domingo, 4 de dezembro de 2011

Médico, craque e politizado: carreira de Sócrates foi singular

Paraense de Belém, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, morto neste domingo, aos 57 anos (19/2/1954 – 4/12/2011), começou no Botafogo de Ribeirão Preto e ainda era acadêmico de medicina quando passou a atuar pelo time principal do clube, em 1974. As atribuições como médico o impediam de se dedicar integralmente ao futebol, o que colaborou para tornar sua carreira singular.
O jovem alto e esguio logo se destacou com seu jogo refinado e inteligente, repleto de toques de calcanhar, passes e lançamentos precisos. Já em seu primeiro Campeonato Paulista, Sócrates encantou o público, em especial os torcedores do Tricolor de Ribeirão, onde iniciou uma dupla infernal com o centroavante Geraldão, que seria o goleador da competição com 23 gols (dez a menos que todo o restante da equipe).
Contrastando com o estilo rompedor do companheiro, Sócrates era o lado cerebral da parceria, com assistências perfeitas, além de contribuir com gols decisivos para a boa campanha (sexto lugar no geral). A qualidade de goleador se fez presente de forma mais evidente durante o Paulista de 1976, quando fechou a competição como artilheiro, com 15 tentos assinalados.

sócrates 1978 botafogo ribeirão preto (Foto: Agência Estado) 
Início da carreira foi como jogador do Botafogo
de Ribeirão Preto (Foto: Agência Estado)
 
Mas foi a temporada de 1977 o divisor de águas na carreira de Sócrates, então doutor aos 23 anos. Com uma campanha histórica, o Botafogo conquistou o primeiro turno do Campeonato Paulista (na decisão, segurou um empate por 0 a 0 com o São Paulo, inclusive na prorrogação, no Morumbi) e se tornou a grande surpresa do futebol brasileiro na época. Com oito gols, o Magrão foi o artilheiro do time que era composto por veteranos como o goleiro Aguilera (ex-seleção paraguaia nas Eliminatórias para 1970), o zagueiro Manuel, o volante Lorico (ex-Vasco e Portuguesa) e jovens talentosos como o meia Osmarzinho, o ponta-esquerda João Carlos Motoca e o ponta-direita Zé Mário, este pré-convocado para a Copa de 1978. Porém, o jogador faleceu meses antes, vítima de leucemia, doença esta diagnosticada em um exame de rotina da Seleção.

Após a disputa do Brasileiro com o Botinha, Sócrates foi contratado pelo Corinthians, onde se tornou referência e ídolo da Fiel. No time do Parque São Jorge, reencontrou Geraldão, e a dupla voltou a fazer sucesso, agora na conquista do Paulista de 1979.

O grande momento do Doutor no Timão, entretanto, foi na chamada Democracia Corintiana, política adotada pelo diretor de futebol Adilson Monteiro Alves, que dava liberdade aos atletas nas decisões referentes ao departamento de futebol. Sob a regência de Sócrates, o Corinthians (que contava também com nomes como o lateral-esquerdo Wladimir, o volante Biro-Biro, o meia Zenon e o centroavante Casagrande, entre outros) faturou o bicampeonato estadual e se tornou uma das equipes mais fortes do país.

sócrates 1979 médico (Foto: Agência Estado) 
Medicina também fazia parte de sua vida

(Foto: Agência Estado)
 
Além dos três títulos estaduais e das inúmeras jogadas geniais, Sócrates escreveu seu nome na trajetória alvinegra ao marcar 172 gols e se tornar o oitavo maior goleador da história do clube do Parque São Jorge.

Sócrates não lutou por democracia só no Corinthians. Ele teve papel de destaque na campanha por Diretas Já no Brasil, no início da década de 80. Tinha ideais socialistas e era admirador do regime cubano – o mais novo de seus filhos recebeu o nome de Fidel, em homenagem ao líder Fidel Castro.

E não foram somente suas exibições no Corinthians que chamavam a atenção. Estreando na Seleção Brasileira em 1979 (6 x 0 Paraguai, no Maracanã), sob o comando de Telê Santana, o jogador brilhou ao lado de Zico, Falcão, Júnior, Leandro, Éder e Cerezo naquele que, para muitos, foi um dos melhores selecionados nacionais em todos os tempos, porém duramente castigado com a eliminação para a Itália na Copa de 82. Com a camisa amarela, cumpriu um total de 63 compromissos e marcou 24 vezes, entre 1979 e 1986, ano em que disputou seu segundo Mundial.

sócrates corinthians x são paulo 1983 (Foto: Gazeta Press) 
Consagração pelo Corinthians. Na foto, clássico de
1983 contra o São Paulo (Foto: Gazeta Press)
 
Com a abertura do mercado italiano no início dos anos 80 (até então bem restrito para jogadores estrangeiros), clubes tradicionais do país europeu passaram a buscar astros do futebol brasileiro e, após as idas de Falcão (Roma, em 1980), Zico (Udinese, 1983), Toninho Cerezo (Roma, 1983) e Júnior (Torino, 1984), chegou a vez de Sócrates desfilar seu talento no cálcio. Em 1984, foi contratado pela Fiorentina, que tinha como ídolo Daniel Passarella, astro e capitão da seleção argentina campeão do mundo em 1978. O estilo de jogo cadenciado do Doutor, porém, foi motivo de críticas por parte do companheiro, o que, de certa forma, ajudou a abreviar a passagem do atacante pelo futebol italiano.

Depois de um ano e meio sob as cores do clube de Florença, Sócrates retorna ao Brasil aos 32 anos para defender o Flamengo e, mais uma vez, formar parceira com Zico. Com o condicionamento físico já aquém do esperado e seguidas contusões, Magrão não teve destaque no Rubro-Negro, atuando somente 20 vezes e marcando cinco gols. No entanto, participou da conquista do Campeonato Carioca de 1986.

A ideia era de encerrar a carreira após a passagem pela Gávea, e o jogador se afastou dos gramados. Porém, um convite do Santos fez com que retornasse à ativa em 1988, um ano depois. Estreou pelo Peixe fazendo gol em um amistoso contra o Cerro do Uruguai (4 a 2, na Vila), mas, pouco tempo depois, decidiu se aposentar de vez, finalizando simbolicamente sua brilhante trajetória desportiva no querido Botinha, onde tudo começou.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Luxa faz balanço de R10, Fla, futebol do Rio e elege craque: Neymar

Ronaldinho e Vanderlei Luxemburgo no treino do Flamengo (Foto: Jorge Willian/O Globo) 
Luxa diz que o saldo de Ronaldinho foi positivo
nesta temporada (Foto: Jorge Willian/O Globo)
 
Às vésperas do último jogo de 2011, Vanderlei Luxemburgo fez um balanço da temporada de Ronaldinho Gaúcho, em particular, e do Flamengo, como um todo. Para o treinador, o camisa 10 oscilou bons e maus momentos, mas o saldo foi positivo. Já em relação ao time, viu expressivas melhoras em comparação ao ano passado, mas ressaltou que ainda tem muito a fazer para 2012.

- O Ronaldo teve momentos bons e ruins na temporada, jogou bastante, está readaptado ao Brasil, não temos nada a reclamar. Estamos próximos de voltar à elite do futebol sul-americano, falta um pouquinho. E o Ronaldo faz parte do contexto, ele trouxe grandeza para o Flamengo, juntando ao nome do clube que é muito forte – afirmou.

Vanderlei não quis comentar sobre a permanência de Ronaldinho e Thiago Neves. Mas deixou escapar que as negociações estão avançadas. - O momento não é de comentarmos isso, é assunto interno, vale discutir o jogo contra o Vasco. Isso é uma coisa que já está no caminho, sendo discutida há muito tempo.

Vanderlei projeta o ano de 2012 e destaca o retorno de grandes nomes para o futebol brasileiro. - A volta do Ronaldo lá atrás, do Ronaldinho, do Deco, que estava há muito tempo na Europa, o Fred que optou por jogar no Brasil. Hoje o país se equipara ao futebol europeu em relação a pagamento. Na competição de mercado, até ultrapassa alguns países. Tem que existir projetos como a manutenção do Neymar, que foi a maior conquista do futebol brasileiro. Gostaria que não ficasse só nisso.

chamada carrossel vanderlei luxemburgo  flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem) 
Luxa acredita que 2011 foi o ano de recuperação do
Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
 
Sobre o time, Vanderlei deixou claro que melhoras aconteceram, mas que o Flamengo ainda tem muito a almejar. - Ano que vem tem que ser melhor. O Flamengo tem que pensar sempre em estar na elite do futebol sul-americano. Tivemos uma recuperação fantástica do ano passado para este. Vejo o ano como de recuperação, mas percalços aconteceram e não chegamos ao título – analisou. O técnico foi além, exaltou o bom momento do futebol carioca, mas fez um alerta.

- O futebol carioca fez bons investimentos, a volta do Ronaldinho, o Deco, o presidente do Botafogo sendo audacioso, fazendo um grande trabalho. O futebol carioca sempre lutou por títulos, mas não pode ser um castelo de areia. Em 1991, quando saí daqui, disse que o futebol carioca estava 10 anos atrás. Agora, está sempre chegando junto. Mas ainda é preciso melhorar a estrutura. Questionado sobre quem seria o craque do Brasileirão, Vanderlei não titubeou: - Neymar.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Venda de ingressos restantes para torcida do Fla começa sem confusão

o. Setor superior também é vendido

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
fila de venda de ingressos no Engenhão para Vasco x Flamengo (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM) 
Movimento é tranquilo no Engenhão
(Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)
 
A movimentação é tranquila para a venda dos 1.200 ingressos restantes para o decisivo clássico de domingo entre Vasco e Flamengo, pela última rodada do Brasileirão, às 17h, no Engenhão. Os torcedores começaram a chegar à bilheteria da Ala Leste do Engenhão nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira. Com a procura abaixo do esperado, a tendência é que a venda siga até a tarde. Por volta das 11h, por exemplo, não havia uma pessoa sequer na fila.

Inicialmente, nesta sexta só seriam vendidos os últimos ingressos disponíveis para o Setor Leste Inferior (R$ 60), destinado aos torcedores rubro-negros. No entanto, segundo funcionários do Vasco, que organiza a venda por ser mandante do clássico, surgiram entradas para Leste Superior (R$ 30), por conta de desistências em compras pela internet.

Ao contrário do que aconteceu na última quinta-feira, quando houve confronto entre torcedores e policiais, um grupo de seguranças contratados pelo Vasco organiza as filas. Uma viatura chegou ao local por volta de 9h20m com dois policiais. Cambistas, no entanto, circularam sem ser incomodados.

O clima de tranquilidade deu espaço até para brincadeiras e provocações com o rival. Um grupo de torcedores rubro-negros ergueu uma faixa com a frase: “O time do Flamengo é o pesadelo dos vascaínos”.
A abertura das bilheterias da ala leste do estádio estava prevista para às 10h desta sexta, mas, segundo um dos responsáveis pela segurança, o horário foi antecipado para evitar aglomerações. A pedido do Vasco,  a venda acontece exclusivamente no Engenhão. Não há mais entradas para os setores do Time da Colina.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Maikon Leite volta a treinar com bola e pode encarar o Corinthians

Maikon Leite em treino (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com) 
Maikon Leite volta a treinar com bola
(Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)
Depois de quase um mês no estaleiro, o atacante Maikon Leite voltou a treinar com o restante do grupo nesta quinta-feira. O jogador já havia ido a campo na última quarta para uma corrida em torno do gramado. Agora, ele integrou o coletivo comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari e pode ser a novidade do Palmeiras para o confronto com o Corinthians, no próximo domingo, às 17h (horário de Brasília), no Pacaembu.

Antes de sofrer com a lesão na coxa esquerda, Maikon Leite não passava por uma boa fase e vinha perdendo espaço no Verdão. Ele não balança a rede desde o empate por 1 a 1 com o Flamengo, no dia 12 de outubro. Agora, ele briga com Ricardo Bueno por um posto entre os titulares, já que o artilheiro do time no Brasileirão, Luan, dificilmente ficará fora do dérbi.

A atividade do dia foi fechada para a imprensa. Felipão aproveitou para testar formações e ensaiar algumas jogadas. Depois da saída de Thiago Heleno e Maikon Leite, o departamento médico fica apenas com o zagueiro Maurício Ramos, que segue tratamento na lesão da coxa direita.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Após volta por cima, Luan quer ser lembrado por 'gol que definirá o jogo'


luan palmeiras treino (Foto: Agência Estado) 
Luan, sobre gol contra o Corinthians: 'Seria deixar
uma história escrita' (Foto: Agência Estado)
 
Do início à reta final do Brasileirão, Luan foi o homem de segurança do técnico Luiz Felipe Scolari. Ele só não esteve entre os titulares em quatro dos 27 jogos do Palmeiras no nacional, mas, mesmo contando com o apoio do treinador, era bastante contestado por parte da torcida. Aos poucos, com gols, o atacante conquistou a torcida alviverde, que chegou até a cantar "ão, ão, ão, Luan é seleção". A receita para tal mudança? O "operário" Luan resume em uma palavra: trabalho.

- Pela forma como vinha sendo criticado, dei a volta por cima. Quando estava em fase ruim, nunca desisti, nem parei de trabalhar, porque sabia que uma hora ou outra a bola ia voltar a entrar. Foi muito trabalho.
Antes questionado, agora indispensável. Luan conta que a alteração do status lhe deu confiança para brigar de igual para igual com os adversários. Aliás, o rival de domingo, às 17h (horário de Brasília), é nada menos que o Corinthians.

No dérbi paulista do primeiro turno, o Alvinegro saiu na frente, mas Luan empatou a partida, e Fernandão virou o jogo para o Verdão. Dessa vez, o Corinthians briga pelo título do Brasileirão - e precisa apenas de um empate para garantir a taça, independentemente de outros resultados -, mas o artilheiro alviverde no nacional, com nove gols, quer balançar a rede novamente para ser decisivo e ficar marcado na memória do futebol.

- Seria deixar uma história escrita. Como vemos nas histórias de antigamente, um gol agora será lembrado. E que seja para definir o jogo. Até mesmo meus filhos podem ver futuramente - ressaltou Luan.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Liedson rejeita status de ídolo e quer ser apenas mais um na conquista

liedson corinthians coletiva (Foto: Nilton Fukuda / Agência Estado) 
Liedson não se vê como ídolo no Timão
(Foto: Nilton Fukuda / Agência Estado)
 
Nos últimos campeonatos em que o Corinthians se sagrou campeão (Paulistão e Copa do Brasil em 2009), Ronaldo, que pendurou as chuteiras neste ano, foi o grande responsável por aumentar a galeria de títulos do clube e, em curto espaço de tempo, passou a ser um dos maiores ídolos da torcida alvinegra. Com boas chances de ganhar o Brasileirão deste ano, Liedson ainda não se vê como um ídolo dos corintianos.

- Sinto que o torcedor corintiano tem muito carinho por mim, mas não me sinto um ídolo nem me sinto 'o cara'. Sou mais um jogador que está querendo ajudar o time a ser campeão - comentou Liedson. Apesar disso, o Levezinho sabe que poderá entrar na seleta lista de jogadores que já foram campeões brasileiros pelo Corinthians e promete se doar para trazer esse título para o clube.

- Não tem motivação maior que lutar pelo título e nessa hora não temos que inventar - avisou Liedson.
O Liedson não resolve nada sozinho. Futebol é conjunto, é grupo"Liedson 

Artilheiro do time na temporada, com 23 gols, ele pode garantir seu segundo título com a camisa do Corinthians. Em sua primeira passagem pelo clube, Liedson ajudou na conquista do Campeonato Paulista de 2003.
Mesmo sendo o jogador que em alguns momentos importantes decidiu as partidas, como aconteceu na vitória sobre o Figueirense, no último domingo, Liedson tem consciência que não fará a diferença sozinho neste time do Corinthians. Para ele, a equipe sempre se destacou pela força do grupo e foi dessa maneira que chegou ao final do campeonato na liderança e dependendo apenas de si para ser campeã.

- O Liedson não resolve nada sozinho. Futebol é conjunto, é grupo. Quando o coletivo é muito forte, o valor individual aparece naturalmente. Sempre penso mais na parte coletiva do que na individual - completou.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Sheik é punido pelo STJD e está fora de jogo decisivo contra Palmeiras

Emerson Sheik está fora do jogo decisivo do Corinthians contra o Palmeiras, domingo, no Pacaembu. Em julgamento nesta quinta-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, o atacante foi punido com uma partida de suspensão. No Twitter, Sheik ironizou a decisão do Tribunal, postando uma foto de um vergão em suas costas que teria sido causado, supostamente, por um jogador do Figueirense na partida do último domingo.

O julgamento desta quinta se deu por causa de um pisão no pescoço do lateral Daniel, do Avaí, em partida disputada no dia 11 de outubro, no Pacaembu. Emerson foi enquadrado no artigo 250 (ato hostil) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Dois dos auditores chegaram a sugerir que Sheik fosse julgado por agressão (artigo 254), aplicando a ele uma punição que poderia variar entre quatro e seis jogos. Mas a maioria dos auditores o manteve enquadrado no artigo 250 do CBJD.

A pena aplicada nesta quinta foi a mesma do primeiro julgamento, feito em 11 de novembro, quando Sheik havia pegado um jogo de suspensão. Na ocasião, o Corinthians obteve um efeito suspensivo para que ele enfrentasse o Atlético-PR no fim de semana seguinte. A nova audiência, marcada para o último dia 22, acabou adiada, o que deu condições ao atacante de enfrentar o Figueirense, no último domingo.

Com o adiamento, uma nova sessão foi marcada para esta quinta-feira. E o advogado do clube paulista, João Zanforlin, iniciou pedindo novo adiamento do caso. O presidente do Tribunal Pleno, Rubens Approbato (que é conselheiro vitalício do Corinthians), porém, indeferiu o pedido. O julgamento foi realizado normalmente.
A diretoria corintiana, aliás, não poupou esforços para conseguir o maior número de argumentos que pudessem livrar o atacante de qualquer punição. Um perito foi contratado para analisar as imagens do lance em que Sheik pisa em Daniel. A conclusão da defesa era de que ele não teve intenção de atingir o adversário. O vídeo, com todas as marcações feitas pelo perito, foi levado ao tribunal e exibido aos auditores.

Zanforlin também fez questão de lembrar aos auditores que o árbitro Leandro Pedro Vuaden deu apenas cartão amarelo a Emerson. Segundo o advogado, a presença do auxiliar e do quarto árbitro próximos à jogada mostra que o lance não teve a gravidade questionada pelo tribunal.Espero que essas decisões não caiam mais no colo de um corintiano como eu. Quero estar na geral torcendo e não aqui. Infelizmente o Emerson está fora da última partida do campeonato" 
Rubens Approbato, presidente do Tribunal Pleno
- Emerson não fez nada. Ao final do jogo, ainda foi conversar com o jogador atingido. Olhem a presença do quarto árbitro. Ele está ao lado do lance. O auxiliar estava perto do lance também - disse Zanforlin, durante a defesa.  O procurador Paulo Schmitt contestou a versão de Zanforlin. - O caso é de agressão. Com todo respeito à defesa, a imagem é clara. Ele chuta o adversário e depois, em vez de pular, pisa no mesmo. Não interessa se são amigos, se se abraçaram depois. O que importa é o momento. No momento, o Daniel sentiu o pisão e a maldade. Houve uma equivocada análise da primeira instância ao desclassificar o lance de agressão para ato hostil. Emerson deveria ter sido suspenso por, no mínimo, quatro jogos - disse Schmitt.

emerson Sheik machucado (Foto: Divulgação/Twitter) 
Sheik postou no Twitter imagem de vergão causado por jogador do Figueira (Foto: Reprodução/Twitter)
Zanforlin queria o árbitro em julgamento
Zanforlin retrucou, dizendo que gostaria que o árbitro Vuaden fosse ouvido no julgamento, assim como ocorreu na sessão que puniu o zagueiro Bolívar, do Inter, por seis meses, após entrada dura em Bobô, do Bahia.

- Queríamos ouvir o árbitro, como fizeram no caso do Bolívar, mas não deram esse direito ao Corinthians. Gostaria de saber do Leandro Pedro Vuaden por que ele deu o cartão amarelo ao Emerson. O dia em que um advogado tiver condições de trazer um árbitro para depor eu vou dar risada. Quem deveria ter indiciado o juiz era a procuradoria - disse Zanforlin.

O caso é de agressão. Com todo respeito à defesa, a imagem é clara. Ele chuta o adversário e depois,
em vez de pular, pisa no mesmo. Não interessa se são amigos,se se abraçaram depois"  Paulo Schmitt, procurador do STJD
 
- Olhem o samba maluco em que estamos. A regra do jogo é do árbitro. Quando ele toma uma decisão, tribunal nenhum do mundo pode mudar a sentença sem que o mesmo confesse o seu erro - emendou o advogado corintiano.

O relator Flávio Zveiter começou pedindo dois jogos de suspensão. O auditor Virgílio Val deu provimento ao pedido da Procuradoria e foi ainda mais duro: pediu quatro partidas de gancho. O auditor José Mauro Couto abriu seu parecer dizendo não se lembrar de já ter votado contra o Corinthians e elogiando o advogado do clube paulista. Ele disse que gosta de absolver e se denominou um "apóstolo da absolvição". Mas citou o chute de Emerson no adversário antes mesmo do pisão e pediu seis jogos de punição com base no artigo 254 (agressão).

O auditor Francisco Mussinch divergiu em relação aos últimos votantes, disse que não considerou o lance uma agressão e manteve a pena aplicada no primeiro julgamento, de uma partida de suspensão. O auditor Caio César também disse que não considerou o lance uma agressão e acompanhou o relator Flávio Zveiter, com o voto de duas partidas de suspensão.
Na sequência, os auditores Alexandre Quadros e Dário Rocine acompanharam a divergência de Mussinch, votando pela punição de apenas uma partida. O auditor Felipe Bevilacqua, porém, votou por quatro partidas de suspensão ao atacante Emerson, com base no artigo 254 (agressão).A regra do jogo é do árbitro. Quando ele toma uma decisão, tribunal nenhum do mundo pode mudar a sentença sem que o mesmo confesse o seu erro"

João Zanforlim, advogado do CorinthiansO presidente do Tribunal Pleno, Rubens Approbato, porém, acompanhou o auditor Mussinch e votou pela suspensão do atacante Emerson por uma partida também com base no artigo 250.
- Espero que essas decisões não caiam mais no colo de um corintiano como eu. Quero estar na geral torcendo e não aqui. Voto por uma partida de suspensão no artigo 250. Infelizmente o Emerson está fora da última partida do campeonato.
 
Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

O Time do Ano do Futebol Brasileiro

É prematuro para publicar esse post, dirão muitos, mas eu não penso assim. Vou além: ele já estava mais ou menos desenhado em minha cabeça há uns vinte dias, por aí. E o resultado do jogo de anteontem, em Santiago do Chile, somente consolidou minha certeza. É provável que o Corinthians sagre-se Campeão Brasileiro de 2011 no próximo domingo, com todos os méritos.

É possível, talvez não tão provável, que o Santos sagre-se Campeão Mundial em poucos dias, no Japão.  Serão grandes feitos e, talvez, ninguém mais que o atual Campeão da Copa Libertadores de América merecesse o título de Time Brasileiro do Ano de 2011, principalmente se conquistar o Mundial. Penso de forma diferente, porém.

Para mim, para a visão que tenho do futebol brasileiro hoje e do futuro e, independentemente do resultado de seu jogo final no Brasileiro e de conquistar ou não o título de Campeão Brasileiro, o Time do Ano é o Vasco da Gama.
É o Vasco de Ricardo Gomes.
Que também é o Vasco de Cristovão, Juninho, Felipe, Dedé, Diego & Cia. bela. É, igualmente, e digo com satisfação (apesar de algumas ressalvas e frustrações), o Vasco de Roberto Dinamite.

Ora, mas por que Time do Ano, ainda por cima com maiúsculas? Só porque venceu a Copa do Brasil? A mesma que você diz ser uma competição secundária? Não, irritado leitor não vascaíno, é o Time do Ano porque honrou todas as suas disputas, enobreceu-as.

Porque não entrou em férias depois de uma conquista, pelo contrário, foi à luta em duas frentes, diferentes e extenuantes por si só, e muito mais, muitíssimo mais quando somadas, quando simultâneas. Como fez o Cruzeiro de Vanderlei Luxemburgo, em 2003, numa outra época bem diferente da atual, mas de forma igualmente nobre.

É o Time do Ano porque deu um bom exemplo de como um clube pode, mesmo com dificuldades e orçamento apertado, montar um bom elenco, mesclando novos e veteranos e dar condições à sua comissão técnica para realizar um bom trabalho. E, finalmente, por último, mas não menos importante, é o meu Time do Ano por ter jogado bonito, por ter jogado futebol com jogadores que pensam e sabem armar, por jogar com meias e não somente meia-dúzia de volantes, os tais “de contenção”, usando e abusando do triste e monótono “jogo aéreo” que domina o futebol brasileiro desse começo de século.

Para mim, para esse meu pensamento, portanto, não é relevante que o Vasco vença o Flamengo e conquiste o Brasileiro por conta de um tropeço corintiano. Seria, ou será, somente a cereja extra do bolo que já é bom.

É o Vasco de Ricardo Gomes, porque foi ele o treinador que montou elenco e equipe, que conduziu o time à conquista da Copa do Brasil e da vaga na Copa Libertadores. Porque foi ele que criou um clima tão bom que, em sua ausência, todos sentiram-se extremamente motivados em dar sequência ao trabalho que já estava em desenvolvimento. Naturalmente, até pela dinâmica própria da temporada, sobretudo com duas competições simultâneas, também é o Vasco de Cristóvão, que comandou e mudou uma coisa aqui, outra ali, alterou um jeito cá e outro acolá, mas a essência permanece.

É o Vasco de Juninho, jogador que merece profundo respeito pelo futebol e pelo caráter. É de Felipe, que vem jogando muito, assim como Diego Souza. Confesso, sem vergonha alguma, que ambos surpreenderam-me positivamente, pois deles não esperava tanto. É de Dedé, claro, que em uma só temporada mostrou o suficiente para ser considerado um dos dois melhores zagueiros brasileiros.  Creio ser até um pouco injusto destacar esses quatro jogadores, porque o time é um conjunto na melhor acepção da palavra. Sendo redundante, é um time.

É o Vasco de Roberto, que assumiu o clube em situação terrível, foi à luta, revelou os números reais do clube, tristes e assustadores números, que durante anos foram mascarados. Com enormes dificuldades, Roberto conseguiu conduzir o clube até esse momento mágico. Não há como não dizer que esse Vasco é o seu Vasco, merecidamente. Mesmo com muitos problemas, ele prova que gestão faz a diferença. Boa gestão faz a boa diferença. Foi o homem, foi o ex-atleta, mas foi, também, o presidente, o gestor Roberto que veio a público e disse: Ricardo Gomes é o treinador do Vasco da Gama – quando este foi internado por conta de seu problema de saúde.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Cruzeiro aguarda manifestação do Vasco sobre a aquisição de Bernardo

O Vasco ainda não fez nem manifestou a opção de compra de 50% dos direitos do meia Bernardo, que pertencem ao Cruzeiro. Anteriormente, as diretorias declararam que, até o dia 30 de novembro, o assunto estaria acertado. Agora, segundo o Cruzeiro, o clube carioca tem até 31 de dezembro para fazer o acordo.
 
Bernardo comemora gol do Vasco contra o Fluminense (Foto: Divulgação / Site Oficial do Vasco) 
Bernardo comemora gol do Vasco contra o Fluminense (Foto: Divulgação / Site Oficial do Vasco)
 
O diretor de futebol do Cruzeiro, Dimas Fonseca, explicou que não havia nenhuma cláusula que obrigava o Vasco a manifestar o interesse da aquisição de parte dos direitos do jogador até novembro.

- O Vasco ainda não nos comunicou. Mas eles têm até o fim do empréstimo, dia 31 de dezembro, para fazer a opção de compra.

O Cruzeiro estipulou em 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 3,5 milhões) o valor dos 50% dos direitos do atleta. A Raposa continuaria com 15%. O restante do percentual está dividido entre familiares do atleta e investidores.

Segundo a diretoria vascaína, o próprio jogador tem interesse em permanecer no Rio de Janeiro. Na última rodada, Bernardo foi o destaque do Vasco ao marcar o gol da vitória sobre o Fluminense e manter o time cruzmaltino na briga pelo título do Campeonato Brasileiro.
 
Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Meia da Holanda revela nervosismo antes do sorteio da Eurocopa 2012


holanda comemora gol sobre a finlandia (Foto: AFP) 
Holanda é uma das cabeças de chave da Euro,
que começa no dia 8 de junho de 2012 (AFP)
 
Na véspera do sorteio dos grupos da Eurocopa 2012, o jovem meia Kevin Strootman, da seleção da Holanda, não esconde sua ansiedade para conhecer os adversários na competição que será disputada na Polônia e Ucrânia.

Com o melhor coeficiente no ranking da Uefa entre as seleções classificadas, a Holanda é uma das cabeças de chave do torneio ao lado de Espanha (atual campeã) e dos dois países anfitriões.

- Nunca participei numa competição como esta. Vou estar mais nervoso do que é normal durante o sorteio e vou acompanhar tudo através da televisão - disse Strootman, de 21 anos e jogador do PSV. O sorteio acontece no Palácio das Artes, em Kiev, na Ucrânia, a partir das 15h (de Brasília). O SporTV transmite ao vivo.

A Uefa já definiu que a Polônia ficará no Grupo A, enquanto a Ucrânia, no D. As demais seleções estão divididas em quatro potes de acordo com seus coeficientes no ranking da entidade.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Técnico da Alemanha não teme 'Grupo da Morte' na Eurocopa

Joaquim Low durante a coletiva da Alemanha (Foto: Reuters)
Nada de preocupação para Löw: técnico da Alemanha
não teme 'grupo da morte' na Euro ( Reuters)
 
Depois de realizar uma das melhores campanhas de todas as eliminatórias à Eurocopa de 2012, a Alemanha segue confiante. Nesta quinta-feira, o técnico da equipe, Joachim Löw, disse não temer que a equipe faça parte do chamado "Grupo da Morte", ao lado de Espanha ou Holanda, logo na primeira fase da competição do ano que vem.

- Vamos encarar o sorteio da forma que for. Sabemos que tudo é possível porque não somos cabeças de chave, e podemos até ficar ao lado de Espanha e Holanda - comentou o treinador ao canal de TV público "Sport1".

Os alemães conquistaram sua vaga com muita facilidade - venceram os dez jogos na fase eliminatória - e estão no pote 2, ao lado de Itália, Inglaterra e Rússia. O sorteio está marcado para sexta-feira em Kiev, capital da Ucrânia - que divide a organização do próximo torneio com a Polônia.

- Vou ver o que acontece, e aí pensarei no que fazer. Nosso elenco é composto por muitos jogadores de clubes fortes, da Alemanha ou do exterior, e eles sabem lidar com a pressão - apontou. Para o treinador, pensar apenas em Espanha ou Holanda é errado, já que há outros países em condições de conquistar o título, e a Euro é "mais difícil de vencer que a Copa do Mundo".

Palco do sorteio, Kiev sediará também a decisão do torneio, marcada para 1º de julho. Com a classificação na repescagem, Portugal carimbou uma vaga no pote 3 e jogou a França para o último grupo, tornando assim possível o “Grupo da Morte” ao lado de Espanha e Alemanha, que são cabeças de chave ao lado das sedes Polônia e Ucrânia.

A competição se inicia no dia 8 de junho e tem quatro chaves com quatro seleções em cada. As duas melhores avançam às quartas de final. Veja abaixo como serão divididos os potes:

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Capello garante que deixará comando da Inglaterra após Euro

Fabio Capello deixará o comando da Inglaterra após a disputa da Eurocopa de 2012. Um dia depois de o diretor de futebol da Federação Inglesa de Futebol (FA, em inglês), Trevor Booking, afirmar que o italiano teria alguma chance de continuar, o próprio tratou de dizer que não seguirá.

fabio capello manchester x chelsea (Foto: Getty Images) 
Capello confirma que não continuará como técnico
da Inglaterra após a Eurocopa de 2012 (Getty)
 
- Meu ciclo como técnico da Inglaterra chegará ao fim, mas espero encerrá-lo com um troféu - comentou o treinador diretamente de Kiev, capital da Ucrãnia, onde acompanhará o sorteio dos grupos da Euro, às 15h (de Brasília). O SporTV transmitirá ao vivo.

Neste ano, Capello, por várias vezes, declarou que deixaria o comando do English Team depois do torneio de seleções europeias. E nomes como de Harry Redknapp, do Tottenham, têm sido freqüentemente mencionados para suceder o italiano, de 65 anos.

A Eurocopa se inicia no dia 8 de junho e tem quatro chaves com quatro seleções em cada. As duas melhores avançam às quartas de final. Veja abaixo como serão divididos os potes:

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Ativistas protestam contra a prostituição antes do sorteio da Euro

Um grupo de ativistas protestou nesta sexta-feira em frente ao Estádio Olímpico de Kiev, palco da final da próxima Eurocopa. Elas reclamam do possível aumento do índice de prostituição na capital ucraniana durante a competição, a ser disputada entre os meses de junho e julho do ano que vem no país e também na Polônia.

protesto prostituição euro 2012 (Foto: Agência Reuters) 
Ativistas ficam seminuas para protestar contra a prostituição durante a Eurocopa de 2012 (Reuters)
 
O grupo acabou detido pela polícia. O sorteio da fase de grupos da Eurocopa de 2012 será realizado nesta sexta-feira no Palácio das Artes de Kiev, às 15h (de Brasília). O Sportv transmite ao vivo. 

Com a classificação na repescagem, Portugal carimbou uma vaga no pote 3 e jogou a França para o último grupo, tornando assim possível um “Grupo da Morte” ao lado de Espanha e Alemanha, que são cabeças de chave ao lado das sedes Polônia e Ucrânia.

A competição se inicia no dia 8 de junho e vai até 1º de julho. Na primeira fase, são quatro chaves com quatro seleções em cada. Os dois melhores avançam às quartas de final. Veja abaixo como serão divididos os potes:

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Bola oficial para a disputa da Eurocopa de 2012 é apresentada

A "Tango 12", bola oficial da Eurocopa de 2012, foi apresentada oficialmente nesta sexta-feira, horas antes da realização do sorteio dos grupos da competição, a ser disputada entre junho e julho e que terá Ucrânia e Polônia como sedes. O palco da cerimônia foi o Estádio Olímpico de Kiev, capital ucraniana e que receberá a decisão.

bola oficial da Euro 2012 na Ucrânia (Foto: AFP) 
Adidas mostra pela primeira vez a "Tango 12", bola oficial da próxima Eurocopa, na Ucrânia e Polônia (AFP)
 
– Ela foi fabricada levando em conta as exigências do nosso tempo e os desejos dos jogadores. É um marco revolucionário – garantiu o presidente da Adidas, empresa responsável pela criação, Herbert Hainer.

O empresário destacou ainda que a bola "está sendo testada por Bayern de Munique e Milan", e que seus jogadores elogiaram sua qualidade. A bola "Tango", criada em 1978, na Copa do Mundo da Argentina, foi utilizada também no Mundial da Espanha (1982), além das Eurocopas da Itália (1980), França (1984) e Alemanha (1988).
O sorteio da Eurocopa de 2012 acontece no Palácio das Artes de Kiev, às 15h (de Brasília). O Sportv transmite ao vivo. Com a classificação na repescagem, Portugal carimbou uma vaga no pote 3 e jogou a França para o último grupo, tornando assim possível um “Grupo da Morte” ao lado de Espanha e Alemanha, que são cabeças de chave ao lado das sedes Polônia e Ucrânia.

A competição se inicia no dia 8 de junho e tem quatro chaves com quatro seleções em cada. As duas melhores avançam às quartas de final. Veja abaixo como serão divididos os potes:
Pote 1: Polônia, Espanha, Holanda e Ucrânia;
Pote 2: Alemanha, Itália, Inglaterra e Rússia;
Pote 3: Croácia, Grécia, Portugal e Suécia;
Pote 4: Dinamarca, França, República Tcheca e Irlanda.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima