quinta-feira, 18 de agosto de 2011

GRANDE POMPÉIA.

Pompéia, sempre sorridente

com seu amigo inseparavél, velho Ilson da coroa.

posando ao lado desse grande amigo, Pompéia.
Goleiro que deu o nome ao nosso Pompéia de Parnaiba
 
Nascido no antigo Guarany, hoje conhecido como Bairro Nova Parnaíba, começa a trilhar sua vida um menino danado, mas muito cativante, ali apareceria para o mundo do futebol, pois não jogou só em nossa cidade, percorreu vários lugares, onde mostrou agilidade dentro de campo em em especial fechando o gol de algumas agremiações, inclusive do Parnahyba Sport Club e Seleção da Marinha.

Falo de José de Ribamar da Costa, mais conhecido em nossa cidade com Pompéia, nome herdado do grande atleta, também goleiro agil, esperto e de uma destreza muito grande, defensor do América do Rio de Janeiro, filho de José Paulo da Costa (capoeiro) e da dona de casa Dona Raimunda Nonata Conceição Costa. Menino que nos tempos de folgas estava agarrando bolas com seus colegas. Logo defendeu a equipe do Flamengo e logo chegou ao time principal do Panahyba Sport Club.

Teve um passagem pela Seleção Parnaibana, onde enfrentou duas grande equipes de nosso futebol nacional o Sport de Recife e o Bahia no ano de 1963, onde fez belissimas partidas durante alguns outros jogos. Não demorou muito seguiu a carreira militar, seguiu para Marinha do Brasil, onde logo foi inscrito nos times formando internamente, em jogos militares.

Não deu outra, rapidinho foi selecionado para a seleção da Marinha onde rodou várias cidades representadno sua entidade, viagens essas que lhe renderam muitas amizades com muitos atletas conhecidos de nosso futebol. Hoje aposentado, vem todos os anos a nossa cidade matar a saudade de seus familiares e de alguns amigos de pelada da época em que jogou. Trazido uma vez ao racha do União Esporte Clube,  que acontece todas as segundas e quinta-feiras no Estádio do Verdinhho, sempre acompanhado por um grande amigo seu e nosso claro,  o nosso velho conhecido  Ilson, mais conhecido como "Meinha de verdade", pessoa muito adimirado por seus amigos do bairro Nossa Senhora do Carmo.

Hoje casado com Dona Maria Gonçalves da Costa e pai de dois filhos: Cleidson e Cristiane, mora no Rio de Janeiro, em Jacarépagua, onde aproveita sua vida da melhor forma possivel.

Marivaldo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário