sábado, 1 de maio de 2010

Nadal sua para bater algoz de Federer e retorna à final do Masters 1.000 de Roma

O letão Ernests Gulbis fez nome durante a semana, no Masters 1.000 de Roma. Eliminou Roger Federer na segunda rodada e bateu o tenista da casa Filippo Volandri em uma partida emocionante. Sua boa fase, no entanto, esbarrou em Rafael Nadal. O espanhol enfim perdeu um set no saibro, mas saiu com a vitória por 6/4, 3/6 e 6/4, em 2h47m, e alcançou mais uma vez a final do torneio italiano.

Agência/EFE

Rafael Nadal vence o letão Ernests Gulbis e passa à final do Masters de Roma

Tetracampeão em Roma (2005, 2006, 2007 e 2009), Nadal agora tem 26 vitórias e apenas uma derrota no tradicional evento disputado em quadras de saibro. Ele buscará seu quinto título na cidade contra o compatriota espanhol David Ferrer (17 do mundo), que conseguiu uma impressionante vitória sobre Fernando Verdasco (9).

David Ferrer será o rival de Nadal na decisão

Atual terceiro colocado no ranking, Nadal chega como franco favorito. Além de não ter perdido um set sequer no saibro este ano, o pentacampeão de Roland Garros venceu dez dos 13 jogos contra Ferrer. Na terra batida, Ferrer, só tem um triunfo, que veio em 2004, no primeiro jogo entre ambos. Na época, Nadal tinha 17 anos.

O último duelo entre os espanhóis foi no Masters de Monte Carlo, há duas semanas, e Nadal venceu por 6/2 e 6/3. A favor do número 17 do mundo, apenas uma estatística: a única derrota de Nadal em Roma veio diante de um espanhol: Juan Carlos Ferrero, no ano de 2008. Naquela partida, porém, o então número 2 do mundo teve bolhas no pé direito.


Quebras no começo dos sets fazem diferença



  Ag./Reuters

Nadal comemora a vaga na decisão

Assim como fez em todo o torneio, Gulbis, de 21 anos e número 40 do mundo, teve uma grande atuação neste sábado. Vacilos no primeiro game, entretanto, pesaram. O letão cometeu três erros não forçados e, com uma esquerda para fora, cedeu a quebra logo no começo. Nadal confirmou seu saque em seguida e não deu margem para uma reação.

Gulbis encontrou seu saque - e seu jogo - no terceiro game, mas não foi o suficiente para recuperar a igualdade. O letão só conseguiu ameaçar no décimo game, quando Nadal sacava para fechar a parcial, mas o espanhol salvou dois break points e selou o set.

O segundo set foi o contrário do primeiro. Nadal cometeu falhas bobas no segundo game e permitiu a quebra. Desta vez, foi Gulbis quem aproveitou a vantagem, colocou 3/0 e não abriu portas para uma reação do espanhol.

O letão sacou bem durante toda a parcial, encaixou seu jogo agressivo, forçando mais erros do adversário, e se defendeu da única chance de quebra do adversário. Com uma bola na rede de Nadal, Gulbis fechou o set em 6/3 e forçou a terceira parcial.

O set decisivo começou com outro susto para Nadal, que teve de salvar um break point logo no primeiro game. O espanhol brilhou, vencendo três belos pontos seguidos e abrindo a parcial em vantagem.

Gulbis, aos poucos, começou a errar mais, mas se salvou sempre com belos saques (foram 14 aces ao todo). No sexto game, precisou escapar de quatro break points e, no oitavo, evitou a quebra com outro grande serviço. No décimo, porém, o letão não resistiu. Após duas curtinhas mal executadas e uma direita para fora, Gulbis cedeu três match points. Logo na primeira chance, Nadal contou com um erro de esquerda do adversário para chegar à vitória.

 Fonte:Glob.com
Marivaldo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário