segunda-feira, 19 de abril de 2010

No duelo das duplas de ataque, gringos levam a melhor sobre o Império do Amor

Em jogo marcado pela grande quantidade de cartões e pênaltis marcados, os atacantes de Flamengo e Botafogo quase foram ofuscados pelo árbitro Gutemberg de Paula Fonseca. Mesmo com tudo isso, os gringos alvinegros fizeram a diferença. O argentino Herrera e o uruguaio El Loco foram eficientes nas cobranças e fizeram os dois gols alvinegros. Vagner Love deixou o dele e terminou o campeonato como artilheiro, com 15 gols. Mas Adriano perdeu o pênalti que daria o empate aos rubro-negros. No fim das contas, a eficiência dos estrangeiros deu o título do Carioca ao Botafogo.

Alexandre Durão/GLOBOESPORTE.COM

El Loco Abreu comemora o gol de pênalti que deu o título do Carioca ao Botafogo

No primeiro tempo, os dois times procuraram deixar sempre três defensores para marcar os atacantes. Do lado do Botafogo, Fahel, Fábio Ferreira e Antônio Carlos ficaram na cola de Adriano e Love. Leandro Guerreiro também ajudou na marcação. Do lado do Flamengo, Maldonado, David e Ronaldo Angelim foram os responsáveis por marcar El Loco e Herrera.

Durante esta etapa houve um desenho tático parecido entre os atacantes. Adriano e El Loco ficaram bem fixos na área, como referência. Além disso, também sempre voltavam para a judar a marcação em cruzamentos ou escanteios. Enquanto isso, Love e Herrera se movimentavam mais pelos lados do campo e até mesmo recuavam até o meio para construir as jogadas. Os dois não ajudavam na marcação das bolas paradas porque ficavam sempre como opções para os contra-ataques.

A principal diferença entre as duplas no primeiro tempo foi no tipo de gol marcado pelos times. No caso alvinegro, o argentino abriu o placar de pênalti. Já o Artilheiro do Amor foi mais oportunista e só teve o trabalho de escorar a bola para empatar o jogo. Uma outra situação que chamou a atenção foi a falta de ritmo de Adriano, que desfalcou o Flamengo nos últimos três jogos.


No segundo tempo, os dois times voltaram do mesmo jeito. Só Adriano que voltou com chuteiras diferentes e passou a sair um pouco mais da área para revezar com Love, que ficava mais fixo entre os zagueiros. No Botafogo, Herrera continuou se esforçando como sempre enquanto El Loco esperava as bolas altas na área. Só que os cruzamentos nunca chegavam com perfeição.

Mas nesta etapa, as marcações do árbitro fizeram mais diferença do que qualquer jogada individual dos atacantes. Os pênaltis marcados por ele foram contestados, mas a eficiência que prevaleceu. El Loco converteu a cobrança alvinegra, mas Adriano desperdiçou a sua. Foi justamente no pênalti a favor do Flamengo que Herrera perdeu a cabeça e foi expulso.

Com a expulsão do argentino, El Loco passou a ficar mais isolado ainda entre os zagueiros, mas dessa vez com Caio e Edno como seus parceiros. Tanto o uruguaio quanto os membros do Império do Amor se esforçaram muito ao fim do jogo e deram claros sinais de cansaço. A esta altura o desespero deu lugar a qualquer situação tática. O que acabou prevalencendo foi a eficiência extrangeira.


Primeiro tempo

00 – Love recebe falta de Fahel e cai no chão levando a mão ao rosto. Logo depois se levanta e vai para grande área esperar o cruzamento

01 – Herrera puxa o contra-ataque, mas não dá continuidade à jogada.

03 – Adriano domina a bola usando o corpo para se proteger, mas erra o lançamento para Michael na ponta esquerda.

04 – Love domina no meio, faz o giro, mas recebe falta de Antônio Carlos.

05 – Love domina na ponta esquerda, dá uma caneta em fahel. O volante segue na sua cola, e leva a bola entre as pernas novamente, mas dessa vez faz o desarme.

06 – Adriano recebe bola em cobrança de lateral pela esquerda, gira em cima de Fahel e tenta cruzar, mas a bola sai.

07 – Herrera domina a bola na intermediária, dá um balão em Toró e recebe a falta.

11- Love arranca do meio de campo, mas erra a conclusão da jogada.

11 – Herrera faz boa jogada pela direita, tenta o drible sobre Rodrigo Alvim e pede a falta. O árbitro não marca.

13 – Herrera marca a saída de bola e não deixa David realizar um lançamento.

15 – Após tiro de meta, Adriano ganha no alto, tenta o domínio, mas recebe a falta.

19 – El Loco recebe cruzamento na área. Marcado por David, ele faz uma jogada de efeito, mas cruza nas mãos de Bruno.

19 – Herrera tabela com Cajá e ao receber a bola na frente sofre falta de Toró fora da área. Botafoguenses pedem pênalti.

23 – Herrera abre o placar para o Botafogo. Atacante argentino cobra o pênalti no meio enquanto Bruno pulo no seu canto direito em vão.

27 – Willians faz boa jogada pela direita e cruza na área achando Adriano. Mas o Imperador desperdiça a oportunidade cabeceia por cima do gol.

32 – Fahel tenta cruzar na área, erra e a bola sobra para Adriano, que puxa um contra-ataque. Mas a jogada não teve continuidade.

33 – Love recebe bola na esquerda, mas erra o cruzamento.

34 – Michael cruza na área e Adriano tenta um voleio. Mas a bola vai para fora sem perigo.

41 – Michael, novamente pela esquerda, cruza para a área. Adriano cabeceia, mas a bola estava alta demais e vai para fora.

42 – Love faz o giro no meio e toca para Adriano. O Imperador prende a bola, carrega para a perna direita e tenta rolar para o chute de Willians, mas bola foi forte.

45 – Michael faz linda jogada pela direita, invade a área e cruza. Adriano cabeceio, a bola bateu na zaga e sobrou para David. O zagueiro também usa a cabeça e a bola sobra livre para Love empurrar para o gol e empatar o jogo. Com isso, ele passa a ter 15 gols no Carioca.


Segundo tempo

00 – Herrera conduziu a bola pela intermediária e arriscou um chute para fora, sem perigo. O atacante pediu desculpa aos companheiros pela jogada.

01 – Love fez jogada no meio, mas erra o lançamento para Michael.

06 – Leandro Guerreiro cruza na área do meio de campo. El Loco pula, cabeceia, mas a bola vai para fora sem perigo.

10 – Vagner Love comete uma falta boba sem bola em cima de Túlio Souza e levou um cartão amarelo.

15 – Love faz o giro no meio e tenta a tabela com Michael, mas a bola devolvida não é tão boa e o Flamengo perde a jogada.

16 – Herrera domina perto da área tenta um toque para o lado, mas a bola bate na mão de David e o árbitro marca.

18 – Herrera recebe livre pela esquerda, domina com calma e erra o cruzamento para El Loco. A bola foi muito forte e o uruguaio reclamou.

19 – Vinícius Pacheco puxa o contra-ataque, vai à linha de fundo e cruza rasteiro. Love toca, mas a bola bate na zaga e vai para o escanteio. Na cobrança a bola sobrou para Angelim cruzar e o Artilheiro do Amor cabecear sem perigo.

22 – Herrera disputa bola com Willians pela direita e cruza para El Loco. Mas o uruguaio comete falta dentro da área.

23 – Edno cobra falta do meio de campo jogando a bola na área. El Loco sobe de costas, mas a cabeçada vai para fora.

25 – Herrera sofre pênalti e ainda ganha a expulsão de Maldonado.

27 – El Loco pega a bola para cobrar. Com um toque sutil no meio do gol a bola entra antes de tocar no travessão e entrar: 2 a 1.

30 – Herrera se revolta com o árbitro que marca pênalti de Fahel em Angelim e é expulso.

33 – Adriano pega a bola, mas desperdiça a cobrança. Jefferson faz excelente defesa no seu canto esquerdo.

44 – Bola levantada na área alvinegra. Adirano domina, faz o pivô e rola para Love. O atacante chuta ratesiro, mas Jefferson faz excelente defesa.
45 - El Loco puxa contra-ataque e tabela com Caio. Mas quando recebe a bola dentro da área ele desperdiçou a oportunidade de liquidar o jogo.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário