quinta-feira, 4 de março de 2010

Na partida número 100 de Joel, Botafogo enfrenta o Duque de Caxias no Engenhão

Noite de festa para Joel Santana. Nesta quinta-feira, quando o Botafogo entrar em campo para enfrentar o Duque de Caxias no Engenhão, a partir das 21h50m (de Brasília), o treinador comandará o Alvinegro pela centésima vez em sua carreira. Uma marca que, para o principal personagem do reerguimento do Glorioso no Campeonato Carioca, é "uma honra, um orgulho". E o sentimento é especial após assumir um time despedaçado e levá-lo à conquista da Taça Guanabrara, garantindo a equipe de General Severiano pela quinta vez consecutiva na decisão do Estadual. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos, a partir de 21h20m, e o canal Premiere, através do sistema pay-per-view, transmite ao vivo para todo o Brasil.

Para o confronto válido pela segunda rodada da Taça Rio, o ataque é a única incerteza de Joel. Titular absoluto, Loco Abreu serviu à seleção uruguaia no amistoso contra a Suíça, nesta quarta-feira, mas antes de viajar deixou claro que voltaria a tempo de entrar em campo. O camisa 13 entrou no segundo tempo da vitória celeste por 3 a 1, não balançou as redes e terá de encarar 12 horas no voo de volta ao Brasil. A sua chegada está prevista para as 16h, e uma conversa com o treinador definirá a sua escalação ou não. O talismã Caio está de sobreaviso.

Gustavo Rotstein/GLOBOESPORTE.COM

Joel chega ao centésimo jogo pelo Alvinegro, e a frase 'Sou Botafogo' cada vez mais cai melhor no técnico

Independentemente de quem fizer a dupla de ataque com Herrera, Joel sabe que uma vitória sobre o Duque de Caxias é essencial, afinal, o Vasco derrotou o Bangu por 2 a 0, chegou aos seis pontos e assumiu a liderança provisória do Grupo B. O Alvinegro não corre o risco de cair na tabela, uma vez que Resende e Madureira foram batidos por Volta Redonda e Flamengo, respectivamente, mas uma vitória por dois gols de diferença sobre a equipe de pior campanha na Taça GB o recoloca em primeiro lugar na chave.

- Como subimos no ranking, hoje a nossa ação está valendo muito no mercado. Já teve dia em que não havia nenhum jornalista aqui (em General Severiano) - diz ele, lembrando do início do trabalho, há pouco mais de um mês. - Este é o tipo de jogo que entramos como favoritos, agora como campeões, mas aí é que mora o perigo. Ás vezes você ganha na base do sacrifício. Sofremos para ganhar o Tigres, e lembram do América? Também sofremos. Tomamos gol com 30 segundos de jogo contra o Resende. Quero ir para o clássico (contra o Fluminense, domingo) com as honras de campeão sem ter perdido uma sequer.

Dúvida no ataque, certeza no sistema defensivo 

Apenas horas antes do jogo Joel decidirá se Loco Abreu, após longa viagem de volta da Europa, terá condições de jogo ou se o jovem Caio começará como titular. Segundo ele, nada muda no esquema da equipe

- O time tem a sua maneira de jogar. Se toda vez que um sair nós tivermos de mudar as características, aí vai complicar. Os jogadores se encaixam dentro da maneira que atuamos – garantiu Joel, que segue sem a sua força máxima.

No setor defensivo está tudo certo, mas dentro dos problemas que o treinador enfrenta. Alessandro, que perdeu o avô momentos antes da decisão da Taça GB, continua dispensado para ficar com a família, Assim, Jancarlos, que estreou na vitória por 3 a 1 sobre o Americano, segue na lateral direita. Já o zagueiro Antônio Carlos, mesmo recuperado de uma pancada no joelho esquerdo, sofrida na semifinal contra o Flamengo, não será relacionado. Assim, Wellington segue ao lado de Fábio Ferreira e Fahel.

Para o Duque de Caxias, vida nova no segundo turno

Após a vitória por 1 a 0 sobre o América, no último domingo, o Duque de Caxias ganhou ânimo para enfrentar o campeão da Taça Guanabara. Em apenas uma partida no returno, a equipe da Baixada já somou mais pontos do que em toda a Taça Guanabara (apenas dois). Mas o técnico Álvaro Miranda pediu atenção, principalmente com as jogadas aéreas do adversário.

- O Botafogo está com muita confiança após o título do primeiro turno, e o time trabalha muito bem essa bola aérea. Por isso treinamos para tentar neutralizá-la. Vamos precisar de muita atenção, além de manter a postura ofensiva que tivemos diante do América.

Álvaro tem apenas uma dúvida para escalar o time: trata-se do apoiador Juninho, que sofreu uma pancada no tornozelo esquerdo e será reavaliado antes do jogo. Caso seja vetado pelo departamento médico, o experiente Maurinho é a principal opção para substituí-lo.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário