sábado, 2 de janeiro de 2010

UMA TRADIÇÃO QUASE ESQUECIDA

Como podemos dizer: acabou? o pessoal não lembra mais? Deixaram de lado ou porque não dizer esquceram mesmo. Pois é, as lembranças são muitas desses grandes jogos de final de ano, que envolvia os casados e solteiros de vários bairros de nossa cidade, falo em especial do meu bairro de coração o bairro São Benedito, de onde já sairam aluguns nomes para o nosso futebol local, falo em especial o futebol suburbano. Tradição mantida pelos mais velhos, sempre entre as comemorações de final de ano, não poderia faltar o tira teima dos casados e solteiros. Pois a cada ano cada time se fortalecia, trazendo antigos solteiros como os adolescentes que apareciam com um bom futebol, jogo a parte o bom era a confraternização depois do jogo, onde todos se juntavam e discutiam o resultado que na maioria das vezes terminava no campo mas rolava o ano inteiro.

O bom da resenha de quem joga é essa eterna teima de quem foi o melhor, falo isso envolvendo todos os esportes. Nesse final de ano, não ouvi falar em nada de partida de casados e solteiros e sim um desânimo nas pessoas, era como aquela partida nunca tivesse acontecido antes,  uma pena, pois em alguns bairros vizinhos ouvi falar vez por outra dessas partidas, fiquei triste em saber que as velhas e boas tradições estão ficando para trás, não existe aquela motivação por parte dos moradores dessas comunidades que estão deixando de existir por causa da bebida, do fumo, das drogas e porque não falar da falta de respeito com os mais novos.

Pois se não mantivermos nossas tradições vivas quem mais poderá mantê -las.? Vou procurar daqui buscar uma maneira de colocar esse pessoal para pensar em uma solução de como fazer voltar aquelas partidas que familias inteiras se dirigiam para os campos e se deleitavam em ver seus familiares jogando, que muitas vezes chegavam a envolver pai e filho, ou seja, era uma festa familiar que de quebra ainda  tinha o narrador, que de uma bicicleta com uma amplificadora, narrava cada dividida e cada gol como se fosse uma final de copa do mundo. Olhando para esse campo vazio fico a imaginar como será o próximo ano?

 Marivaldo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário