sábado, 13 de fevereiro de 2010

Raio-X do clássico Vasco x Fluminense. Saiba tudo sobre a semifinal da Taça GB

Neste sábado, às 18h30m (de Brasília), Vasco e Fluminense disputam no Maracanã o primeiro clássico com caráter decisivo do futebol do Rio de Janeiro em 2010. Uma das semifinais da Taça Guanabara opõe as duas defesas menos vazadas do Campeonato Carioca. E ataques que mostraram poder de fogo no primeiro turno do Estadual do Rio. O GLOBOESPORTE.COM vai acompanhar a partida em Tempo Real, com vídeos dos principais lances. E preparou uma análise comparativa dos dois times setor por setor. Confira!
  
Defesa 

arte/GLOBOESPORTE.COM

Fernando Prass x Julio Cesar

Vasco e Fluminense mostraram bom desempenho defensivo durante a Taça Guanabara. O time de São Januário tem a defesa mais eficiente do torneio, com apenas três gols sofridos em sete partidas. Dois deles diante do Madureira no último domingo, quando a equipe já estava praticamente garantida como primeira colocada do Grupo B.

O clube trouxe dois novos laterais para a temporada: Élder Granja para a direita, e Márcio Careca para a esquerda. Após realizar um bom Brasileiro pelo Barueri, Careca tem sido um dos destaques do Vasco no Carioca, enquanto Granja ainda não atendeu às expectativas. A zaga conta com dois remanescentes do time campeão da Série B no ano passado: o experiente Fernando e Titi. O segundo ganhou a posição de titular de Gian.

No jogo deste sábado, o Fluminense deverá adotar, como o Vasco, o 4-4-2,  deixando de lado o 3-5-2. Leandro Euzébio perde a vaga de titular, com Cássio e Gum formando a dupla de zaga.

O lateral esquerdo Julio Cesar é uma das armas ofensivas da equipe. Mas algumas vezes deixa espaço com suas avançadas. Como ocorreu no Fla-Flu, quando o Tricolor levou todos os cinco gols sofridos na Taça Guanabara.

Na meta vascaína, Fernando Prass vive excelente fase, sem dar chances para Tiago reassumir a posição. O tricolor Rafael ficou invicto por quatro jogos, mas não conseguiu parar o ataque rubro-negro no Fla-Flu.

Quem leva a melhor: Vasco

Meio-campo

arte/GLOBOESPORTE.COM

Carlos Alberto tenta se recuperar para enfrentar o Flu de Conca

Diante do Fluminense, o treinador do Vasco, Vágner Mancini, mantém um trio de volantes, formado por Nilton, Léo Gago e o jovem Souza. Os dois primeiros, apesar de ter como característica básica a marcação, também têm papel ofensivo. Nilton é uma arma do time para cabeçadas após escanteios e cobranças de falta. E Léo Gago tem um bom chute de longa distância. Uma das qualidades que levaram o clube carioca a tirá-lo do Avaí.

Para o clássico deste sábado, a dúvida em São Januário é a escalação de Carlos Alberto, que sofreu uma forte pancada no pé direito no treino desta sexta-feira e preocupa. Se o camisa 19 não puder atuar, Magno entra no time. O que vai aumentar a responsabilidade de Philippe Coutinho na armação de jogadas.

No Flu, o treinador Cuca decidiu reforçar a marcação no meio-campo na semifinal, com a entrada de Diogo no lugar do zagueiro Leandro Euzébio. A marcação no setor também fica a cargo de Diguinho, que vive uma boa fase, e Everton. Contratado ao Barueri no início do ano, o meia tem a missão também de ajudar Conca na articulação de jogadas. O argentino segue como o cerébro do time. E um bom desempenho do Flu está ligado em boa parte ao desempenho do camisa 10. E certamente despertará atenção especial dos vascaínos.

Quem leva a melhor: Flu (se Carlos Alberto não jogar). Se atuar, empate

Ataque
  
arte/GLOBOESPORTE.COM

Dodô x Fred: duelo de artilheiros no Maracanã

Com atacantes de referência, Vasco e Fluminense revelaram força ofensiva na Taça Guanabara, com média superior a dois gols por partida. O time de São Januário fechou a disputa particular na frente, com 19 tentos, contra 17 do Tricolor. E tem o artilheiro da competição: Dodô, com sete. Apesar de afastado do futebol por quase um ano e meio (suspensão por doping), o atacante de 35 anos mostrou que ainda é motivo de preocupação para as defesas adversárias.

O mesmo vale para Fred, que retorna ao Flu após ficar fora das três últimas partidas da equipe devido a um problema na panturrilha direita. E volta motivado para levar o time à final da Taça Guanabara e avançar na artilharia - tem dois gols (de pênalti) em três partidas disputadas.

A dúvida é se ele terá Maicon a seu lado. Com a velocidade como principal arma e com a função primordial de servir o camisa 9, o jovem atacante não treinou nesta sexta-feira devido a um estiramento muscular na coxa esquerda, e o treinador Cuca disse que o aguardará até o último momento. Se Maicon for vetado, seu substituto será Bruno Veiga, que segundo o treinador, tem características semelhantes as do titular.

No Vasco, outro jovem, Philippe Coutinho, 17 anos, ganhou a posição de titular no início da temporada e se tornou peça-chave do esquema vascaíno. E tem um dos seus principais desafios como profissional neste sábado, quando deverá ser vigiado de perto.

Quem leva a melhor: ninguém - empate

Treinadores 

arte/GLOBOESPORTE.COM

Mancini e Cuca: batalha de estratégias

No duelo à beira do campo na primeira semifinal da Taça Guanabara, Cuca leva a vantagem sobre Vágner Mancini de estar há mais tempo no Tricolor e conhecer mais a fundo o elenco.

O treinador tricolor conseguiu encontrar o time ideal do Flu durante o Campeonato Brasileiro, barrando vários jogadores experientes (Luiz Alberto, Fabinho, Wellington Monteiro, Edcarlos, Paulo César, Roni) e apostando em juniores. E a base do time foi mantida para 2010.

Contratado em dezembro, o treinador do Vasco, apesar de ter formado rapidamente um time-base, passou a analisar as características dos atletas apenas a partir da pré-temporada, em janeiro.
Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário