domingo, 12 de setembro de 2010

Pelo único Grand Slam que lhe falta, Nadal decide em NY contra Djokovic

Roland Garros em 2005, 2006, 2007, 2008 e 2010; Wimbledon em 2008 e 2010; e Australian Open em 2009. Dono de oito títulos de Grand Slam, Nadal sente falta de um troféu e já disse que, hoje, o US Open é o torneio mais importante para ele. A grande chance vem neste domingo, na decisão em Flushing Meadows, às 17h30m (de Brasília), contra Novak Djokovic.

Rafael Nadal tênis US Open semifinais 
 
Rafael Nadal vibra ao completar a vitória sobre o russo Mikhail Youzhny na semifinal
 
Se vencer, Nadal fechará um ciclo e completará o Career Slam, ou seja, terá vencido os quatro Grand Slams, mesmo que em anos diferentes. Na história do tênis, apenas seis atletas realizaram a façanha: Fred Perry, Don Budge, Rod Laver, Roy Emerson, Andre Agassi e Roger Federer.

O espanhol, aliás, deixará para trás a maioria dos nomes acima, já que tem em casa uma medalha de ouro olímpica em simples. Assim, completará também o Career Golden Slam, feito que apenas Andre Agassi, campeão em Atlanta/1996, conseguiu na história da modalidade.
Do outro lado da quadra estará Novak Djokovic, campeão do Australian Open/2008, que tenta seu segundo título em um Grand Slam. Neste sábado, menos de 24h antes do início da decisão, o sérvio ficou 3h44m em quadra e salvou dois match points para derrubar Roger Federer. A última vez que bateu o suíço em uma semi de Grand Slam foi em Melbourne, justamente onde conquistou seu primeiro título do Australian Open.

Em confrontos diretos, Nadal leva vantagem no retrospecto.O espanhol tem 14 vitórias, contra sete de Djokovic. O sérvio, porém, venceu os últimos três jogos, todos em quadras duras - em pisos parecidos com o do US Open - e no segundo semestre do ano passado.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário