domingo, 2 de maio de 2010

Em busca do 40° título estadual, Atlético-MG encara o Ipatinga com boa vantagem


Em busca do seu 40º título estadual, o Atlético-MG entra em campo neste domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão, contra o Ipatinga. A decisão inédita do Campeonato Mineiro promete lotar o estádio. Todos os ingressos – 64.800 – já foram vendidos antecipadamente.

A confiança na Cidade do Galo é tão grande quanto o respeito ao adversário. Para os jogadores, o Ipatinga já provou que tem condições de chegar ao título, embora esteja em desvantagem no confronto. Para ser campeão, o Atlético pode até mesmo perder por um gol de diferença.

Atlético e Ipatinga já se enfrentaram duas vezes neste Campeonato Mineiro. Na primeira fase, no Mineirão, houve empate em 1 a 1. Já na primeira partida da final, em Ipatinga, a equipe alvinegra venceu por 3 a 2.

A torcida atleticana está muito empolgada, principalmente após a boa vitória sobre o Santos, na última quarta-feira, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Nesta temporada, o Galo perdeu apenas duas partidas e está invicto há 12 jogos.

Mesmo com toda a confiança, o discurso entre os jogadores e a comissão técnica do Atlético é o mesmo: o de respeito ao Ipatinga e o de concentração total na decisão do Mineiro. Assim, o técnico atleticano, Vanderlei Luxemburgo, entende que o título ficará mais próximo. O treinador, a propósito, pode garantir seu 11° título estadual. Antes, Luxemburgo já havia conquistado oito campeonatos paulistas, um mineiro e um capixaba.

- Está no meu sangue querer vencer. Eu não quero perder nenhuma competição que disputo – disse, empolgado, o técnico do Atlético.

Como de praxe, principalmente em decisões, o treinador do Galo não divulgou quem serão os titulares. O time poderá ser escalado no 3-5-2 ou no 4-4-2, formação mais provável. Neste último caso, Júnior seria escalado na lateral esquerda, e Ricardinho, no meio-campo.

O único desfalque certo é o volante Jonílson, que recebeu o terceiro cartão amarelo na partida de ida da decisão. Porém, por ser considerado reserva, o jogador não vai influenciar na escalação da equipe.

A grande esperança da torcida atleticana é mesmo o atacante Diego Tardelli. Com os três gols marcados contra o Santos, além da excelente participação nas últimas partidas, o artilheiro se tornou o grande trunfo da equipe para conquistar mais um título. 

O Tigre buscará seu segundo título mineiro. Em 2005, a equipe precisava vencer o Cruzeiro, em pleno Mineirão, para garantir a conquista estadual. E, contrariando todas as expectativas, o Ipatinga venceu por 2 a 1.

E é pensando nesse retrospecto que a equipe quadricolor chega a Belo Horizonte. Para vencer por dois gols de diferença, o Ipatinga não poderá errar em momento algum. O lateral-direito Luizinho, presente na decisão de 2005, está novamente no grupo. Para ele, os jogadores precisam estar totalmente focados nos 90 minutos de jogo.

- Nós não vamos vender barato o título. O Ipatinga está com vontade de ser campeão. Muitos dizem que o Atlético já ganhou, mas não é bem assim – contestou o lateral-direito Luizinho.

O técnico Gilson Kleina deve escalar a equipe novamente no esquema 3-5-2, porém com uma mudança de postura tática. O volante Max Carrasco está de volta, após cumprir suspensão automática. O atacante Amílton também deve voltar, mas seguirá como opção no banco de reservas.

A grande surpresa deverá ser na formação do ataque. Danilo Dias, titular absoluto, terá a companhia de Francismar, mais adiantado. Assim, Javier Reina entrará no meio-campo.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário