terça-feira, 18 de maio de 2010

Prefeitura apresenta maquete com mudanças no projeto olímpico

Eduardo Paes se reúne com representantes do COI 
Eduardo Paes mostra a maquete com as
mudanças 
 
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentou nesta terça-feira a membros da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) as sugestões de alterações do projeto inicial das Olimpíadas de 2016. Em reunião realizada em um hotel na Barra da Tijuca, a maquete que mostra o deslocamento de alguns equipamentos da Zona Oeste para a Zona Portuária foi exibida para a presidente do grupo, a marroquina Nawal El Moutawakel, e para o diretor executivo, o suíço Gilbert Felli.

Nesta terça-feira, foi realizada a primeira reunião da semana entre os representantes dos três níveis de governo, membros do COI e do comitê responsável pela organização dos Jogos de 2016. A intenção dos encontros é discutir sobre o andamento dos preparativos para as Olimpíadas do Rio.
Desde outubro do ano passado, Eduardo Paes causou polêmica ao sugerir essa possibilidade de alteração no projeto. Na ocasião, o diretor de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli, disse estar "surpreso" com esta notícia.

No projeto batizado de "Porto Olímpico", as áreas de mídia ficariam em terrenos da Avenida Francisco Bicalho. Já alguns equipamentos temporários, que antes estavam localizados no Riocentro, passariam para galpões no Porto ou até mesmo para a Cidade do Samba.

Eduardo Paes e comitiva do COI 
Eduardo Paes e comitiva do COI

Para convencer os membros do COI, a prefeitura desenvolveu estudos de localização das instalações, junto com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), e ainda refez simulações de tempo de viagem entre os quatro núcleos olímpicos (Barra, Copacaba, Maracanã e Deodoro).

Até sábado, a Comissão de Coordenação do COI terá agenda cheia na cidade. Na quarta, visitará algumas instalações. Na quinta, atenderá a imprensa em uma entrevista coletiva. Na sexta e no sábado, participará de um Seminário de Orientação do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) para discutir os desafios e as operações de organização dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016.

- Os últimos meses foram de intenso trabalho na estruturação do Comitê Rio 2016 e foi com imensa satisfação que apresentamos os resultados para a Comissão de Coordenação do COI. Desenvolveremos uma estreita parceira com eles nos próximos anos e essa primeira visita oficial de todo o grupo é muito importante. Este é um ano de planejamento e organização e as reuniões foram muito proveitosas - disse o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário