segunda-feira, 26 de julho de 2010

STJD vai analisar as imagens de Botafogo x Fluminense

Além de um gol para cada lado, o clássico entre Botafogo e Fluminense deste domingo, no Engenhão, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi marcado por jogadas duras, confusões e três cartões vermelhos (assista ao vídeo). O volante Somália e o zagueiro Danny Morais foram para o chuveiro mais cedo, desfalcando o Glorioso, enquanto Thiaguinho, que entrou no segundo tempo, deu um empurrão no rosto de Marcelo Cordeiro e também foi expulso. Aliás, o lateral do Alvinegro também foi responsável por uma discussão com o zagueiro Leandro Euzébio, do Flu. Mariano chegou e apertou o pescoço de Cordeiro, que caiu no chão. Pela agressão, o lateral tricolor ganhou cartão amarelo. Por causa disso tudo, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) requisitou as imagens do jogo:

- Vamos solicitar as imagens para avaliar as possíveis punições, identificar os possíveis infratores para, então, nos posicionarmos a respeito – afirma Paulo Schmitt, procurador geral do STJD, por telefone.
Na zona de rebaixamento, o Botafogo volta a campo no próximo domingo, às 16h, no Barradão, contra o Vitória. No sábado, o Fluminense, vice-líder do Brasileirão, recebe o Atlético-PR, às 18h30m, no Maracanã.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Muricy Ramalho diz que o importante é se manter no 'grupo de cima'

Após o empate por 1 a 1 com o Botafogo, neste domingo, no estádio João Havelange, o Fluminense perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro para o Corinthians, que venceu o Guarani por 3 a 1. O time paulista chegou aos 24 pontos contra 23 do Tricolor. O técnico Muricy Ramalho não se mostrou preocupado com o resultado e considera normal esta alternância de posições durante a competição.

- Dentro da competição é normal. O importante é estar sempre ali no grupo da frente, junto com todo mundo. O campeonato vai ser decidido no final mesmo. O Brasileiro está cada vez mais competitivo - disse.
Muricy Ramalho explicou a opção de promover a estreia de Belletti no clássico carioca. A expectativa era que o volante só estreasse no time contra o Atlético-PR, dia 31 de julho, no Maracanã, já que ele vinha de dois meses de inatividade.

- Precisava de alguém para a vaga do Diguinho (suspenso). Ele é um volante por natureza. Estava bem fisicamente. E por isso precisava jogar. Porque ritmo de jogo você só ganha também jogando - disse.
O treinador brincou e garantiu que o coração está em dia após as emoções vividas nos últimos dias. Na quinta-feira, em um jogo bem disputado, o Fluminense venceu o Cruzeiro e chegou à liderança do Campeonato Brasileiro. Na sexta, Muricy Ramanho recusou o convite para treinar a Seleção Brasileira. No sábado, foi homenageado pela torcida tricolor nas Laranjeiras. E no domingo sofreu na beira do gramado no emocionante empate por 1 a 1 com o Botafogo

- O coração está em dia. Começou na quinta com a vitória sobre o Cruzeiro, que foi muito dura. E foi acontecendo tudo. Foi um belo jogo contra o Botafogo. E o empate foi justo.
Agora, o Fluminense volta a campo no próximo sábado, às 18h30m (de Brasília), para enfrentar o Atlético-PR, no Maracanã.

Fonte:Globo.com
Marivaldo Lima

Lesão na panturrilha afasta Fred do Flu, por 20 dias, e da Seleção

Fred ficará cerca de 20 dias afastado dos treinos no Fluminense. Na manhã desta segunda-feira, um exame de ressonância magnética constatou um estiramento grau dois na panturrilha esquerda do atacante, que sentiu a lesão sozinho, no empate contra o Botafogo, neste domingo, no Engenhão. Além de desfalcar o Tricolor, o problema também tira suas chances de ser convocado por Mano Menezes. O novo treinador da Seleção Brasileira faz sua primeira convocação nesta segunda-feira. A estreia será no amistoso contra os EUA, dia 10 de agosto, em Nova Jérsei.

- Ele saiu da partida com dor, mas depois se sentiu melhor e deu impressão de que a lesão não fosse tão grave. Mas ele acordou com bastante dor e com dificuldades para andar – afirmou o médico do clube, Michel Simoni, em entrevista à Rádio Brasil.

O fato de Fred ter novamente se machucado não preocupa Simoni. Ele garante não haver relação entre a lesão atual e as anteriores.
- É um outro problema. Acontece de vez em quando. É normal no futebol. Os problemas são absolutamente desconectados. Ele nunca teve essa lesão na carreira. Tem jogadores que se machucam mais, outros se machucam menos, mas acontece. Infelizmente isso aconteceu com o Fred, que é um dos ídolos do time.
 
 Fonte. Globo.com
Marivaldo Lima

Mano dá adeus com vitória sobre o Guarani e Corinthians na liderança

Rumo à Seleção Brasileira, Mano Menezes se despediu do Corinthians com o sentimento de dever cumprido. Em quase três anos no Parque São Jorge, o treinador gaúcho conquistou três títulos, ganhou a admiração de jogadores e dirigentes e caiu nas graças da Fiel. Na noite deste domingo, sob aplausos e ovacionado por quase 25 mil torcedores, o técnico obteve sua 103ª vitória no comando alvinegro com os 3 a 1 sobre o Guarani, no Pacaembu, recolocando o Timão na liderança do Campeonato Brasileiro. Jorge Henrique e Bruno César (dois) marcaram. Mazola descontou. Fim de um ciclo vitorioso com direito a volta olímpica no gramado para se despedir da Fiel e o início de uma grande responsabilidade para o substituto Adilson Batista manter o clube no caminho do quinto título nacional.

A partir desta segunda-feira, Mano Menezes tem a missão de transformar a Seleção Brasileira. A mesma mudança que realizou ao pegar o Corinthians na Série B. Os números, porém, são favoráveis a ele. Em 185 partidas, foram somente 49 empates e 33 derrotas. No último resultado positivo com o técnico, o Timão volta ao primeiro lugar, agora com 24 pontos, um acima do Fluminense, que só empatou com o Botafogo.

Mano Menezes jogo Corinthians despedida 
Mano Menezes recebe o carinhos dos colegas e da torcida no Pacaembu
 
Adilson Batista assume o Corinthians na terça-feira em uma condição favorável, mas com a pressão de não perder rendimento e à sombra de um treinador que virou quase unanimidade. Logo de cara, terá uma prova de fogo. No próximo domingo, o Alvinegro enfrenta nada menos que o arquirrival Palmeiras, às 16h (de Brasília), no Pacaembu.

Do outro lado, Vagner Mancini começa a se complicar no Guarani. O Bugre ainda não sabe o que é vencer depois da Copa do Mundo (dois empates e duas derrotas), despencando na tabela. O clube aparece agora na 12ª colocação, com 14 pontos, apenas dois acima do grupo dos quatro que descerão à Segundona em 2011. No sábado, às 18h30min, encara o lanterna Atlético-GO, no Serra Dourada.

O Corinthians começou a partida com a intenção de presentear Mano Menezes e a torcida com uma grande exibição. Com muita vontade e jogando em velocidade, o Timão encurralou o Guarani no campo de defesa e não demorou a marcar. Logo no primeiro minuto, Bruno César cobrou escanteio pela direita, William desviou para trás e o baixinho Jorge Henrique apareceu na pequena área entre os zagueiros para colocar o Alvinegro em vantagem.

O gol deu mais tranquilidade para o Corinthians tocar a bola e continuar jogando no campo do adversário. Apesar do domínio, Bruno César, único armador de ofício, ficou preso na marcação e não conseguiu criar grandes oportunidades. Jorge Henrique era o melhor alvinegro, principalmente quando caía pelo lado esquerdo para tabelar nas descidas de Roberto Carlos.

Com Paulinho, Jucilei e Elias no meio, o Timão ganhou mais mobilidade, mas perdeu poder de marcação. E foi justamente por este setor que o Guarani passou a assustar. Em contra-ataque, aos 23, o ex-são-paulino Mazola disparou pela intermediária, enganou William e serviu Ricardo Xavier na esquerda. O centroavante dominou livre, mas chutou errado na saída de Julio Cesar e perdeu ótima chance de igualar.

Mano Menezes corrigiu o problema ao fixar Jucilei mais atrás, próximo aos zagueiros. Sem sustos, o Corinthians voltou a dominar, porém, sem responder no campo ofensivo. Alessandro pouco apareceu na frente, enquanto Roberto Carlos quase não desceu devido à presença de Mazola em suas costas. Jorge Henrique caiu de rendimento e Dentinho e Bruno César quase nada fizeram para incomodar.

Bugre reage, mas Bruno César resolve
 Na etapa complementar, o Corinthians reapareceu em ritmo cadenciado, esperando o Guarani procurar o campo ofensivo. A primeira chance de perigo veio aos nove minutos, em chute forte de Roberto Carlos que Paulinho não alcançou. O Bugre respondeu, aos 11. Após cobrança de falta, Ricardo Xavier dividiu com o goleiro Julio Cesar na área e Alessandro tirou de cabeça.
Se caminhar para frente for voltar para o Corinthians, eu voltarei"
Mano Menezes
 
O Alviverde ganhou moral e foi para cima. Aos 18 minutos, chegou ao empate. Em lançamento nas costas de Roberto Carlos, Mazola recebeu na área e teve tranquilidade para tocar na saída de Julio Cesar. No reinício, a situação do Corinthians se complicou. Dentinho deu uma cotovelada em Mário Lúcio na linha lateral e foi expulso pela arbitragem. Pouco tempo depois, foi a vez dos campineiros ficarem com um a menos. Aílson dividiu com Jorge Henrique em um jogada no meio de campo e também recebeu o cartão vermelho.

Sem jogar bem, o Corinthians chegou ao gol graças ao talento de Bruno César. Aos 33 minutos, o meio-campista cobrou falta com precisão no canto esquerdo de Douglas e levou a Fiel ao delírio. Praticamente ao mesmo tempo, no Rio de Janeiro, o Botafogo igualou o clássico contra o Fluminense, resultado que recolocava o Timão na ponta da tabela. Festa maior ainda no Pacaembu quando o sistema de som do estádio anunciou o gol na Cidade Maravilhosa.

O Guarani tentou voltar a sufocar, mas não conseguiu. Empurrado pela torcida, o Corinthians administrou o jogo e chegou ao terceiro gol, aos 39. Roberto Carlos fez boa jogada pela esquerda e cruzou. A bola passou por toda a área e sobrou na segunda trave para Bruno César empurrar. Na comemoração, muitos abraços em Mano Menezes, que deu uma volta olímpica no gramado recebendo aplausos da torcida corintiana.

- Comemoramos muita coisa juntos, e agora é hora de dar tchau e até breve. No futebol, é sempre bom deixar as portas abertas e caminhar para a frente. Se caminhar para frente for voltar para o Corinthians, eu voltarei - prometeu o treinador, que nesta segunda começa nova caminhada.
 
Fonte:Globo.com
Marivaldo Lima

Roberto Carlos e Dentinho desfalcam Timão no clássico contra Verdão

Adilson Batista ainda nem chegou ao Corinthians, mas já terá de administrar problemas para o clássico contra o Palmeiras, domingo, às 16h (de Brasília), no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. O lateral-esquerdo Roberto Carlos e o atacante Dentinho estão suspensos e não terão condições de participar do duelo diante do arquirrival no próximo final de semana.

Roberto Carlos recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória por 3 a 1 sobre o Guarani, neste domingo, no Pacaembu. Já Dentinho foi expulso após dar uma cotovelada no meia Mário Lúcio, durante o segundo tempo, e corre risco de até pegar uma suspensão maior caso seja punido pelo STJD.

O novo comandante alvinegro, aliás, não tem muitas opções para os setores. Na lateral, conta apenas com o garoto Dodô, pouco utilizado por Mano Menezes. No ataque, Iarley deve reaparecer. Souza, que cumpriu suspensão, e o recém-contratado Gilmar, se estiver inscrito na CBF, também são opções. Ronaldo segue fora se recuperando da lesão na panturrilha direita.

Adilson Batista, porém, terá a volta do zagueiro Chicão, que estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Ele retornará na vaga de Paulo André, formando a dupla de zaga com o capitão William.
As advertências seguem atormentando o Corinthians. Elias, Ralf, Danilo e Defederico estão com dois cartões amarelos e, com mais um, também serão obrigados a cumprir a suspensão automática.

Fonte:Globo.com
Marivaldo Lima

Com Mano no poder, R. Carlos sonha com Seleção, mas ignora despedida

roberto carlos corinthians treino 
Roberto Carlos
 
A lateral esquerda foi a grande dor de cabeça de Dunga para montar a Seleção Brasileira que naufragou na Copa do Mundo da África do Sul. Com Mano Menezes, não deve ser diferente. Mas, enquanto os jogadores que atuam na Europa não são chamados e a tão falada reformulação não começa, Roberto Carlos volta a sonhar com uma chance. Aos 37 anos e em grande forma no Corinthians, o pentacampeão reconhece o desejo de ter uma nova oportunidade, mas não quer usá-la como uma despedida.

- Se for para a Seleção, não vou querer me despedir. Vou querer jogar o meu melhor futebol. Se me derem a oportunidade de jogar, vou até quando der. Não quero pensar em despedida – afirmou.
A seu favor, Roberto Carlos tem a confiança do trabalho realizado com Mano Menezes durante pouco mais de seis meses de Timão. O treinador pôde ver de perto que o lateral continua em grande fase e sendo decisivo no auxílio ao sistema defensivo e na chegada ao ataque, sua principal característica desde o início da carreira.

O técnico, aliás, não tem grandes opções em atividade no Brasil. Para o amistoso contra os Estados Unidos, dia 10 de agosto, em Nova Jersey, ele só poderá chamar atletas que atuam no país, o que dificulta ainda mais para elaborar a relação por aquele setor e aumenta as chances de Roberto Carlos reaparecer.
O pentacampeão rasgou elogios ao novo treinador, que assume oficialmente a Seleção Brasileira em apresentação marcada para as 16h desta segunda-feira, no Rio de Janeiro.

- Ele (Mano) mereceu, fez um trabalho maravilhoso em todos os clubes. Nós que temos uma boa experiência em Seleção desejamos muita sorte a ele – disse.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Alteração em exame cardíaco pode melar acordo de Gilmar com Timão

Gilmar, ex Guingamp da França e Náutico e agora no Corinthians. 
Gilmar pode não assinar
 
A finalização da negociação do Corinthians com o atacante Gilmar está ameaçada. O jogador realizou todos os exames na semana passada e o departamento médico do clube constatou uma alteração cardíaca no jogador. Foi solicitada a realização de outro exame mais detalhado. O resultado sai na tarde desta segunda-feira.

Caso o problema persista, o Timão não deve mais assinar com o atleta o contrato de empréstimo por um ano – Gilmar pertence ao francês Guingamp. Mas se o resultado do exame não apresentar mais a alteração, o negócio continua.

Destaque do Náutico no primeiro semestre do ano passado, quando anotou 29 gols entre Campeonato Pernambucano, Copa do Brasil e Brasileiro, Gilmar estava encostado no time francês, onde não repetiu o sucesso que fez no Timbu.

Segundo a assessoria de imprensa do Corinthians, o resultado do novo exame deve sair ainda nesta segunda-feira, por volta das 17h.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Seleção da 11ª rodada tem base do líder e técnico de Seleção Brasileira

O convite para treinar a Seleção Brasileira fez bem ao técnico Mano Menezes. Em sua despedida do Corinthians, ele não só foi eleito para o time ideal da 11ª rodada do Brasileirão, mas também viu quatro de seus comandados formarem a base da parcial do Troféu Armando Nogueira. Os 11 nomes são eleitos após a apuração das notas dos especialistas de SporTV e GLOBOESPORTE.COM. Para Mano, a má notícia é que ele não pode mais participar da premiação nem ser eleito na equipe do campeonato.

Contra o Guarani, o novo comandante da Seleção armou um time ofensivo e com volantes de melhor saída de bola. A vitória por 3 a 1 premiou as escolhas do técnico, que levou nota 7,5. Despedida melhor, impossível.

- A vitória foi contra um time que vem jogando bem. Tivemos dificuldades em alguns momentos. No segundo tempo, eles chegaram à igualdade, perdemos um jogador e quase ficou dramático. Mas é aí que falo que a equipe está madura, sabe se comportar e sabe colocar pressão. Tivemos a felicidade de fazer 3 a 1 - disse Mano, em sua última entrevista como técnico do Timão.

O melhor dos corintianos é Bruno César, que, além da vaga no time da rodada, desbancou o goleiro Fábio e reconquistou a liderança no ranking geral do prêmio. Na vitória por 3 a 1 sobre os bugrinos, o meia fez dois gols, levou nota 8 e voltou à ponta, com média 6,81. Pelo Cruzeiro, Fábio teve atuação considerada média contra o Grêmio e ficou com nota 5. Na média, ele caiu para 6,60.
O lateral esquerdo Roberto Carlos também ficou com nota 8 depois de mais uma bela exibição com a camisa do Corinthians. A idade não pesa para o craque, que deu assistência para um dos gols de Bruno e foi novamente um dos mais participativos em campo.

seleção 11ª rodada Brasileirão 
Time da 11ª rodada tem técnico de Seleção no comando  
O atacante Jorge Henrique recebeu nota 7. Ainda voltando ao grupo depois de se recuperar de uma lesão, o baixinho abriu o caminho da vitória logo no início do jogo e teve uma atuação digna de sua melhor fase no Timão, quando fazia gols, armava e marcava com a mesma disposição. O quarto nome é o do zagueiro William, que teve performance segura diante do Bugre.

Vascaínos e atléticanos tiveram muitos motivos para comemorar no fim de semana. O time carioca voltou a vencer e emplacou dois pilares entre os melhores. No triunfo por 2 a 0 sobre o Atlético-GO, o goleiro Fernando Prass pegou um pênalti e fez outras grandes defesas. Como resultado, uma nota 7.

O volante Nílton foi autor do golaço da rodada, ao acertar um petardo de muito longe no ângulo do goleiro Márcio. Com uma pintura dessas, como ficar fora da seleção do Troféu Armando Nogueira? A nota 6,5 foi suficiente para colocá-lo no escrete. É a primeira aparição dele e de Prass no seleto grupo.

O Atlético-PR também vem confirmando sua ascensão no campeonato. Na rodada passada, o time foi representado. Agora, mais duas indicações. Paulo Baier manteve sua vaga com mais um bom desempenho, sempre como termômetro dos rubro-negros. Na 10ª parcial, ele já estava presente.

A novidade é o zagueiro Manoel, que retornou de suspensão em grande estilo. Ele ficou quatro jogos parado por conta de uma punição do STJD, mas voltou anulando o ataque do Goiás e fazendo o primeiro gol da vitória por 2 a 0. A nota 7 foi a melhor entre os zagueiros.

Contestados, porém decisivos
Taison comemora gol do Internacional contra o Flamengo  
Taison comemora gol contra o Flamengo
  
Dois jogadores vivem situações parecidas em seus clubes. Henrique, do Cruzeiro, e Taison, do Internacional, andavam contestados pela torcida e em baixa no elenco. No entanto, ambos mostraram que podem dar a volta por cima e vêm reconquistando merecido espaço nos times.

Henrique salvou o Cruzeiro da derrota contra o Grêmio. A equipe celeste ficou duas vezes atrás no placar, e nas duas o volante apareceu para fazer gol e dar ao menos um pontinho aos mineiros no empate por 2 a 2.
Taison era outro contestado e amargou a reserva por um bom tempo. Neste domingo, porém, ele foi o responsável pela vitória colorada sobre o Flamengo, por 1 a 0. Um belo gol do atacante deu a moral que o time precisa para a disputa da semifinal da Taça Libertadores, contra o São Paulo. A atuação, inclusive, pode lhe render um lugar entre os titulares para o confronto de quarta-feira.

O último jogador da seleção da 11ª rodada é o lateral direito Rodrigo Heffner, do Guarani. Com nota 6,5, ele se destacou e, quietinho, cava seu espaço na seleção do campeonato. O principal rival é Mariano, do Fluminense, que levou 5,5 no clássico contra o Botafogo. Este, porém, ainda é o líder na posição.

Fonte:Globo.com
Marivaldo Lima

Mano divulga 1ª lista, mas descarta 'família' e promete renovação lenta

Começa às 16h desta segunda-feira a gestão Mano Menezes na Seleção Brasileira. Em um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro, o ex-treinador do Corinthians anunciará seus 22 convocados para o amistoso contra os Estados Unidos, dia 10 de agosto, em Nova Jérsei, dando o pontapé inicial na tão sonhada renovação pedida pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Gaúcho como Felipão e Dunga, mas com um comportamento muito mais sereno, o treinador descarta formar a "Família Menezes" e revela que fará uma reformulação responsável e sem nenhuma pressa.

- Penso que a seleção vai passar por uma transformação, mas não vai ser com a velocidade que todos imaginam. Não podemos expor a Seleção sem necessidade. Não existe razão. Temos que tentar tomar cuidado para fazer da forma mais responsável possível com o futebol brasileiro. O presidente deixou absolutamente claro em nossa conversa que é isso que a CBF quer. Sou extremamente leal ao que combino – afirmou.

A princípio, Mano, que também será apresentado oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), só chamará jogadores que atuam em solo tupiniquim. Atletas de São Paulo e Internacional, envolvidos nas semifinais da Taça Libertadores, podem ficar fora. Alguns corintianos devem aparecer na relação.

- Sempre disse e os fatos mostram que a escolha dos jogadores que faço é por questões técnicas. Mas, certamente, os jogadores não estarão na seleção porque são do Corinthians e, sim, por competência deles. Eu não transferiria esse fardo de responsabilidade para eles - acrescentou.
Após a vitória do Corinthians por 3 a 1 sobre o Guarani, domingo, no Pacaembu, Mano Menezes viajou ao Rio de Janeiro na companhia do auxiliar Sidinei Lobo. Na bagagem, anotações e algumas possibilidades para montar seu primeiro grupo. Mesmo sem poder chamar os craques que atuam na Europa, o treinador já descarta formar a "Família Menezes", como aconteceu com Luiz Felipe Scolari, em 2002.
Mano Menezes Corinthians 
Mano Menezes troca o Corinthians pela missão de renovar a Seleção Brasileira 
 
- Não gosto de usar o termo família porque fica banalizado. Só se fala quando ganha. Não tem família quando perde. Você não gosta de falar de filho que está mal. O mais importante é a verdade e a espontaneidade que acontece. Você vê os profissionais transmitindo esse carinho. O que procurei é sempre ser correto e leal com eles. Falei para eles (jogadores do Corinthains) que nem todos ficam felizes com algumas decisões e nem devem. Quem está feliz fora se acomoda. Mas todas as decisões que tomei sempre foram para fazer o melhor. Nem sempre consegui - ressaltou.

Mais do que reformular e fazer a seleção recuperar o bom futebol, Mano tem pela frente também a pressão de se segurar até a Copa do Mundo de 2014, em solo nacional. Em um cargo cobiçado, o treinador entende ter o respaldo da CBF acredita e que não sofrerá interferência de Ricardo Teixeira na montagem do grupo.
- Nunca me violento para aceitar um cargo. Ficaria muito frustrado se, ao assumir um cargo tão importante, não pudesse fazer o que penso. O time que coloco em campo é o time que quero colocar em campo mesmo. Se o time perde, vou para casa com a consciência tranquila. É assim que me conduzo e é assim que vou me conduzir na seleção. Não tive nenhum pedido fora daquilo que penso no futebol e do que penso sobre como as coisas funcionam - completou.

Aos 48 anos, Luiz Antônio Venker Menezes, o Mano, nasceu em Passo do Sobrado, no Rio Grande do Sul. Mas foi em Venâncio Aires, a capital do chimarrão, que ele iniciou sua carreira no futebol. Começou como zagueiro do Guarani-RS, mas logo desistiu por se considerar fraco tecnicamente. Resolveu, então, seguir o caminho como treinador. O primeiro clube profissional de Mano foi o próprio Guarani. Depois passou por Brasil de Pelotas, Iraty, 15 de Novembro-RS, Caxias, Grêmio e Corinthians.

Fonte:Globo.com
Marivlaldo Lima

sexta-feira, 23 de julho de 2010

AGORA É A VEZ DO HOMEM DO CHICLETE "MURICY RAMALHO"

Nos últimos dois dias, apresentando o SporTV News após os jogos da rodada do Campeonato Brasileiro, fui acompanhando a reação dos candidatos à vaga de técnico da seleção. Na quarta, Mano Menezes negou categoricamente ter recebido qualquer convite. Apesar disso, publiquei ontem um post do amigo Fred Soares, com o título “É o Mano”, assim, entre aspas, porque a afirmação não era dele nem minha, e sim de uma fonte da CBF. Acharia perfeitamente natural que o técnico do Corinthians estivesse negando um convite mesmo que já o tivesse recebido.
 
A reação de Felipão me pareceu mais convincente: ainda na quarta, ele fez um exaltado discurso exigindo dos jornalistas que parassem de especular sobre seu nome na seleção (aliás, esse professor parece ter voltado da Europa graduado em jornalismo, cheio de orientações sobre o que os repórteres devem ou não devem fazer). Foi tão enfático que as perguntas na quinta, na sala de entrevistas coletivas do Pacaembu, começavam com frases do tipo: “Já que você não recebeu nenhum convite…” Do outro lado do mesmo estádio, Joel Santana provocava risadas ao responder, com seu jeito espontâneo e divertido: “Não vai ser o Joel… Acho que vocês vão ter uma surpresa.”

Pois a surpresa foi anunciada na manhã de hoje: Muricy Ramalho é o novo técnico da seleção brasileira. Não foi como Joel previu, alguém que não estava sendo sequer cogitado. Mas Muricy era, digamos, o menos bancado dos nomes que circulavam. Algum comentário a este post há de me corrigir se eu estiver errado, mas não vi ninguém afirmar categoricamente que o treinador do Fluminense seria o escolhido. Ele sempre aparecia como mais um na lista. E ontem, na sala de entrevistas do Maracanã, foi mais um a afirmar que não tinha sido convidado.

Talvez não tivesse mesmo. Uma frase que me ocorreu e acabei não falando no ar, ao ver um desmentido atrás do outro, foi: “A negociação para técnico da seleção brasileira é a mais rápida que existe: a CBF pergunta se o cara quer e ele responde que sim.” Pode ter sido exatamente o que aconteceu hoje de manhã, ou pode ser que Muricy tenha sido obrigado a mentir para os jornalistas – algo que não costuma fazer – para manter o sigilo. Seja como for, a CBF conseguiu mais uma vez. O nome do novo treinador não vazou até hoje, o dia planejado para o anúncio.

muricy2 

Enfim, é o Muricy. E de cara digo que gosto da escolha. Há anos ele entra em qualquer lista de melhores técnicos do Brasil, invariavelmente em primeiro lugar. Se havia alguma desconfiança com relação a sua passagem pelo Palmeiras, o trabalho no Fluminense – que levou à liderança do Campeonato Brasileiro horas antes de deixar o clube – já apagou. Seus detratores têm uma implicância que seguramente aparecerá nos comentários a este post: o cara não é bom de mata-mata, e a seleção não joga campeonato de pontos corridos. Isso só o tempo – que costuma ser seu aliado – e os resultados tratarão de desmentir.

Não acho que essa pecha seja o que há de mais importante no trabalho de Muricy à frente da seleção, nem sua histórica falta de paciência com coletivas – sobre a qual ele me falou, mostrando certo arrependimento, em entrevista para o SporTV News em São Paulo, e que parece ter arrefecido um pouco no comando do Fluminense. Aliás, o fato de que um treinador que já teve problemas com os jornalistas ter sido o escolhido mostra algo que pode ser positivo: a CBF não parece preocupada com o que a imprensa acha ou deixa de achar do relacionamento com o indicado para um cargo tão importante. Esse, apesar da falsa impressão passada pelo último ocupante do posto, nunca foi o ponto primordial.
O que me chama a atenção é que o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, deu a entender, na entrevista ao Bem, Amigos ainda na África do Sul, que tem um projeto bem desenhado o novo treinador: convocar jogadores jovens e com eles formar o time para a Copa de 2014, mesmo que os resultados não apareçam no início. Chegou a pedir paciência à torcida, lembrando o laboratório de Falcão no início dos anos 90. Não vejo nenhum impedimento para Muricy trabalhar com jovens ou perder uns joguinhos no início, mas vai ser curioso observar como ele se comporta tendo uma linha a indicar seu trabalho. Nos clubes, o comandante sempre fez questão da máxima liberdade para indicar os contratados e principalmente escalar o time.

Segunda-feira tem convocação. Já vamos poder observar algo nessa linha (e também, pelo número de zagueiros chamados, começar a adivinhar se ele vai levar seu 3-5-2 para o novo cargo ou manter o tradicional 4-4-2 do futebol brasileiro). Em agosto, começa o que promete ser um longo trabalho rumo à Copa do Mundo em que muito provavelmente o time da casa será o mais pressionado da história do futebol. Se durar até lá – e, além de sua capacidade para isso, o chefe Ricardo Teixeira prefere não demitir técnicos entre Copas -, Muricy me parece também um bom nome para aguentar esse tranco. E mesmo antes que sua aventura comece, é reconfortante saber que a seleção brasileira tem um técnico. Mais ainda, um técnico experiente, vencedor e respeitado pela torcida.
Boa sorte para Muricy e para o torcedor brasileiro.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Ricardo Teixeira diz que Muricy comandará 'renovação paulatina'

Na próxima segunda-feira, Muricy Ramalho irá anunciar sua primeira convocação no comando da Seleção Brasileira. A lista para o amistoso contra os EUA, no dia 10 de agosto, em Nova Jersey, já terá caras novas, mas não será formada exclusivamente por nomes que tenham idade para estar em boas condições físicas na Copa do Mundo de 2014. 

Ricardo Teixeira, presidente da CBF, comentou os principais pontos discutidos com o novo treinador na manhã desta sexta-feira, e disse que a renovação não será radical. 
- Ele (Muricy) concordou com o projeto, ele quer vir para a Seleção Brasileira, e acredita que essa renovação será paulatina, para que não haja qualquer tipo de precipitação. Mas o objetivo final é a Copa de 2014. Sempre acreditei que ele pode fazer esse trabalho que a gente pretende fazer até lá - comentou o dirigente.

Ricardo Teixeira confirmou que o convite a Muricy foi feito apenas depois da vitória do Fluminense por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, na noite da última quinta-feira, no Maracanã. O presidente da CBF disse que o comandante tricolor era sua prioridade, mas que preferiu segurar a proposta até o último momento para não atrapalhar a trajetória do clube no Brasileiro.
- É só você ver o currículo dele, inclusive assumiu ontem  a liderança do campeonato. Não fizemos convite nenhum antes desses dois jogos que ele tinha, domingo e quinta-feira. Fiz questão absoluta de só falar com ele depois dessas duas rodadas, para que não houvesse nenhum transtorno na relação dele com o Fluminense.

Ricardo Teixeira não quis falar sobre o restante da comissão técnica, mas deu a entender que os nomes serão anunciados até segunda-feira.
- Temos bastante tempo. O jogo é só no dia 10, e a comissão técnica vai ser discutida com ele (Muricy). Espero que ele possa confirmar a aceitação, em seguida a gente escolhe o restante da comissão no decorrer da semana que vem  - disse o dirigente, referindo-se ao fato de que Muricy ainda se reúne com dirigentes do Fluminense para formalizar sua demissão.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Cuca aprova Muricy Ramalho no comando da Seleção Brasileira

Cuca coletiva Cruzeiro  
Cuca elogia Muricy Ramalho na Seleção
  
O técnico do Cruzeiro, Cuca, aprovou a contratação de Muricy Ramalho para o comando da Seleção Brasileira. O comandante celeste disse que ficou sabendo da contratação na manhã desta sexta-feira, enquanto comandava o treinamento na Toca da Raposa II. Para Cuca, o atual treinador do Fluminense mereceu chegar ao cargo.

- Fui pego de surpresa, eu estava no campo treinando. Acho que ele já sabia e não quis contar pra ninguém (risos). Ele foi para a Seleção devido ao trabalho dele no São Paulo, aos diversos títulos que conquistou. No Fluminense também, fez um grande trabalho. Desejo muita sorte a ele. Acho que a Seleção está bem servida.

Curiosamente, os dois se enfrentaram nessa quinta-feira, no Maracanã. O Cruzeiro foi derrotado por 1 a 0 pelo Fluminense, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe do técnico Cuca caiu para a sétima posição, se mantendo com 15 pontos. Já o Tricolor, com 22, chegou à liderança da competição.
 
Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Muricy é o novo técnico da Seleção

Muricy Ramalho reunião Rodrigo Paiva Ricardo Teixeira CBF 
Muricy com Rodrigo Paiva e Ricardo Teixeira
 
 O novo técnico da Seleção Brasileira é Muricy Ramalho. O treinador, de 54 anos,  terá a responsabilidade de comandar a renovação da Seleção  para a disputa da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

Muricy tem contrato até o fim do ano com o Fluminense, clube que levou à liderança do Campeonato Brasileiro após a vitória desta quinta-feira, sobre o Cruzeiro. Segundo Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, Muricy foi convidado, aceitou o cargo, mas ainda irá se reunir com a diretoria tricolor. Em seu contrato com o clube, há uma cláusula que permite rompimento em caso de convite da Seleção. Ricardo Teixeira deixou claro que o treinador terá de ser exclusivo da CBF.

Convite relâmpago na garagem do Maracanã
Muricy recebeu o convite para se reunir com Ricardo Teixeira através de um intermediário da CBF, na garagem do Maracanã, pouco depois de meia-noite, quando o treinador deixava o estádio após a vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro. Na entrevista coletiva após o jogo, Muricy garantiu que nem sequer havia sido sondado por qualquer pessoa ligada à CBF. Mas brincou sobre a concorrência com Mano Menezes e Luiz Felipe Scolari.
- Não dá para contratar os três? Seria ruim para os adversários, hein? Há muitos caras bons, a Seleção Brasileira está bem servida, independentemente de quem assumir. Todos os treinadores estão em um momento bom na carreira, estão maduros. Isso faz a diferença. Todos têm o gosto pela vitória -  comentou, pouco antes de dizer  que não pensava em outra coisa que não fosse o Fluminense.



Eleito o melhor técnico do Brasileirão entre 2005 e 2008, Muricy tem como ponto alto da carreira o tricampeonato nacional com o São Paulo (2006, 2007 e 2008), depois de ter sido vice com o Inter em 2005. Como jogador, nos tempos em que ainda era cabeludo, foi um talentoso meia do tricolor paulista entre 1973 e 1979, com 26 gols em 177 jogos.
Em recente entrevista ao jornal "O Globo", o treinador disse que sua maior frustração foi não ter participado da Copa do Mundo de 1978. Segundo ele, o sonho só não foi realizado por causa de uma lesão que sofreu nos tempos em que o técnico Coutinho definia o grupo que jogaria na Argentina.

- É uma coisa que me marcou e que eu não esqueço. Era a minha oportunidade, faltava um ano, e com certeza eu iria. Não ia ser titular, porque o titular era o meu ídolo Zico, eu ia ser reserva dele. Já estava bom  - comentou o ex-jogador, que também defendeu o Puebla, do México, entre 1979 e 1985. Muitas vezes rabugento em entrevistas coletivas, Muricy também se tornou famoso por suas frases. Com o lema "isso aqui é trabalho", não foram poucas as pérolas até mesmo em momentos de  alegria, como na comemoração do tricampeonato com o São Paulo em 2008 
- Faz uns 20 anos que estou com sorte, é muita para um cara só. Fica em casa para ver se a sorte vai te ajudar. Tem que trabalhar - disse na ocasião.

 A carreira de Muricy como treinador começou como auxiliar de Telê Santana no São Paulo . Além das passagens pelo Tricolor Paulista, pelo Fluminense e pelo Internacional, Muricy também treinou Guarani (1997),  Ituano (1999), Botafogo-SP (1999), Santa Cruz (2000), Náutico (2001/2002), Figueirense (2002), Internacional (2003), São Caetano (2004) e Palmeiras (2009/2010). No exterior, trabalhou no  Shangai Shenhua, da China, em 1993.

Seu primeiro título foi o bicampeonato pernambucano pelo Náutico em 2001/2002. Em 2003, foi campeão gaúcho pelo Inter. No ano seguinte, levou o São Caetano à conquista do Paulistão. Em 2005, foi mais uma vez campeão estadual pelo Inter. Em 2006 deu início à campanha do tri nacional pelo São Paulo, sequência que só foi interrompida com o quinto lugar pelo Palmeiras no ano passado.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dirigente do CSKA diz que poucos clubes podem contratar Vagner Love

Vagner Love deixa a Gávea 
Vagner Love deixa a Gávea: mais distante do Fla

Vagner Love viajou a Moscou, na última terça-feira, deixando clara a sua vontade de permanecer no Flamengo. No entanto, o CSKA, com o qual ainda tem mais um ano de contrato, avisou que dificilmente um outro clube terá condição de tirá-lo da Rússia. A ideia é manter e fazer uso do futebol do brasileiro, caso não haja uma proposta compatível com a esperada.

- Se não houver ofertas, Vagner jogará no CSKA. Dificilmente um clube recusaria os serviços de um atacante com tanta qualidade, mas poucos poderão assumir os custos de sua contratação - afirmou Roman Babaev, diretor geral do clube, ao jornal russo "Sport-Express".

Vagner Love, que foi artilheiro do Campeonato Russo de 2008 e campeão da Copa da Uefa de 2005, entre outras conquistas, terá de lutar para recuperar o espaço perdido, caso permaneça no CSKA. Atualmente o técnico Leonid Slutski vem escalando a dupla de ataque formada pelo tcheco Necid e pelo brasileiro Guilherme, ex-Cruzeiro.

O Flamengo chegou a ofertar R$ 22 milhões para tentar manter Vagner Love, mas o CSKA não aceitou e exigiu seu retorno para a disputa do Campeonato Russo, no qual a equipe ocupa o segundo lugar.
 
Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Apresentado ao Metalist, Cleiton Xavier não teme o frio da Ucrânia

Cleiton Xavier, metalist da Ucrania

Com a camisa 10, Cleiton Xavier é apresentado ao Metalist Kharkov, da Ucrânia. A assinatura do contrato de quatro anos foi nesta terça-feira. O ex-jogador do Palmeiras afirmou não temer o clima frio da cidade de Cracóvia: "Acredito em uma adaptação rápida", disse. O técnico Myron Markevych espera contar logo com as cobranças de falta e assistências do meia. (Foto: reprodução / site oficial do Meta
Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Distante da seleção, Muricy Ramalho já negocia renovação com o Flu

Muricy Ramalho treino do Fluminense 
Muricy Ramalho em treinamento do Fluminense
nas Laranjeira

Onze partidas, seis vitórias, um bom início de Brasileirão, e nem Fluminense nem Muricy Ramalho têm mais dúvidas de que o casamento deve durar mais do que o período de contrato, até dezembro deste ano. A prova disso é que as partes já negociam a ampliação do vínculo por mais duas temporadas, período já previsto no acordo inicial.
Presente em quase todas as listas envolvendo os nomes especulados para a Seleção Brasileira, o treinador não foi procurado pela CBF para comandar a equipe nacional nos próximos quatro anos. Há quem diga que o alto salário que recebe nas Laranjeiras assustou Ricardo Teixeira. O Tricolor o procurou, e as negociações para a assinatura de um novo contrato já estão em andamento.
- Já estamos conversando sobre a renovação. A diretoria queria isso quando negociei a vinda para o clube, um contrato de mais dois ou três anos, mas não aceitei por não achar justo. Queria que me conhecessem primeiro – disse Muricy, repetindo o discurso de sua apresentação.

A diretoria queria um contrato de mais dois ou três anos, mas não aceitei por não achar justo. Queria que me conhecessem primeiro"
Muricy Ramalho, treinador do Flu
 
Com a revelação da assessoria de imprensa da CBF de que o nome do novo treinador da Seleção deve ser anunciado na próxima sexta-feira, Muricy está praticamente descartado. Algo que não o frustra.

- Ser lembrado para Seleção Brasileira é motivo de orgulho, é o reconhecimento pelo trabalho já realizado por onde passei.

Em 2006, após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo da Alemanha, nas quartas de final, como em 2010, Muricy Ramalho também esteve entre os especulados para o cargo, mas o escolhido acabou sendo Dunga.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Guarani apresenta novos uniformes

Montagem: apresentação camisas Guarani 
Jogadores posaram com os novos uniformes do
Bugre

O Guarani apresentou na noite desta última terça-feira o seu novo uniforme, que será usado na seqüência do Campeonato Brasileiro. O lançamento do material contou com a presença de membros da diretoria, da imprensa, da comissão técnica, de atletas e convidados.

O novo uniforme foi apresentado pelo presidente do clube, Leonel Martins de Oliveira, pelo vice-presidente comercial, Álvaro Negrão, e pelo diretor comercial da Lupo, fabricante do material, Valquirio Ferreira. O mandatário do Bugre falou sobre as mudanças feitas no uniforme.

- É com enorme satisfação que nós apresentamos esse novo uniforme do Guarani, que sofreu algumas alterações, principalmente na cor. As mudanças foram realizadas com a participação da nossa coletividade, de torcedores que quiseram opinar a respeito da camisa. Procuramos agir democraticamente para agradar, pelo menos, a maioria – afirmou o dirigente.

Após a apresentação dos uniformes, os jogadores Vitor Rossini, Guilherme Mattis e Juliano desfilaram com os novos modelos.

Apresentação camisas Guarani 
Em evento, clube apresentou uniformes dos jogadores e do goleiro 
 
Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Atlético-GO e Timão fazem duelo de extremos com foco no banco

  1. Mano Menezes técnico do Corinthians dando autógrafos 
  2. Mano Menezes pode assumir a Seleção Brasileira
até o fim desta semana
 
No duelo do líder contra o lanterna do Brasileirão, as atenções estarão voltadas para o banco de reservas. Isso porque o Corinthians, que soma 21 pontos, enfrenta o Atlético-GO - que tem apenas quatro -, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Serra Dourada, na iminência de perder o técnico Mano Menezes para a Seleção Brasileira. O jogo é válido pela décima rodada da competição nacional. O Dragão jamais venceu o time paulista em jogos oficiais.
Mano Menezes nega o contato da CBF. O mistério, porém, está perto de ser solucionado, já que o anúncio oficial com o nome do sucessor de Dunga deve ser feito até o fim desta semana. Além do comandante corintiano, Luiz Felipe Scolari, do rival Palmeiras, e Muricy Ramalho, do Fluminense, também estão cotados para o cargo.

A Rede Globo transmite a partida ao vivo para São Paulo. O Premiere exibe para todo o país, pelo sistema pay per view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.
Dois reforços no Dragão

Nem só de dificuldades vive o Atlético-GO. Nesta quarta, o técnico Roberto Fernandes contará com os retornos do atacante Marcão e do zagueiro Jairo, que cumpriram suspensão na derrota por 1 a 0 para o Flamengo. O meia Elias, no entanto, fica fora da partida por ter recebido o terceiro cartão amarelo.
Contra os paulistas, a equipe goiana, que só venceu um jogo e empatou outro, em nove rodadas, busca um triunfo para não deixar os demais times que lutam contra o rebaixamento se afastarem.

Timão evita favoritismo
O Corinthians vai a Goiânia tentando aproveitar o mau momento do adversário para abrir vantagem na liderança do Brasileirão. A vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, domingo, no Pacaembu, colocou o Timão com 21 pontos, dois a mais que o Fluminense. Em nove partidas, o Alvinegro acumula seis vitórias e três empates.

Apesar dos números logo no início do torneio, o técnico Mano Menezes evita falar em favoritismo ao título. O clube tem agora 77,8% dos pontos e desponta com uma campanha que o credencia à taça. Na era dos pontos corridos, apenas Cruzeiro (2003) e São Paulo (2006) estavam na liderança nas nove primeiras rodadas e levantaram o caneco.

- Aos poucos a equipe vai se colocando como favorita, mas ainda é cedo para falar em título. Mas o Corinthians com esse desempenho está com aproveitamento de líder, o mesmo das últimas equipes campeãs – disse o comandante.

O Corinthians, porém, tem problemas para enfrentar os goianos. O zagueiro e capitão William e o atacante Jorge Henrique receberam o terceiro cartão amarelo diante dos mineiros e terão de cumprir suspensão. O avante, entretanto, foi reserva na rodada passada. Assim, Mano Menezes fará apenas uma mudança. Paulo André formará a dupla defensores com Chicão.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Felipe se diz perseguido, defende agentes e culpa diretoria do Timão

Técnico da Seleção deve sair nesta sexta, e Mano ganha força na CBF


A torcida do Brasil não precisará esperar muito mais para saber quem será o substituto de Dunga. A CBF informou que o nome do novo técnico da Seleção deve ser anunciado entre esta sexta-feira e a próxima segunda-feira. Seu primeiro compromisso será o amistoso contra os Estados Unidos, dia 10 de agosto, na cidade de Nova Jérsei.

- O anúncio deve ser na sexta e, se tudo der certo, na segunda será o pacote todo: apresentação do treinador e convocação para o amistoso - disse Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF, garantindo que o presidente Ricardo Teixeira ainda não acertou com qualquer profissional.

Desde que a saída de Dunga foi confirmada, logo após a eliminação da Seleção Brasileira nas quartas de final da Copa do Mundo, alguns técnicos foram especulados. Porém, nos últimos dias, ganhou força o nome de Mano Menezes, que dirige o Corinthians.
Outros dois que estiveram bem cotados são Luiz Felipe Scolari e Muricy Ramalho. Porém, o primeiro assinou recentemente por dois anos e meio com o Palmeiras, enquanto o segundo não foi procurado pela CBF e já negocia renovação de contrato com o Fluminense. Ricardo Gomes, do São Paulo, Abel Braga e Leonardo são treinadores que correm por fora.

Ricardo Teixeira está em São Paulo para uma reunião sobre o estádio da cidade-sede na Copa de 2014. O dirigente encontrou-se com o governador Alberto Goldman, com o prefeito Gilberto Kassab e com o secretário de planejamento e presidente do comitê paulista Francisco Luna.
 
Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Misterioso no campo, Mano garante que não esconde convite: 'Não minto'

Mano Menezes Corinthians 
Mano Menezes Corinthians 
 
Na decisiva semana para o anúncio oficial, o novo técnico da seleção brasileira ainda é um grande mistério. Um dos mais fortes candidatos à vaga deixada por Dunga após a Copa do Mundo da África do Sul, Mano Menezes reitera que não foi procurado pela CBF e, apesar de admitir publicamente o apreço por esconder escalações antes dos jogos, jura que não mentiria sobre o convite de Ricardo Teixeira.

- Não existe absolutamente nada de concreto nisso. Eu entendo que seja o momento da especulação ficar mais intensa porque foi aberta a possibilidade da divulgação do nome para o próximo final de semana. Todos querem estar mais próximos do nome, mas não tem nada de concreto. Garanto. Sempre fui muito leal à informação. Posso omitir por questões estratégicas de jogo, mas não minto – disse, nesta terça-feira, após o treino do Timão em Goiânia.

Mano surge como um dos favoritos para a função. Luiz Felipe Scolari sempre foi o preferido de Ricardo Teixeira, mas o acerto com o Palmeiras o afastou. A entidade descarta contratar um técnico “tampão” e Felipão promete cumprir o vínculo que tem com o Verdão. Muricy Ramalho é outro que ganhou força nas últimas semanas.

- Existem muitos técnicos em condições de assumir o trabalho. No futebol, você não tem garantias de nada. Depende de como inicia, de como conduz, dos primeiros passos para aumentar a confiança e a credibilidade em cima de um trabalho – acrescentou.

Mano se mostra desconfortável ao falar sobre o assunto e prefere não comentá-lo tanto para evitar aparentar que esteja se oferecendo ao cargo. A CBF promete anunciar o novo treinador até domingo. Dia 10 de agosto, a seleção brasileira enfrenta os Estados Unidos, em Nova Jérsei.

- Nós temos muito respeito por essas possibilidades, mas também é preciso se proteger um pouco para não parecer que está se oferecendo para assumir o cargo. Treinador não se oferece. Treinador é convidado e decide se aceita ou não – completou.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Fifa aprova uso de novos assistentes e deixa tecnologia para depois

Encontro FIFA e International Board sobre árbitros 
Dirigentes posam juntos após encontro da Fifa no 
País de Gales 
 
A subcomissão técnica da International Board da Fifa, em reunião extraordinária nesta quarta-feira em Cardiff, no País de Gales, aprovou a solicitação de associações e confederações para utilizarem assistentes adicionais atrás dos gols em competições oficiais nas temporadas 2010/11 e 2011/12. Alguns torneios brasileiros, entre eles o Campeonato Carioca de 2011, passarão a adotar a mudança. No entanto, o uso da tecnologia para determinar se uma bola passou, ou não, a linha da baliza será discutido no encontro marcado para outubro.

Para aceitar a experiência de incluir os assistentes, a International Board determinou quatro critérios básicos: utilização em ligas profissionais de clubes; conclusão do teste a tempo para que seja tomada uma decisão definitiva em 2012; os custos adicionais devem ser da confederação, associação ou liga em questão; obrigatoriedade de utilização em todas as partidas da competição.
De acordo com essas exigências, a entidade aprovou as solicitações das seguintes competições, desde que seguindo os critérios:
- Confederação Brasileira de Futebol: Campeonato Carioca de 2011 e Campeonato Baiano Feminino de 2010, além das Federações Paulista, Baiana e Pernambucana, que ainda não determinaram em quais competições o experimento será efetuado.
- Uefa: Liga dos Campeões 2010/11 e 2011/12, Liga Europa 2010/11 e 2011/12 e Supercopa da Uefa 2010 e 2011.

- Federação Francesa de Futebol: Copa da Liga 2010/11
- Federação Mexicana de Futebol: Torneio Clausura 2010, Torneio Apertura 2011 e Torneio Clausura 2012.

- Confederação Asiática de Futebol: Copa do Presidente da AFC 2010 (de 24 a 26 de setembro).

Fonte:Globo.com
Marivaldo Lima

Nome do técnico da Seleção deve ser conhecido nesta sexta, diz CBF


A torcida do Brasil não precisará esperar muito mais para saber quem será o substituto de Dunga. A CBF informou que o nome do novo técnico da Seleção deve ser anunciado entre esta sexta-feira e a próxima segunda-feira. Seu primeiro compromisso será o amistoso contra os Estados Unidos, dia 10 de agosto, na cidade de Nova Jérsei.

- O anúncio deve ser na sexta e, se tudo der certo, na segunda será o pacote todo: apresentação do treinador e convocação para o amistoso - disse Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF, garantindo que o presidente Ricardo Teixeira ainda não acertou com qualquer profissional.

Desde que a saída de Dunga foi confirmada, logo após a eliminação da Seleção Brasileira nas quartas de final da Copa do Mundo, alguns nomes vêm sendo especulados. Um dos principais é Luiz Felipe Scolari, que recentemente assumiu o Palmeiras. Também na linha de frente estão Mano Menezes, do Corinthians, e Muricy Ramalho, do Fluminense. Ricardo Gomes, do São Paulo, Abel Braga e Leonardo são alguns que correm por fora.

Ricardo Teixeira está em São Paulo para uma reunião sobre o estádio da cidade-sede na Copa de 2014. O dirigente encontrou-se com o governador Alberto Goldman, com o prefeito Gilberto Kassab e com o secretário de planejamento e presidente do comitê paulista Francisco Luna.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Pierre elogia estilo de Felipão, mas faz alerta: 'É hora de correr atrás'

Pierre no treino do Palmeiras 
Pierre brinca com a bola durante treino do Verdão

 
A chegada de Luiz Felipe Scolari ao Palmeiras deu um gás no elenco alviverde. Pelo menos é o que costuma dizer a maioria dos jogadores quando o assunto é o treinador. Agora, segundo Pierre, é hora de o elenco mostrar serviço dentro de campo. Afinal, após nove rodadas, o Verdão aparece é apenas o 11º do Brasileirão.

- Minha motivação está em alta, os jogadores estão felizes com a chegada do Felipão. O que precisamos buscar agora é uma boa sequência de vitórias. Os times que estão na frente já se distanciaram um pouco, então é hora de correr atrás – falou o volante, durante evento de lançamento da nova camisa alviverde.

No retorno do Campeonato Brasileiro depois da Copa do Mundo, o Verdão venceu o Santos por 2 a 1, no Pacaembu, mas perdeu do Avaí por 4 a 2, em Florianópolis.
Felipão estreou oficialmente no duelo no sul do país. Agora, ele estreará em casa nesta quinta-feira, no duelo do Palmeiras com o Botafogo, no Pacaembu, às 21h. A proximidade com o técnico agrada bastante o volante Pierre.

O Felipão me agrada bastante, porque ele é rígido, procura extrair o máximo de cada atleta. Mas ao mesmo tempo é um paizão"
Pierre
- O Felipão me agrada bastante, porque ele é rígido, procura extrair o máximo de cada atleta. Mas ao mesmo tempo é um paizão. Espero corresponder e atender a tudo que ele vem pedindo – comentou Pierre.
Ainda segundo o volante, o torcedor que for ao Pacaembu na quinta-feira vai ver um Verdão ainda mais motivado. Por isso, ele espera o apoio.

- Sabemos da grandeza do Palmeiras, é um clube que vive de títulos. Mas a torcida tem de estar do nosso lado, como sempre esteve nos últimos jogos. Contra o Botafogo, eles verão um time aguerrido e buscando a vitória a todo o momento. Por isso sei que vão nos apoiar – finalizou o meio campista.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Rodrigão aprova o Orfeo nas finais da Liga Mundial: ‘Vai ser bom jogar aqui’

vôlei Rodrigão seleção brasileira brasil 

Rodrigão treina com a seleção no Orfeo Superdomo
 
O Brasil esteve no palco que vai abrigar sua disputa pelo nono título da Liga Mundial. Na noite desta terça-feira, a equipe do técnico Bernardinho entrou no ginásio Orfeo Superdomo, em Córdoba, na Argentina, com um jeito ressabiado. Os jogadores pareciam olhar atentos para as milhares de cadeiras laranjas, que contrastam com o fundo negro. Confirmaram ali, naquele momento, que cerca de 10 mil pessoas cabem no local de fachada quase cor de rosa. Mas, aos poucos, foram se acostumando. E no final, deram o veredicto: aprovado.

- A torcida deve comparecer em peso, né? Bom, vai ser muito bom jogar aqui – comentou o meio de rede Rodrigão, sentado em uma cadeira verde colocada na área dedicada à comissão técnica.
O ponteiro Dante gostou do teto. Ponderou que não é dos melhores ginásios que já jogou na carreira, mas que o preto da cobertura situa bem os atacantes.
- As referências são boas. Quem perder não vai poder culpar o ginásio - garantiu o jogador.

O Brasil, que busca o nono título da Liga Mundial, estreia na fase final nesta quarta-feira, às 21h (de Brasília), contra a Argentina. No dia seguinte, o adversário será a seleção da Sérvia. No sábado, serão disputadas as semifinais, com a decisão marcada para o domingo.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

No dia do amigo, Dante encontra ex-colega do Dínamo de Moscou

zalez no ginásio da Liga Mundial

Dante líbero Gonzalez Liga Mundial vôlei 
Dante e o amigo González na cidade de Córdoba

 O encontro não estava programado, mas Dante sabia que iria acontecer em algum momento das finais da Liga Mundial, em Córdoba, na Argentina. Só não esperava, no entanto, que seria no dia mais propício: o dia do amigo. Nesta terça-feira, quando deixava o ginásio Orfeu Superdomo, o ponteiro esbarrou com o líbero argentino Gonzalez, seu ex-companheiro no Dínamo de Moscou.
- Esse aqui é meu melhor amigo. Sabe qual é o nome dele? Garoto – brincou o brasileiro, levando o amigo às gargalhadas.
Dante e Gonzalez se conheceram na Rússia, quando jogaram no Dínamo de Moscou. O ponteiro conta que os dois sempre estavam juntos. Quando não saíam para jantar, iam na casa um do outro. Há pouco tempo, o argentino se transferiu para a França, mas a amizade permanece.

- É um garoto espetacular. Diferentemente do que acontece com outros jogadores, não perdemos contatos. Esse aí é para sempre.
O Brasil, que busca o nono título da Liga Mundial, estreia na fase final nesta quarta-feira, às 21h (de Brasília), contra a Argentina. No dia seguinte, o adversário será a seleção da Sérvia. No sábado, serão disputadas as semifinais, com a decisão marcada para o domingo.

Fonte:Globo.com
Marivaldo Lima

Opostas brilham, e seleção brasileira vence amistoso contra a Alemanha

Os olhares da torcida mineira não saíram da saída de rede brasileira nesta terça-feira. Na reta final da preparação para o Grand Prix, Sheilla e Natália deram a certeza a José Roberto Guimarães de que a posição de oposta está muito bem representada na seleção. As duas jogadoras brilharam em quadra e ajudaram o Brasil a vencer o primeiro amistoso contra a Alemanha por 3 sets a 1, parciais de 25/21, 18/25, 25/15 e 25/18, no ginásio do Minas Tênis Club

vôlei brasil alemanha amistoso 
Seleção vence primeiro amistoso contra a Alemanha em Belo Horizonte 
 
- O time jogou bem. Bobeamos no segundo set, quando erramos muito e não conseguimos neutralizar o saque da Alemanha. Mas foi um bom jogo. Estamos no caminho certo - disse Sheilla.
Apesar da boa atuação das opostas, o primeiro ponto do jogo foi de uma ponteira. Mari mostrou que, apesar da descendência alemã, não iria facilitar a vida das compatriotas de seus avós e bloqueou Kozuch na saída de rede para abrir o placar para o Brasil. Em seguida, Beier deu sorte ao acertar um saque, que tocou na rede, e quebrou a defesa das donas da casa.

Os dois primeiros lances da partida já mostraram como seria o primeiro set. O jogo seguiu equilibrado até o 12° ponto brasileiro, quando Jaqueline e Thaísa assumiram o comando ofensivo da seleção. No entanto, os números finais da parcial mostraram a igualdade – 12 ataques e 7 pontos nos erros dos adversários para cada equipe. Foi somente em uma bola salva por Fabiana no fundo de quadra, que culminou com o ataque certeiro de Mari, que o Brasil abriu 20 a 15 no marcador, para fechar na sequência, em 25 a 21.

 Na volta à quadra, a seleção sofreu um apagão no ginásio mineiro. Teve ace de Weiss, Fabi deixando bola cair por desatenção, muitos erros de levantamento. Resultado: Alemanha 7 a 1 no início do segundo set. O placar pedia mudanças e Zé Roberto atendeu. Destaque da Superliga com o campeão Osasco, Natália entrou no jogo e acendeu a equipe em quadra. A oposta foi responsável pela maioria dos pontos de ataque do Brasil na parcial, levando o time a diminuir a diferença para três pontos.
No entanto, Dani Lins continuava a errar na distribuição das bolas, forçando com Natália na saída de rede e atrasando Jaqueline na entrada. Com a parte ofensiva da seleção em mau momento, a defensiva também falhava, apresentando buracos na quadra por posicionamentos errados. Enquanto isso, do outro lado, Kozuch voou e aproveitou as falhas das adversárias para fechar o set em 25 a 18.
Sheilla volta e brilha no terceiro set

vôlei sheilla brasil alemanha amistoso 
Sheilla voa para sacar 
 
A derrota provocou mais uma mudança no time. Zé Roberto tirou Natália e voltou com Sheilla à quadra. Com a saída de rede sendo novamente a bola de segurança de Dani Lins, a oposta brilhou no terceiro set, assumindo a responsabilidade pela maioria dos 13 ataques brasileiros na parcial.

Já as alemãs pararam em suas excessivas falhas no saque, que deram sete pontos em erros para as adversárias. Do outro lado, o Brasil, que ainda pecou na recepção, com destaque para Mari, melhorou no saque e perdeu apenas um. Sheilla abriu uma sequência de pontos para a seleção, mas mandou a bola na rede no ponto que definiria a parcial. Apesar disso, compensou com uma largada entre as europeias e finalizou em 25 a 15.

Já o quarto set foi ainda mais tranquilo para o Brasil. Mesmo com os erros de recepção ainda acontecendo, a equipe soube ditar o ritmo de jogo com Natália voltando à quadra e voando na saída de rede. A torcida, que foi criticada por Zé Roberto e Mari no fim do jogo por pedir a entrada de Fabíola no lugar de Dani Lins e gritar para as alemãs sacarem na ponteira, se animou com a possibilidade da entrada de Paula Pequeno, quando a seleção já tinha sete pontos de vantagem. Porém, a jogadora, que voltou ao país após temporada na Rússia, não precisou ser utilizada na partida. Com um ataque de Mari, as donas da casa selaram a vitória por 3 sets a 1. As duas equipes voltam a se enfrentar nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), em Belo Horizonte.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Estou me sentindo como uma criança com um amigo novo', diz Nenê

Nenê voltou à infância para poder descrever a sensação de treinar novamente com a Seleção depois de se ausentar por três anos. Olha para o alto, abre um sorriso e diz: "Estou me sentindo como uma criança com um amigo novo". Embora muitos ali sejam velhos conhecidos, o reencontro é sempre difícil. Ao longo das últimas temporadas, problemas contratuais, de saúde e lesões constantes deixaram o pivô longe da equipe. Sua última participação foi no Pré-Olímpico de Las Vegas, em 2007.  No início do ano, depois de uma visita de Rubén Magnano, o pivô do Denver Nuggets resolveu atender ao chamado do treinador e não quer decepcioná-lo.

basquete brasil nenê 
Nenê durante o primeiro treino da Seleção que se prepara visando ao Mundial (Foto: Sergio Pinto / CBB)
- Estou ansioso com essa volta. Passado é passado. Tudo o que aconteceu na minha vida teve uma razão, mas eu sempre quis representar bem o meu país. Não gosto de ficar falando, fazendo propaganda de mim. O que posso dizer é que vou entrar para tentar fazer o meu melhor. Mas acho que o pessoal tem que tomar um pouquinho de cuidado  lá no Mundial, que vai ser o meu primeiro. É só ver uns vídeos que estão na internet - sorri. 

Nenê, que em abril sofreu uma uma hiperextensão no joelho esquerdo, sabe que a experiência dos jogadores selecionados, aliada ao conhecimento de Magnano pode surpreender os adversários na Turquia.
- Eles não vão esperar pelo Brasil do passado, mas pelo Brasil que tem cinco jogadores de NBA e os jogadores experientes que atuam ou atuaram na Europa. A equipe que tem um treinador campeão olímpico.
Nenê só não conseguiu esconder a surpresa com o pedido de dispensa de Valtinho. Em 2007, o pivô fez campanha para que o armador voltasse a defender a Seleção. No retorno, ele conquistou a medalha de ouro no Pan do Rio. Às vésperas do início do treinamento no Rio, Valtinho alegou que não estaria 100% com a cabeça no trabalho já que queria ficar mais perto do filho pequeno.

- Fiquei surpreso. Valtinho estava sendo destaque, um dos melhores armadores no Brasil. A decisão dele me pegou de calça curta. Mas vai ser a oportunidade para o Raulzinho. Perdemos um armador experiente e ganhamos um jovem no grupo.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

supostas novas camisas do Vasco circulam na internet

Modelos dos uniformes 1 e 2 serão lançados na semana que vem


novo uniforme do vasco estilo anos 70 
 
O Vasco lançará na próxima semana seus novos uniformes, mas fotos dos supostos modelos já estão circulando na internet. No detalhe, a frase 'O Vasco é o time da virada' estampada na parte da frente da camisa, no lado inferior esquerdo (Foto: Reprodução Internet)
 
novo uniforme do vasco estilo anos 70 
 
Esses modelos das camisas divulgados na internet têm como inspiração o estilo usado na década de 70, inclusive na conquista do campeonato carioca de 1977 (Foto: Reprodução Internet)
 
Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima
 

Brasileira conquista o ouro no arremesso de peso no Mundial Júnior

Geisa Arcanjo medalha de ouro arremesso de peso Mundial 
Junior Moncton Canadá 
Geisa Arcanjo no arremesso que lhe garantiu o
ouro no Mundial Junior
 
 
A brasileira Geisa Arcanjo, de 18 anos, conquistou nesta quarta-feira a medalha de ouro do arremesso de peso no Mundial Júnior de Atletismo, que está sendo disputado na cidade canadense de Moncton. Geisa, que conquistou o ouro com a marca de 17m02, ficou muito emocionada, e parecia não acreditar com o título conquistado.
 
- Não acredito no que fiz - disse a atleta, que já pensa nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, ano que vem.
Além da brasileira, subiram ao pódio as chinesas Qianqian Meng e Shuang Cui, prata e bronze com as marcas de 16m94 e 16m13, respectivamente.

Esta foi a primeira medalha de ouro do Brasil em um Mundial Júnior de atletismo desde 1994, em Lisboa, quando Clodoaldo da Silva venceu os 20 km de corrida de rua, prova que atualmente não é disputada.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

terça-feira, 20 de julho de 2010

Andressa, Brasil, jogo Nova Zelândia FIFA Sub 20  
Brasil vence por 4 a 1, mas fica fora
do Mundial 
 
A Seleção Brasileira sub-20 está fora do Mundial feminino da categoria, na Alemanha. Mesmo vencendo a Nova Zelândia por 4 a 1, nesta terça-feira, em Dresden, o time comandado por Marcos Gaspar não conseguiu garantir a vaga para as quartas de final do torneio. Dependendo de algumas combinações para avançar de fase, o Brasil precisava vencer e torcer por uma derrota da Suécia para a Coreia do Norte. Porém, as suecas bateram as norte-coreanas por 3 a 2.
Com o resultado, o Brasil terminou em terceiro no Grupo B, com quatro pontos. A Suécia ficou em primeiro com sete, seguida da Coreia do Norte com seis. A Nova Zelândia ficou na última posição com nenhum ponto.
Ludimila abriu o placar para as brasileiras aos 25 minutos da etapa inicial. No segundo tempo, Leah fez mais um, aos 14. Débora marcou aos 41 e 44 minutos. White descontou para a Nova Zelândia.

Comemoração Ludmila Brasil jogo Nova Zelândia Fifa Sub 20 
Ludmila (20) comemora o primeiro gol do Brasil contra a Nova Zelândia
 
Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima

Tricolor pode emprestar Carlinhos Paraíba e Sergio Mota ao Atlético-GO

carlinhos paraíba 
Carlinhos Paraíba não agradou no São Paulo

Os meias Carlinhos Paraíba e Sergio Mota podem deixar o São Paulo nos próximos dias. Sem espaço com o técnico Ricardo Gomes, ambos podem defender o Atlético-GO, lanterna do Campeonato Brasileiro, até o fim de 2010. As conversas já começaram e poderão ter um desfecho até o fim desta semana.

Carlinhos Paraíba foi um dos reforços contratados para a temporada, mas até agora não justificou sua contratação. Foi utilizado em apenas seis partidas até agora. Ele chegou a ser incluído na negociação com o Goiás que trouxe Fernandão para o Morumbi, mas acabou voltando porque os médicos do time esmeraldino detectaram uma lesão no seu tornozelo direito que necessitava de uma cirurgia.

O Guarani também mostrou interesse no jogador, mas o negócio esbarrou no regulamento do Campeonato Brasileiro. A CBF determina que nenhum time pode emprestar mais de três atletas para um mesmo clube, e o Tricolor já cedeu Renan, Roger e Mazola para a equipe campineira.

Sergio Mota é uma das crias do CT de Cotia e destacou-se na Copa São Paulo de Juniores de 2007, quando o Tricolor foi vice-campeão. Levado ao time profissional por Muricy Ramalho, disputou apenas sete partidas desde então. A meta é deixar o atleta rodar um pouco para que ele possa retornar mais experiente e ser utilizado na equipe profissional.

Fonte: Globo.com
Marivaldo Lima