sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A CERIMÔNIA

O sorteio dos grupos da Copa contou com um toque sentimental com a presença do ícone da luta contra o Apartheid e ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela, que, com seus 91 anos, foi objetivo: "O futebol tem grande popularidade na população da África do Sul, e tem um lugar em nossos corações".

Após a participação de Mandela, o atual presidente, Jacob Zuma, agradeceu o apoio recebido, e destacou o orgulho de sua nação com a realização da Copa, que ocorrerá entre os dias 11 de junho a 11 de julho de 2010. "Estamos orgulhosos de sediar a Copa, assim como orgulhosos de conseguirmos organizar uma competição como esta. O mundo vai se surpreender. Ao final do torneio, a Copa permanecerá na África."

Já o presidente da Fifa, Joseph Blatter, também exaltou a realização da Copa em continente africano, e aproveitou para enfatizar os feitos sociais da entidade através do projeto "One Goal", com investimentos estimados em US$ 200 milhões (cerca de R$ 350 milhões).

Com as apresentações do coral gospel Soweto, do cantor sul-africano Johnny Clegg e da cantora Angélique Kidjo, do Benin, a festa continuou com uma breve apresentação das outras Copas disputadas para então iniciar o sorteio com a apresentação da atriz Charlize Theron (Advogado do Diabo e Hancock) e o secretário-geral da Fifa, o francês Jerome Vacke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário