídica e até em redes sociais. Vamos fazer uma campanha nacional pelo reconhecimento do hexa. Esperamos 23 anos por isso. Ficamos perplexos. Encaramos isso de forma pessoal. Não vai ficar assim, vamos brigar. Não abrimos mão de brigar pelo que conquistamos no campo. Foi uma brincadeira de mau gosto. Parece que a intenção foi que o Flamengo perdesse a hegemonia. Meu estômago está embrulhado com esta decepção, não vamos mais esquecer este dia.

Não temos medos de ir para o confronto, não vamos nos omitir. Gosto de uma boa luta, aprendi isso no Flamengo. Vou até o meu último dia de vida. Para toda ação existe uma reação. O Flamengo não tem medo de contrariar interesses"
 
Patrícia Amorim,A presidente do Fla acredita que exista um problema pessoal de Ricardo Teixeira com ela, que não votou no candidato apoiado por ele, Kleber Leite, para o Clube dos 13. Amorim deu seu voto para Fábio Koff.
 
- Antes eu não acreditava, mas a partir de hoje eu acredito que seja alguma coisa pessoal, arquitetada. Mas não temos medos de ir para o confronto, não vamos nos omitir. Gosto de uma boa luta, aprendi isso no Flamengo. Vou até o meu último dia de vida. Para toda ação existe uma reação. O Flamengo não tem medo de contrariar interesses. Se outros tiveram reconhecimento em campeonatos menos expressivos, por que não reconhecer o título de 87? O Flamengo esperava que houvesse uma conversa, uma ação democrática de quem exerce um cargo político. Acho que a credibilidade da instituição (CBF) fica abalada.

Patrícia Amorim não descartou a hipótese de Ricardo Teixeira, que é benemérito do Fla, ser expulso do clube. A ideia partiu do presidente do Conselho Fiscal.- Todas as manifestações terão nosso apoio. Mas o que não nos interessa é punir, é o reconhecimento do título. Precisamos prestar conta aos nossos torcedores.
Rafael de Piro, vice-presidente jurídico, não concordou com a justificativa da CBF para não reconhecer o título de 87. O parecer jurídico da entidade cita uma ação que tramitou e foi julgada na 10ª Vara Federal de Pernambuco, sendo prolatada em 02 de maio de 1994. O dirigente rubro-negro, no entanto, não acredita que esta decisão judicial exclui o reconhecimento do título do Fla.

- Não há impedimento jurídico para declarar o Flamengo campeão de 87. A decisão judicial de 94 julga procedente a ação do Sport, mas não exclui o Flamengo de ser campeão também. Existe uma possibilidade de inverter isso, até porque foi uma coisa injusta. É uma indignidade. Ninguém pode tirar o Flamengo um título desta forma. Foi reconhecido pelo Clube dos 13, que organizou o campeonato naquele ano.
Em nota oficial, o departamento jurídico do clube liga a decisão da CBF à "vontade pessoal" do presidente da entidade.

- A deliberação da CBF reflete apenas a vontade pessoal de seu presidente, contra a qual se insurgirá o Flamengo com todas as suas forças.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Adriano diz que paz na Vila Cruzeiro espantará suspeitas sobre ele


Adriano sempre disse que seu porto seguro era a Vila Cruzeiro, comunidade carente onde nasceu no Rio de Janeiro. Desta vez, quando voltou da Itália, o Imperador viu um lugar bastante diferente. Com a pacificação da favela, os traficantes deram lugar aos policiais e soldados do exército, que podem ser encontrados em todas vielas estreitas.

O atacante aprovou as mudanças. Para ele, agora as insinuações de que teria algum tipo de relação com traficantes locais vão terminar. O jogador reiterou que nunca usou drogas e que as únicas coisas que faz na Vila Cruzeiro é visitar familiares, jogar bola e ir ao bar.

Em outubro deste ano, o Ministério Público arquivou o processo em que o atacante era suspeito de dar R$ 60 mil a traficantes da região.- Para mim, é até melhor. Quando eu vinha para a Vila Cruzeiro, sempre falavam que eu estava envolvido com o tráfico. Agora quero ver estas pessoas falarem. Espero que agora vocês (jornalistas) possam ver o que eu faço aqui. Nunca usei droga na vida. Tendo espaço, as pessoas vão me ver no bar, jogando bola. Mas sempre falam da parte ruim - disse o centroavante.

Adriano reconheceu que muitas vezes se incomodou com notícias sobre sua vida particular. O atleta disse que se preocupava muito com a repercussão entre os seus familiares.- As coisas que saíam me incomodavam muito. As pessoas aqui da comunidade sabem o que eu faço quando venho. Mas nunca guardei mágoa de ninguém, só pedia que publicassem as coisas certas. Tenho família e filhos, e isso me prejudicava.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Amorim diz que Grêmio deveria pagar dívida antes de tentar Ronaldinho

patricia amorim em coletiva, flamengo 
Amorim confirmou que Ronaldinho interessa e cobrou
dívida do Grêmio
 
Concorrente declarado para tentar contratar Ronaldinho Gaúcho, o Flamengo enfrenta rivais como Grêmio e Palmeiras nesta batalha de altas cifras. O time de Porto Alegre, que revelou o craque, parece estar bem na briga. Mas nada que desanime a presidente rubro-negra, Patrícia Amorim, que deseja um grande nome no elenco em 2011

- Só podemos falar de alguma coisa se estiver concretizado. O Ronaldinho interessa não é de hoje. Todo jogador diferenciado nos interessa. Temos que trazer grandes nomes para encher o Engenhão, trazer experiência para os mais jovens... essa mistura nós achamos interessante. Pode ser, estamos na briga. Não é só neste nome que trabalhamos.

Sobre o Grêmio, Patrícia Amorim disse que, antes de tentarem contratar Ronaldinho, os gaúchos deveriam pagar os cerca de R$ 7 milhões que devem ao Fla por causa da compra de Rodrigo Mendes.
- Não me preocupa o Grêmio. Só a dívida que ele tem com o Flamengo. Disputar jogadores é uma coisa de mercado.

Quem estaria por trás do possível negócio do Fla com Ronaldinho é a empresa de marketing desportivo Traffic, que entraria como uma das parceiras na captação de recursos.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Cheio de coincidências com Conca, Bottinelli é apresentado no Fla

Bottinelli novo reforço do Flamengo 
Bottinelli: 'O Fla é a maior equipe do Brasil'
 
O Flamengo apresentou na noite desta quarta-feira, na Gávea, o seu segundo reforço para a temporada 2011. Trata-se do meia argentino Dario Bottinelli, de 23 anos, que estava no Universidad Católica (Chile). O Rubro-Negro comprou os direitos econômicos do atleta, que pertencia ao Atlas (México) e ficará quatro anos na Gávea. A diretoria não divulgou os valores da transferência.

O mais curioso sobre Bottinelli são as semelhanças com Dario Conca, destaque do Fluminense na conquista do Campeonato Brasileiro deste ano. Ambos têm o primeiro nome Dario, são argentinos, baixinhos (tem 1,67m) e se destacaram pela Católica.

- São muitas coincidências mesmo, mas somos diferentes. Cada um está de um lado e vai defender o seu. Quero fazer sucesso também - disse o atleta, apelidado de "Pollo", frango em espanhol, que se define com um meia rápido e de muita dinâmica de jogo.

Se poucos conhecem Dario Bottinelli no Brasil, o atleta mostrou conhecer a grandeza do Flamengo, especialmente o tamanho de sua torcida. O argentino disse saber de sua responsabilidade e prometeu empenho. Ele é o quarto estrangeiro do Fla (Petkovic, Fierro e Maldonado). Apenas três podem ser relacionados para a partida.

- O Flamengo é a maior equipe do Brasil, tem a maior torcida do mundo. Isto me coloca em uma condição muito boa. Sei que é uma grande responsabilidade. Vou lutar muito em todas as partidas que eu entrar em campo. Sei da pressão, mas já joguei em times tradicionais e vou suportar bem.
O diretor de futebol do Fla, Luis Augusto Veloso, contou que o clube, em especial o técnico Vanderlei Luxemburgo, já está há algum tempo de olho em Bottinelli.

- Observamos bastante ele, colhemos informações no México, Argentina... O Vandelei liderou este processo.Fizemos uma análise grande antes de contratarmos. É uma posição deficiente no Flamengo nos últimos tempos.

Dario Bottinelli vai utilizar a camisa 18 no Flamengo, a mesma que usou durante toda carreira.
O jogador vinha atuando regularmente pela Católica e era um dos destaques do time. Quando começou, no San Lorenzo, da Argentina, Bottinelli, atuava ao lado de Montillo, camisa 10 do Cruzeiro. Do atual elenco do Fla, ele disse que conhece mais os chilenos Maldonado e Fierro, mas que tem boas referências de todos os outros.

Fonte:Globo.com
Marivaldo Lima

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Atacante de 19 anos tem parte da perna amputada em acidente


image


Sábado, dia 18 de dezembro de 2010. Um grave acidente. O fim de um sonho. Cleilton Reinaldo Alves Costa, jogador do Iape-MA, estava em uma motocicleta em companhia de um amigo quando ambos foram atingidos por um automóvel. Em decorrência do acidente, o atacante de 19 anos sofreu um duro golpe: teve a perna direita amputada. O caminho do jovem atleta no futebol profissional chegou ao fim, mas ele sabe que a alegria por estar vivo deve continuar.
- [A perda da perna direita] Não vai afetar em nada. Vou fazer fisioterapia. Vou botar uma prótese. Vou ficar uma pessoa independente dos outros. Vou depender de mim mesmo. Não vai ser uma perna que vai tirar minha alegria. Se Deus quiser, vou superar mais este obstáculo - revelou.
O sonho de ser um grande jogador e atuar por equipes importantes do futebol brasileiro e do mundo foi interrompido. Apesar de saber que não poderá mais fazer o que mais gostava, Cleilton revelou, em entrevista à Rádio Mirante AM, nesta segunda-feira, que o momento agora é de se recuperar e acreditar em novos sonhos.- Quero me formar em Educação Física e, quem sabe, ser treinador, preparador ou alguma coisa no ramo do futebol - disse.

O acidente
O jogador do Iape deu a sua versão para o acidente. De acordo com Cleilton, a motorista do automóvel, que não teve o nome revelado, foi a responsável pelo acidente. Segundo o atleta, além de a condutora causar esta fatalidade, ela não prestou socorro às vítimas. Dentro do veículo também havia um homem, que seria marido da motorista.

- A gente estava vindo de um aniversário e daí uma mulher num Fiesta fechou eu e meu amigo, que estava pilotando a moto. Ele tentou desviar e ela jogou o carro para cima da gente na contramão. E ela conseguiu pegar só minha perna. No momento do acontecido, os dois [a motorista e o carona] saíram do local. Todos os dois. Eles não prestaram socorro de forma alguma – explicou o jogador.

Cleilton ainda desmentiu ele e o amigo estavam em alta velocidade na motocicleta. O jogador também negou que uma terceira pessoa estivesse na moto, informação revelada pelo cunhado da motorista, em entrevista à Rádio Mirante AM.- A gente estava a uns 50km. Se a gente estivesse vindo veloz, teria capotado e se acabado num poste - afirmou.

Logo após o acidente, a polícia descobriu que a condutora do veículo dirigia sem carteira de habilitação. No entanto, foi o carona do carro, identificado como Wilton Mendes Gonçalves, quem assumiu que estava dirigindo o automóvel.

- Foi um sonho interrompido devido a um irresponsável que foi dar o carro para uma pessoa que não tem nenhum tipo de responsabilidade, e aconteceu o que aconteceu – lamentou o jogador.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Aprovado em exames, Márcio Azevedo é jogador do Botafogo

marcio azevedo,novo uniforme atlético pararaense 
Márcio Azevedo é o primeiro reforço do Botafogo
para 2011 
 
O Botafogo acertou nesta segunda-feira seu primeiro reforço para a temporada 2011. Márcio Azevedo foi aprovado nos exames médicos aos quais foi submetido durante toda a tarde desta segunda-feira, no Rio de Janeiro. Assim, falta apenas o envio do parecer médico pelo Alvinegro aos investidores que participam do negócio para que o lateral-esquerdo seja anunciado oficialmente.

O lateral de 24 anos esteve em General Severiano no fim da manhã desta segunda para conversar sobre detalhes contratuais e, em seguida, iniciar a bateria de exames. O último deles foi o de imagem, que analisou seu joelho. Márcio Azevedo sofreu uma lesão óssea no joelho esquerdo durante a última temporada, ficando afastado durante boa parte do Campeonato Brasileiro.

Como os resultados foram positivos, o departamento médico do Botafogo deu o aval clínico para a contratação. Assim, a diretoria alvinegra espera receber o parecer médico por escrito para finalizar o contrato, que terá validade de quatro anos.

Ficha
Nome: Márcio Gonzaga de Azevedo
Nascimento: 05/02/1986, em Guarabira (PB)
Altura: 1,72m
Peso: 76kg

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Top 5: as férias da bola inesquecíveis para o treinador Joel Santana

TOP 5  Joel santana botafogo  
Joel Santana no Footecon: a um passo das férias
tão sonhadas a merecidas
 
Quando o Campeonato Brasileiro termina, é a senha. Jogadores e técnicos partem para as merecidas férias. Joel Santana, então, nem se fala. Há mais de 50 anos no futebol, sabe que essa é a hora de relaxar para esquecer as tensões do ano inteiro. E o treinador não abre mão de sumir do mapa com a família.

Mas a fuga não precisa ser para tão longe. Às vezes, sair do país é necessário, principalmente para ver o Pato Donald, o Mickey, o Pateta...Da Disneylândia ao Morro de São Paulo, no Sul da Bahia, o importante é se divertir. E se tiver que ficar na Cidade Maravilhosa, que seja para curtir o que para muitos é o melhor réveillon do mundo, o de Copacabana...

Confira a lista das cinco férias imperdíveis para Joel Santana deixar em casa a prancheta.
Férias Joel santana botafogo  
Angra, Morro de São Paulo, Disney,Teresópolis e Copacabana, as melhores férias de Joel 
 
Disneylândia - Essa foi uma das melhores que tive na minha vida. Na primeira vez que eu fui lá, meus filhos eram novinhos. Mas eu mesmo me diverti muito. Fiquei maluco quando vi o Pato Donald, o Pateta, o Mickey, a Minnie, parecia uma criança. Foi muito legal mesmo...

Teresópolis - É bom para fazer um churrasco, no fim de tarde, você de agasalho...Encontrar os amigos, gostava também de jogar bola, mas agora não jogo mais. Passa o dia inteiro com família, jogando buraco.

Morro de São Paulo - Eu me surpreendi com esse lugar. Molhei o meu pé dentro d'água olhando a natureza. É muito diferente. Todo mundo é igual, muita gente bonita, todos a pé, praias lindas. Uma tranquilidade...

Angra do Reis - Lugar bonito, é muito bom também para se passear de barco e pescar com os amigos. A pesca lá é mole pra caramba....

Rio, Copacabana - Ficar no Rio também é muito legal, o Ano-Novo aqui é fantástico. Antigamente, eu ia para um réveillon que era muto bom, o Porcão fazia, ali no Aterro. Agora, vou para a beira da praia, moro ali pertinho, muito bacana, em Copa. Aquele foguetório é maravilhoso.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Botafogo elege principal alvo de contratação em 2011: Marcelo Mattos

marcelo mattos botafogo treino 
Botafogo tentará manter Marcelo Mattos
 
Com sua base mantida, o Botafogo concentra seus esforços na contratação de nomes pontuais, mas que possam dar o toque de qualidade necessário à equipe que mais uma vez buscará títulos em 2011. Os ídolos já estão em General Severiano. Loco Abreu e Maicosuel são referências de torcida e marketing. Mas a diretoria alvinegra aponta sua mira para aquela que considera que será sua grande contratação da próxima temporada: Marcelo Mattos.

Não se trata, portanto, de uma novidade. Mas o Botafogo enxerga o volante como uma peça chave para o bom rendimento do time. A avaliação geral é que o salto de qualidade do time de Joel Santana com Marcelo Mattos foi enorme e, portanto, é indispensável manter o jogador ao término do seu empréstimo, em junho.

Marcelo Mattos está invicto nas 14 partidas disputas pelo Botafogo. Contratado depois da Copa do Mundo, foi um dos principais nomes da equipe no Campeonato Brasileiro. No entanto, foi desfalque nas últimas quatro rodadas. Primeiro por suspensão, e as três seguintes por causa de uma cirurgia de apendicite.
O volante pertence ao Panathinaikos, da Grécia, e o Botafogo acredita que a negociação será complicada. No entanto, a ideia inicial é partir para o ataque em janeiro, buscando a contratação com um vínculo de três anos de duração e, possivelmente, sem a ajuda de um investidor. O clube quer Marcelo Mattos por inteiro.

- Vamos buscar a contratação do Marcelo Mattos em definitivo, sim. É um jogador que já se mostrou importante e que encaixou perfeitamente no Botafogo. Ainda não sabemos que tipo de investimento será feito. Será algo pautado no que o Panathinaikos pretender - afirmou o vice de futebol André Silva.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Conca diz sonhar com passe para gol de Messi na seleção argentina

conca fluminense comemora título brasileiro 
Conca no dia em que o Flu sagrou-se campeão
brasileiro 
 
 Parece que a Argentina redescobriu Darío Conca. Depois da conquista do título brasileiro pelo Fluminense e a coroação como o melhor jogador do campeonato deste ano, o meia argentino passou a aparecer muito mais vezes nos meios de comunicação de seu país. Agora, em entrevista ao jornal "Clarín", ele joga um balde de água fria nos entusiastas da sua naturalização para que um dia vista a camisa da Seleção Brasileira.
 
- Sempre disse que sonho defender a camisa do meu país. Tomara que este título aumente as chances de que isso aconteça - disse, para em seguida, ao ser perguntado sobre Messi, revelar:- É um jogador fantástico. Seria um sonho dar a ele um passe para um gol com a camisa da seleção.

Conca respondeu muitas perguntas que já respondeu várias vezes aqui no Brasil, além de curiosidades dos argentinos sobre sua vida no Rio de Janeiro. E, em contraponto à sua timidez habitual, ao responder como é o grupo de jogadores do Fluminense, revela que nos momentos de descontração com seus companheiros também se destaca:

- Muito profissional. Quando há que trabalhar,  todos fazem com dedicação. E quando podemos nos descontrair, também fazemos. Toca muita música. Samba, funk, rock... O único que banca a cumbia sou eu.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Sem contratações, Peter Siemsen toma posse como presidente do Flu

 Peter Siemsens assume como presidente do Fluminense 
Peter Siemsen diz já ter um terreno escolhido para a
construção do CT 
 
Nem Diego Cavalieri, nem Araújo, nem Thiago Neves. A expectativa em torno da cerimônia de posse do novo presidente do Fluminense, Peter Siemsen, era sobre o anúncio de reforços por parte do novo mandatário. Porém, não foi o que aconteceu na noite desta segunda-feira. Durante coletiva de imprensa no Salão Nobre das Laranjeiras, ele preferiu não falar em nomes.

- Não vou anunciar jogadores, pois somos pragmáticos e não vamos atropelar as negociações - afirmou.

Outra expectativa era em relação ao anúncio dos ocupantes para algumas vice-presidências, incluindo a responsável pelo futebol, que poderá continuar com Alcides Antunes, e para a gerência da modalidade. No entanto, o presidente preferiu esperar até quarta-feira para anunciar o vice de futebol. 

Para as outras vice-presidências, estão definidos: Ricardo Martins (vice-presidente geral), José Mohamed (vice-presidente administrativo), Marcelo Adler Cheniaux (vice-presidente de finanças), Sandro Pinheiro Lima (vice-presidente de esportes olímpicos), Carlos Eduardo Lopes Cardoso (vice-presidente de interesses legais), Idel Halfen (vice-presidente de marketing e publicidade), Sérgio Galvão (vice-presidente médico) e Roberto Ferreira Guimarães (tesoureiro). A novidade, no entanto, ficou por conta da perspectiva de construção de um centro de treinamento na Zona Oeste do Rio.

- Já vi o terreno, e o dono aceitou as propostas. Estamos vendo as condições do acerto financeiro, pois o vendedor já apresentou o valor. Neste momento estamos em fase de captação de recursos para adquirir a propriedade.

O novo presidente prometeu ainda transformar a sede das Laranjeiras em um museu, aberto à visitação do público, após a transferência do futebol para o novo CT.

O problema maior para o início do trabalho do presidente, que comandará o clube no próximo triênio, são as dívidas. De acordo com Peter, o clube tem cerca de R$ 95 milhões apenas em dívidas trabalhistas.

- Vamos criar um planejamento para pagar a dívida. Mas isso depende primeiro de uma auditoria nos setores.Roberto Horcades, que entregaria o cargo a Peter Siemsen, alegou problemas particulares e não compareceu. Ele foi representado pelo vice-presidente financeiro de sua gestão, Carlos Henrique Ferreira. Os ex-presidentes do clube David Fischel e Francisco Horta estiveram presentes.
O advogado Peter Siemsen foi eleito na madrugada do dia 1º deste mês, com 1.726 votos. Julio Bueno, apoiado por Horcades, recebeu 831.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Copa Mercosul-2000: dez anos de uma virada inesquecível para o Vasco

Nesta segunda-feira, dia 20 de dezembro de 2010, um dos capítulos da história do Vasco que mais orgulha os torcedores completa dez anos: a conquista da Copa Mercosul de 2000. O título veio após muita superação dos jogadores, que, depois de estarem perdendo para o Palmeiras por 3 a 0 no primeiro tempo, no Palestra Itália, conseguiram fazer o 4 a 3. O feito foi apelidado pelos cruzmaltinos como "A Virada do Século".

Os gols daquela batalha épica foram marcados por Romário (três vezes) e Juninho Paulista. A missão ainda foi mais dificultada depois que Júnior Baiano foi expulso, aos 32 minutos do segundo tempo, e o time teve que seguir com um a menos até o fim. O grito de campeão veio aos 48 minutos, quando o Baixinho aproveitou um rebote da zaga e colocou para o fundo da rede.

A trajetória da equipe na competição
O Vasco ficou o Grupo E da Mercosul ao lado de Peñarol-URU, Atlético-MG e San Lorenzo. O começo da equipe foi de dificuldade, e a classificação (em segundo lugar) só veio na última rodada, após uma vitória por 2 a 0 sobre o Galo. Nas quartas de final, o time da Colina encarou o Rosario Central. Após uma vitória por 1 a 0 e uma derrota pelo mesmo placar, a disputa foi para os pênaltis. O Vasco levou a melhor - 5 a 4 - e foi para a semi contra o River Plate, que havia eliminado o Flamengo.
O adversário, o mesmo da semi da Libertadores de 1998, quando o Vasco foi campeão, novamente não foi páreo. A equipe cruzmaltina fez 4 a 1 na Argentina, 1 a 0 no Rio de Janeiro e se classificou para a final.
Antes de encarar o Palmeiras, o Vasco ainda viveu um problema de última hora. Quatro dias antes do jogo, o time enfrentou o Cruzeiro pelo semifinal do Brasileiro e empatou em casa. O técnico Oswaldo de Oliveira deu o domingo de folga para os atletas, o que desagradou Eurico Miranda. O dirigente resolveu mudar a programação, e o treinador não aceitou. Resultado: foi demitido. No domingo à tarde, Joel Santana já treinava o time em São Januário.
Além do título da Mercosul, Joel conquistou o Brasileiro daquele ano.

Romário Vasco 2000 
Romário comanda a festa vascaína na entrega da taça em pleno Palestra Itália 
 
Primeira Fase
Peñarol 4 x 3 Vasco
Vasco 3 x 0 San Lorenzo
Atlético-MG 2 x 0 Vasco
Vasco 1 x 1 Peñarol
San Lorenzo 0 x 2 Vasco
Vasco 2 x 0 Atlético-MG

Quartas de Final
Vasco 1 x 0 Rosario Central
Rosario Central 1 x 0 Vasco (Nos pênaltis, Vasco 5 a 4)

Semifinais
River Plate 1 x 4 Vasco
Vasco 1 x 0 River Plate

Finais
Vasco 2 x 0 Palmeiras
Palmeiras 1 x 0 Vasco
Palmeiras 3 x 4 Vasco

Os cinco minutos-chave da decisão contra o Palmeiras:
Romário Vasco 2000 Mercosul 
Jogadores desfilam em carro de bombeiros no
retorno ao Rio de Janeiro 
 
1 do segundo tempo: Viola entra no lugar de Nasa. O atacante entrou muito bem na partida e levou o Vasco ao ataque. Ele infernizou os defensores e teve grande importância para a virada.

13 do segundo tempo: Romário cobra bem pênalti sofrido por Juninho Paulista e incia a reação cruzmaltina.

23 do segundo tempo: a história se repete. Em novo pênalti sofrido por Juninho Paulista, o Baixinho cobra no mesmo canto e coloca 2 a 3 no placar.

40 do segundo tempo: Juninho Paulista aproveita cochilada da zaga palmeirense e, de perna esquerda, chuta para o fundo da rede. Era o empate.

48 do segundo tempo: após bate-rebate, a bola sobrou livre para quem sabe tudo dentro da área. Romário não perdoou novamente: 4 a 3 para o Vasco.

Os cinco jogadores mais importantes da campanha:
Romário: o craque fez 11 gols na campanha, três deles só na finalíssima contra o Palmeiras. Capitão da equipe, foi o jogador mais decisivo do Vasco na competição.

Juninho Paulista: veloz e habilidoso, foi constantemente uma grande arma para furar as zagas adversárias. Na final contra o Palmeiras, fez um dos gols e sofreu dois pênaltis. No total, ele balançou a rede cinco vezes na competição.

Juninho Pernambucano: organizador do meio de campo cruzmaltino, o jogador era peça fundamental no esquema tático da equipe. Sempre regular e bom nas bolas paradas, ajudou muito na conquista.

Helton: sinônimo de segurança na zaga vascaína, o goleiro foi outro que teve papel importantíssimo com belas defesas. Nas quartas de final, ele foi decisivo na disputa de pênaltis contra o Rosário Central. Contra o River Plate, na Argentina, também teve ótima participação.

Euller: foi um parceiro e tanto para o baixinho Romário. Com sua velocidade, o atacante ajudou o time a superar as defesas adversárias.

Os cinco momentos mais marcantes na opinião de Odvan:

Odvan no treino do Vasco 
Odvan em São Januário rodeado por torcedores
 
"A nossa conversa no vestiário no intervalo do jogo foi fundamental. Nos cobramos uns aos outros, não podíamos perder daquele jeito. Voltamos e conseguimos aquela virada espetacular"
"Acho que outro momento marcante e decisivo para motivar o time naquele jogo foi o fato de a torcida do Palmeiras já ter gritado 'campeão' quando eles fizeram o 3 a 0"

"O que incendiou de vez o time contra o Palmeiras foi a comemoração do Juninho Paulista na hora do gol dele. Lembro que ele saiu batendo no peito dizendo que nós iríamos virar o jogo"
"Além do duelo com o Palmeiras, o jogo contra o River, em especial a partida na Argentina, foi muito especial. A vitória por 4 a 1 nos deu tranquilidade para o segundo jogo e também a certeza de que estávamos no caminho certo para conquistar o título"

"Aquela comemoração na chegada ao Rio foi uma coisa muito especial, difícil até de falar. O que a torcida fez foi emocionante demais, nunca tinha me sentido daquele jeito. Foi muito legal mesmo"

Depoimento de Pedrinho:
- Quando começou o segundo tempo, todo mundo estava ciente da dificuldade que seria virar o placar, mas o grupo sabia que a reação era algo viável, pois tínhamos uma equipe de muita qualidade. E apesar de tudo, todos nós sabíamos que o mínimo que devíamos fazer era honrar a camisa do Vasco. E com o jogo rolando, foi tudo acontecendo e quando percebemos já tinha virado o jogo de uma forma incrível, eu tenho certeza de que nunca mais terá um jogo como este, foi algo inesquecível - disse ao site oficial do clube.

Cinco curiosidades sobre a conquista:

Juninho Romário Vasco 2000 
Juninho e Romário comemoram o gol da virada,
aos 48 do segundo tempo 
 
* Atual técnico do Vasco, Paulo César Gusmão era o preparador de goleiros na conquista da Mercosul de 2000.

* O lateral-direito Clébson foi o único a participar de todas as partidas. O jogador morreu no ano seguinte, no dia 22 de junho de 2001, aos 22 anos, em um acidente de carro. A tragédia ocorreu no município de Serrinha-BA, próximo a Salvador. Ele estava indo para a sua cidade natal, Itiúba-BA, passar a festa de São João com os parentes.

* Romário foi o artilheiro da competição com 11 gols. Foi o segundo ano consecutivo que ele terminou como goleador. Em 1999, marcou oito pelo Flamengo. Somado os quatro gols marcados na primeira edição, o Baixinho fez 23 na Mercosul.

* A delegação vascaína chegou ao aeroporto Santos Dummont no início da tarde do dia seguinte ao título. O local estava lotado de torcedores, que acompanharam os atletas no carro de bombeiro até São Januário. Na Colina, houve uma queima de fogos que durou cerca de dez minutos.

* Luisinho encerrou a carreira depois da conquista da Mercosul. O volante é o jogador que mais taças levantou na história do clube, entre elas dois Brasileiros (1997 e 2000) e a Libertadores de 1998.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Vice de finanças diz que situação é ruim: 'Vender janta para pagar almoço

Em 2010, o Vasco conviveu com problemas financeiros que ocasionaram atrasos de salário de funcionários e jogadores. Em 2011, apesar da tentativa dos dirigentes de buscar soluções, o panorama não é dos mais favoráveis. De acordo com o vice de finanças cruzmaltino, Nelson Rocha, a elevada dívida que o clube acumulou dificulta as manobras.

Ele afirmou que neste ano foi preciso ter muita criatividade. O dirigente acredita que a situação pode se tornar mais favorável daqui a quatro ou cinco anos.
Dos R$ 100 milhões previstos de receitas, R$ 60 milhões não vou ter. Por que isso? Tenho que pagar coisas para trás"
 
Nelson Rocha, Queremos sempre não atrasar salários. Quando entrei, disse que o clube precisaria de, no mínimo, cinco anos para começar a respirar. A criatividade fez com que honrássemos nossos compromissos até outubro. Mas não é fácil, não conseguimos resolver isso do dia para noite. Existe uma dívida de mais de R$ 300 milhões e estamos pagando a conta. É uma luta diária, vender a janta para pagar o almoço - disse o vice de finanças à Rádio Brasil.
 
Neste ano, um dos principais problemas para o Vasco foi não ter podido contar em algumas ocasiões com a verba de patrocínio da Eletrobras por causa de dívidas ficais. Nelson Rocha disse que o clube está de olho em outro parceiro para colocar a marca na manga da camisa, no lugar onde ficava a "Habibs".

- É claro que temos em vista um patrocínio na manga, mas estamos em tratativas e não posso falar muito. Estamos muito satisfeitos com a Eletrobras, que está sendo de forma irrestrita nossa parceira.
O dirigente disse que umas das alternativas que o clube encontrou para minimizar as dificuldades foi buscar fontes de renda alternativas. Rocha afirmou que o clube planeja inaugurar uma megaloja em São Januário.

- Este ano tivemos a Ambev. Estamos buscando uma parceria para 2011 com uma companhia de outro seguimento na camisa. Fechamos contratos com as franquias. Vamos ter uma grande loja do Vasco que vai abrir em 2011, em São Januário, e ainda tem possibilidades de crescimento. Há a renovação de contrato com a televisão. Nosso orçamento para este ano passou de R$ 100 milhões em receitas, mas, no ponto de vista de caixa, vamos continuar tendo problemas. Dos R$ 100 milhões previstos de receitas, R$ 60 milhões não vou ter. Por que isso? Tenho que pagar coisas para trás.
 
Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Representante de Araújo diz que foi procurado pelo Flamengo

Araújo do Al Gharafa provável reforço do Fluminense 
Araújo é um sonho antigo do Fluminense
 
Araújo deve ser contratado pelo Fluminense ainda esta semana. O atacante negociou com o clube em sigilo e entre as partes está tudo encaminhando para que um contrato de dois anos seja assinado. O Al Gharafa, do Qatar, atual equipe do jogador, deve assinar a liberação em breve. Entretanto, José Alberto, representante e sogro de Araújo, informa que foi procurado pelo Flamengo.

- Um representante do clube me procurou para passar uma proposta. Quer que eu vá ao Rio para conversar. Falou em dois ou três anos de contrato. Estou esperando uma resposta do Celso Barros (presidente da patrocinadora do Fluminense) para saber se vamos fechar com o Fluminense ou não. Até quinta-feira devo ir ao Rio para uma definição – disse, por telefone.

Pela idade, 33 anos, Araújo foge do perfil que Vanderlei Luxemburgo tem procurado. A principal missão do treinador rubro-negro é renovar o plantel para a próxima temporada. A reportagem do GLOBOESPORTE.COM não conseguiu fazer contato com o diretor de futebol do Flamengo, Luiz Augusto Veloso, para confirmar a informação.

Araújo está de folga no Recife para passar o Natal com a família. Seu contrato no Oriente Médio se encerra em maio de 2011 e como já deixou claro que não renovará para retornar ao Brasil, a tendência é que seja liberado para antecipar o acerto.

Revelado pelo Goiás, o jogador passou também por Cruzeiro e pelo futebol japonês antes de chegar ao Al Gharafa, clube que defende desde 2007.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Renato define prioridade do Fla para 2011: planejamento

Renato no treino do Flamengo 
Renato durante treino no Ninho do Urubu em 2010
 
Renato tem mais um ano de contrato com o Flamengo e espera que ele seja mais tranquilo que 2010. Aos 32 anos, o meia fez gols importantes na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, mas reconhece que poderia ter rendido mais, assim como toda a equipe. Segundo o camisa 11, um dos líderes do grupo, o Rubro-Negro precisa aproveitar o fracasso da temporada sem títulos para se reconstruir, adotar uma nova postura.

- O ano de 2010 não foi bom. Cheguei no meio da temporada, tivemos a sorte de conseguir os pontos que precisávamos (para não cair). Esse ano não deu certo dentro e fora do campo, mas acontece. O Flamengo é um time de massa. O ano de 2011 começa do zero, vamos fazer uma boa pré-temporada, a base do time permanece, e a meta é começar e terminar bem. Ano que vem o planejamento será diferente. A ideia é ter uma meta logo no início para não sermos surpreendidos no fim – disse, durante um jogo beneficente organizado por Marcos Assunção, do Palmeiras, em Caieiras, município da Grande São Paulo.

A renovação que o técnico Vanderlei Luxemburgo promete fazer no plantel rubro-negro não deve passar por Renato. O meia ressalta que pretende cumprir seu contrato.

- Não sei se recebi propostas, até porque procuro me isolar, mas sondagem sempre tem. Eu adoro o Flamengo, quero ficar – frisou.

O primeiro ano do mandato da presidente Patricia Amorim foi marcado por derrotas em campo e uma intensa crise política. O jogador elogia a mandatária e acredita numa temporada de melhores resultados.

- Nossa presidente é muito boa, tem um coração grande, sempre que pode está conosco, tem um planejamento muito bom. É sentar, conversar, ver o que deu errado em 2010 para que tudo corra bem em 2011 – comentou.

Até então, o único reforço anunciado pelo Flamengo foi o goleiro Felipe, ex-Corinthians. Os jogadores se reapresentam no dia 3 de janeiro, dia em que viajam para a pré-temporada em Londrina, no Paraná. O período de treinos termina no dia 17.

Ronaldinho Gaúcho volta à mira do Flamengo

ronaldinho gaucho milan treino 
Fla prepara as baterias para tentar trazer
Ronaldinho Gaúcho 
 
A possível volta de Ronaldinho Gaúcho para o futebol brasileiro ganhou um novo (mas nem tanto) pretendente. Apesar de ainda não confirmar, a direção do Flamengo estaria preparando estratégia para, finalmente, tentar concretizar o sonho antigo de ver o craque do Milan com outra camisa rubro-negra, a da Gávea.

Ainda sem pronunciamento de representantes do Fla, quem estaria por trás do possível negócio é a empresa de marketing desportivo Traffic, que entraria como uma das parceiras na capitação de recursos.

Esta não seria a primeira vez que o Flamengo tenta a repatriação de Ronaldinho. No início deste ano, o jogador e seu irmão Assis (seu representante e ex-jogador do Grêmio nos anos 90) tiveram encontros com Marcos Braz, então vice-presidente de futebol do clube, porém, as tratativas não foram adiante.

Fonte: Globo.com
Marivaldo LIma

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Zico, Vagner Love e Emerson prestigiam evento social na Rocinha

Faltando seis dias para o Natal, Zico, Vagner Love, Emerson e a atriz Cissa Guimarães resolveram presentear a Rocinha com uma grande festa. Eles foram recepcionados numa quadra da comunidade e retribuíram o carinho com palavras e brinquedos. No lugar da praia, centenas de moradores se aglomeraram para ver os ídolos de perto. O eterno ídolo do Flamengo chegou de helicóptero na companhia da ex-apresentadora do Videoshow. Em seguida, ambos se juntaram ao Papai Noel e passearam de trio elétrico pela comunidade.

Entre acenos, beijos e gritos de gratidão dos populares, Zico se emocionou ainda mais com um bandeira em sua homenagem. Neste momento, em uma das ruas da Rocinha, torcedores do Flamengo pararam o trio elétrico, pediram para o dj diminuir a música baiana e colocaram em alto e bom som o hino rubro-negro.

- Já tinham me dito dessa bandeira, mas ver de perto é outra coisa. É muito emocionante estar aqui e ter esse contato direto com o público. Que bom que eu pude trazer alegria e fraternidade para essa comunidade. É legal ver de perto as pessoas que sempre torceram por você durante muitos anos e que te têm como ídolo - disse o ex-camisa 10.

zico cissa guimarães vagner love rocinha 
Zico, Vagner Love e Cissa Guimarães prestigiam evento social na Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro
 
 
Após meia hora de passeio pela comunidade, Zico e Cissa subiram ao palco com Vagner Love. O atacante Emerson preferiu ficar na área vip do evento Natal Sem Fome, onde distribuiu autógrafos e posou para fotos com os moradores da região. O jogador do Fluminense, que também patrocinou parte da festa, era sempre lembrado como um dos maiores responsáveis por o Tricolor carioca ter conquistado o Brasileirão deste ano.

- A galera (da Rocinha) está contente, aonde eu vou tem tricolor e todo mundo fala desse gol. É importante também exaltarmos todo e qualquer movimento que beneficie as crianças. Sempre venho aqui, participo de projetos e distribuo presentes - afirmou.

Público lota quadra de escola na Rocinha 
Público lota quadra de escola na Rocinha para ver ídolos de perto 
 
Vagner Love não vê a hora de voltar ao Flamengo
vagner love Rocinha 
Love diz que queria voltar a jogar no Flamengo
(
 
Em meio a uma apresentação e outra de grupos de pagode, os ídolos receberam placas e foram saudados com palmas pelo público. Vagner Love não só expressou seu amor pela Rocinha, como fez questão de dizer que um de seus desejos na carreira é retornar ao Flamengo.

- Eu fico no Brasil até dia 3 de janeiro e depois tenho que ir a Moscou por causa da pré-temporada do CSKA. Mas eu queria muito é voltar ao Flamengo. Infelizmente agora não será possível. Só que sei que um dia eu voltarei. Consegui assistir aos jogos (da Rússia) e sofri bastante nesse ano. Graças a Deus a equipe não foi rebaixada e se manteve na Primeira Divisão. Espero que em 2011 seja bem diferente - contou.

Cercado de crianças, o centroavante pediu para todos aqueles meninos que o têm como ídolo não se enveredarem pelo caminho errado. Além disso, ele disse que ainda falta realizar dois sonhos no futebol.
- Quero ser campeão da Liga dos Campeões e conquistar uma Copa do Mundo pela Seleção Brasileira. Sei que se fizer um bom trabalho vou ser convocado pelo Mano Menezes.

Papai noel cissa guimaães e Zico rocinha 
 
Papai Noel, Cissa Guimarães e Zico prestigiam o evento Natal Sem Fome na Rocinha, Zona Sul do Rio
 
Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

 

Paixão que não se mede: 365 dias seguindo o Flamengo

Uma paixão que dá gosto de ver, impressiona. Desmedida e contagiante. Chamá-los de malucos nem ofende. É o que mais ouvem desde o início do ano. É difícil encontrar adjetivos para definir o jornalista Márcio Moura, de 33 anos, e o arquiteto Robson Olivera, de 40. Dois caras que respiram Flamengo, que têm o clube do coração no fundo da alma (no caso de Márcio também tatuado na pele) e um bocado de boas histórias para contar.

A primeira delas é a da amizade da dupla. Um convívio recente, de pouco mais de dois anos, que vai ser levado para o resto da vida. Foi daí que ganhou força uma ideia incomum. Em 2008, Márcio queria ir a Belo Horizonte para assistir a Flamengo x Cruzeiro. Sem companhia, telefonou para o amigo Alan, que o colocou em contato com Robson. Robson topou acompanhá-lo.

CLIQUE AQUI PARA VER AS IMAGENS DA AVENTURA DOS TORCEDORES DO FLA

- Trocamos uma ideia e fomos viajar. Nessa viagem, descobrimos que tínhamos o mesmo sonho: pegar um ano e seguir o Flamengo em todas as partidas. Assim nasceu o 365 – contou Márcio.

O 365 tem nome e sobrenome. Trata-se do documentário “365 dias seguindo uma paixão”. Empolgados pelo título do Campeonato Brasileiro de 2009, escolheram 2010 para acompanhar o Rubro-Negro onde ele estivesse. A paixão pegou a estrada, ganhou asas, cruzou fronteiras.

Flamengo - Torcedores do Fla com ingressos - 365 dias 
Robson e Márcio exibem os ingressos de todos os
jogos do Fla 
 
- No dia 17 de janeiro, gravamos o primeiro jogo (contra o Duque de Caxias), no Maracanã, sob sol de 42 graus. Tivemos um probleminha com a câmera, que estragou. Fomos correndo a um shopping perto do Maracanã para comprar outra. Aí começou o documentário. Focamos na ideia de acompanhar torcedores apaixonados como nós – explicou Robson.

Foi o ponto de partida de um sonho levado a sério, um compromisso difícil de ser sustentado. A vida passou a seguir a rotina de jogos do time. Família, amigos e trabalho ficaram em segundo plano.

- Sempre tivemos a preocupação de não falhar. Nossa ideia era ir a todos os jogos. Se eu tivesse uma câmera quebrada, roubada, esquecesse em casa, acabaria o projeto. Havia esse medo. Mas fomos 100%. Foram 66 partidas acompanhando o nosso clube do coração – disse Márcio.

O 365 desbravou 14 cidades brasileiras, além de Caracas, na Venezuela, e Santiago, no Chile (confira a rota dos torcedores no infográfico abaixo. Basta clicar no escudo do Fla para ver a lista de partidas em cada local). Robson elege dois jogos fora do Brasil como os mais marcantes.

Duas coisas me marcaram. Uma foi o jogo contra o Caracas. Primeiro porque jogamos contra um time de um país que não tem tradição no futebol. Quando vimos, estávamos no meio da torcida deles, não tinha estrutura para receber partidas de futebol. Não havia policiais no estádio. Quando o Flamengo fez 1 a 0, fomos atacados com facas, garrafas, perdemos bandeiras, a bandeira do Rio de Janeiro. Os torcedores do Flamengo se uniram, ganhamos a partida (3 a 1, em 10 de março) e no fim saímos com os jogadores escoltados do estádio. Foi marcante. No Chile (contra o Unversidad do Chile, em 17 de março), há alguns dias havia acontecido um terrível terremoto e abrimos uma bandeira do Flamengo com a frase “Fuerza, Chile!” e todo mundo levantou e nos aplaudiu. Aquilo marcou muito para mim (o Fla perdeu por 2 a 1) – relatou.
 
Mario Robson 365dias Flamengo 
No Chile, Márcio e Robson viram os efeitos do
terremoto
 
Márcio elege a partida contra o Corinthians, pelas oitavas de final da Libertadores, como a mais impressionante.

- O jogo que mais me marcou foi o Flamengo e Corinthians, onde eliminamos o Corinthians dentro do Pacaembu (em 5 de maio, a derrota por 2 a 1 classificou o Fla). Tinha todo esse projeto pró Corinthians, essa coisa do Ronaldo, e eles nunca ganharam uma Libertadores. Conseguir eliminá-los na casa deles foi uma experiência incomum, voltamos para casa muito felizes, pensando “agora vai”. Não foi, mas está tranquilo – lembrou Márcio.

Nas quartas de final, contra o Universidad do Chile, o Rubro-Negro viu o sonho do bi continental ruir. Márcio e Robson estavam lá, sofreram. Também não gostaram nada da derrota na final do Campeonato Carioca (contra o Botafogo) e muito menos da fraca campanha no Brasileirão, quando o risco de rebaixamento só foi eliminado na penúltima rodada.
Números do ‘365’:
14 cidades brasileiras
2 cidades estrangeiras
66 jogos
33 horas de imagem
300 fotos por partida
R$ 60 mil investidos
 
- Em nenhum momento pensamos em parar pelos resultados. Não tivemos bons resultados durante o ano, mas dissemos que iríamos até o fim. Tivemos dificuldades financeiras, porque o projeto não é barato. Na pausa para a Copa do Mundo, paramos, analisamos os custos e decidimos se continuaríamos ou não. Tivemos o apoio de alguns amigos para seguir. Setembro foi negro, pois o Flamengo jogava quarta-feira e no fim de semana. Quando decidimos continuar, só seria possível se revezássemos. Nos desdobramos. Fazia a minha parte, de fotógrafo, a do Márcio, que era a filmagem, além de esticar a faixa. Com ele foi da mesma forma. Aí vários amigos de viagem ajudavam com chuva ou com sol. São amigos que conquistamos seguindo essa paixão - lembrou Robson.

Os rubro-negros certamente vão lembrar da faixa com o título do documentário que esteve em todas as partidas da equipe na temporada. A dupla investiu R$ 60 mil no projeto. Poderiam, por exemplo, ter comprado um carro novo cada. Se orgulham de cada centavo gasto, dormiram em aeroportos, dividiram almoço, viveram alegrias e tristezas. Garantem que tudo valeu a pena. Conheceram rubro-negros tão ou mais apaixonados que eles.  

Sempre tivemos a preocupação de não falhar. Nossa ideia era ir a todos os jogos. Se eu tivesse uma câmera quebrada, roubada, esquecesse em casa, acabaria o projeto. Havia esse medo. Mas fomos 100%"
Márcio Moura, louco pelo Fla
 
- No Nordeste, ondem muitos têm uma condição financeira ruim, um torcedor que não tinha dinheiro para nada contou que colocacava todo mês R$ 10 num envelope e mandava para o Flamengo. O cara não tem o que comer, não tem o que dar aos filhos, mas faz questão de mandar dinheiro para ajudar o clube. No último jogo (contra o Santos, na Vila Belmiro, dia 5 de dezembro), o Ricardinho, um amigo que viaja com a gente, apaixonado, contou que neste ano a mãe dele teve câncer, em estado terminal. Ele pediu a Deus para ela não morrer em dia de jogo do Flamengo. Fico arrepiado contando isso - afirmou Márcio. 

O momento de maior tensão da produção do documentário foi no casamento de Márcio. Não fosse a compreensão da esposa botafoguense Patrícia, o 365 não teria vingado.

Mario Robson 365dias Flamengo 
Márcio e Robson em ação: são 33 horas de imagem que vão virar 90 minutos 
 
- Meu casamento seria em 6 de março, bem no início do dumentário, tudo marcado, salão de festas, bonito. Saiu a tabela do Carioca e o Flamengo jogaria nesse dia (contra o Resende). E agora Robson? Tive de convencer a Patrícia a mudar a data de casamento. Ela aceitou, consegui para 27 de março. Só que nossa brilhante tabela mudou um jogo do dia 28 para 27. O Robson era meu padrinho, então não teria nenhum dos dois. Sorte que o jogo voltou para o dia 28 (contra o América). Casei dia 27, fui para a noite de núpcias, voltei, passei em casa, botei o manto sagrado, saí com a dona Maria com as malas da viagem, vi o jogo e fomos viajar. No retorno da lua-de-mel, deixei a minha esposa em casa, peguei a camisa do Flamengo e fui para Flamengo e Friburguense, em Moça Bonita (em 4 de abril). O jogo que acabou aos 43 do segundo tempo porque não tinha mais luz. Foi corrido (risos) - lembrou.

Em nenhum momento pensamos em parar pelos resultados. Não tivemos bons resultados durante o ano, mas dissemos que iríamos até o fim. Tivemos dificuldades financeiras, porque o projeto não é barato."
Robson Olivera, fanático pelo Rubro-Negro
 
Patrícia será devidamente recompensada em breve com uma viagem a Buenos Aires, na Argentina. Milhas não faltam para a dupla, que viajou de avião e carro.

O esforço sem tamanho surpreende ambos. Quando olham para trás, Márcio e Robson custam a acreditar que conseguiram realizar o sonho. Pretendem lançar o documentário em maio de 2011. A aventura com as impressões da dupla será contada em 90 minutos, como se fosse um jogo de futebol. A intenção também é publicar um livro com as fotos das viagens e passagens curiosas das andanças.

- Tivemos alegrias, jogos que perdemos, mas levamos. Choramos no Chile, que ganhamos, mas não levamos. Isso dá o sentimento de que valeu a pena - frisou Robson. 
Márcio completa com frases carregadas de emoção.

- Torcer pelo Flamengo não é nada comum. É uma paixão que não tem como dimensionar. Ser Flamengo é nunca estar sozinho em nenhum lugar desse planeta - destacou. 

 O "365 dias seguindo uma paixão 2" não está descartado. No entanto, Márcio e Robson dizem que só vai ser realizado em caso de patrocínio. Com o fim do Campeonato Brasileiro, no início deste mês, eles andam perdidos sem jogos do Fla. 

- Fim de semana sem futebol, meu Deus, o que está acontecendo? Domingo sem futebol, sem Flamengo... vou ver natação, ginástica olímpica, basquete. Em algum lugar tenho de estar com o Flamengo - comentou Márcio, aos risos. 

Flamengo - Torcedores com a camisa do documentário - 365 dias 
 
Robson e Márcio exibem a camisa personalizada com o título do documentário (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
 
Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima