terça-feira, 3 de agosto de 2010

Com números de campeão, Timão realiza melhor campanha desde 1999

Adilson Batista técnico Corinthians jogo Palmeiras 
 Adilson Batista: missão de manter o Timão 
na briga pelo título nacional 
 
Vice-líder depois de 12 rodadas, o Corinthians desponta como um dos favoritos ao título do Campeonato Brasileiro em 2010. Além de um elenco forte, o Timão conta também com os números para tentar se manter na briga pela taça. Com apenas uma derrota até o momento, o Alvinegro faz a melhor campanha no torneio desde 1999.

Depois de não conseguir realizar o sonho de conquistar a Libertadores, o Corinthians conseguiu embalar no Brasileirão. O clube tem sete vitórias, quatro empates e somente um revés (69,4% de aproveitamento), o que o coloca na segunda colocação, com 25 pontos, apenas um abaixo do Fluminense.

Os números impressionam e, em comparação com os outros anos de título, só não são melhores que os de 1998 e 1999. Neste segundo, o Alvinegro conseguiu nas 12 primeiras rodadas nove vitórias, um empate e só uma derrota (71,7% de aproveitamento). Na ocasião, o Timão atropelou. Depois de liderar a primeira fase, o clube eliminou o Guarani nas quartas, o São Paulo nas semifinais e levantou a taça ao bater o Atlético-MG na decisão.

O elenco, aliás, empolgava. O Timão contava com jogadores renomados, como o goleiro Dida, o lateral-esquerdo Kleber, o volante Vampeta, os meias Edu e Ricardinho, além dos atacantes Marcelinho Carioca e Edílson. O técnico era Oswaldo de Oliveira.

Um ano antes, em 1998, o Corinthians também começou o Brasileiro deixando a Fiel esperançosa. Foram nove vitórias, dois empates e apenas uma derrota (80,5% de aproveitamento). O elenco, ainda comandado por Vanderlei Luxemburgo, era bastante parecido e, mais uma vez, comandou o torneio. Após a liderança na fase classificatória, a equipe eliminou Grêmio e Santos antes de derrotar o Cruzeiro na final.

Apesar de estar abaixo do rendimento do bicampeonato, o Corinthians 2009 tem números melhores que 1990 e 2005, outros anos de conquista do Brasileirão. No primeiro deles, em 12 rodadas, obteve seis vitórias, quatro empates e duas derrotas (61,1%). Já no ano em que tinha Tevez como ídolo, o Timão conseguiu sete vitórias, um empate e quatro derrotas (61,1%).

Depois de 99, a melhor campanha que o Corinthians havia realizado aconteceu em 2002, ano em que acabou com o vice-campeonato. O Timão teve sete vitórias, dois empates e três derrotas (63,8%). O clube ficou em terceiro na primeira fase, mas cresceu no mata-mata, passando por Atlético-MG e Fluminense, mas parando no Santos na decisão.

Fonte; Globo.com
Marivaldo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário